Investigação confirma que o azeite protege contra o cancro da mama

-

Quatro colheres de sopa de azeite virgem extra por dia são suficientes para reduzir em 68% o risco de se sofrer cancro da mama. É o que conclui uma investigação científica feita em Espanha.

Os resultados deste estudo intitulado “Predimed”, que arrancou em 2003 com 7447 participantes, foram agora apresentados em Madrid e são divulgados pelo jornal El Mundo.

“As mulheres que consomem quatro colheres de sopa de azeite virgem extra por dia reduzem em quase dois terços o risco de virem a desenvolver cancro da mama”, é o que se conclui da pesquisa, conforme aponta o diário.

O “Predimed” é o maior estudo já feito em Espanha em torno dos benefícios da dieta mediterrânica. Desde 2013, os investigadores têm vindo a divulgar as conclusões retiradas e agora apresentam em concreto as considerações sobre o consumo de azeite.

Entre os participantes da investigação, 4282 eram mulheres que, durante 10 anos, receberam um litro de azeite virgem extra todas as semanas.

“A indicação foi que não usassem nenhum outro tipo de azeite em casa, nem manteiga, nem de girassol, nem para cozinhar, nem em cru”, explica o líder do estudo, Miguel Ángel Martínez, professor catedrático da Universidade de Navarra, segundo citação do El Mundo.

Estas mulheres foram divididas em três grupos com características idênticas, mantendo um grupo uma dieta mediterrânica rica em azeite virgem extra (50 gramas por dia), outro uma dieta mediterrânica rica em frutos secos (30 gramas diários de nozes e amêndoas ou avelãs) e o último uma dieta baixa em gorduras.

Em todas as mulheres registaram-se apenas 35 casos de cancro da mama em 5 anos de investigação – segundo as estatísticas, 1 em 8 deveriam ter desenvolvido a doença.

Nas que consumiram azeite virgem extra verificou-se uma redução do risco de cancro da mama de 68%.

O consumo de frutos secos também motivou uma protecção contra a doença, mas de modo menos significativo.

Miguel Ángel Martínez explica ao El Mundo que o azeite possui polifenóis que têm capacidade para travar a progressão do cancro.

O investigador considera, assim, que seria interessante avaliar o efeito do azeite em pacientes já diagnosticados com tumores cancerígenos.

Ele aconselha também todos os pacientes de cancro, e toda a gente em geral, a incluírem o azeite na sua dieta, mas sempre de forma moderada.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Veneno de cascavel pode ser o segredo para novo analgésico poderoso

Um composto do veneno da cascavel sul-americana pode ser usado para criar um analgésico poderoso. Os testes feitos em animais foram um sucesso. A crotoxina pode ser encontrada no veneno da cascavel sul-americana, Crotalus durissus terrificus, …

O falecido George Solitário, última tartaruga da sua espécie, pode ter parentes vivos

Uma expedição científica encontrou, em Galápagos, uma tartaruga com uma alta carga genética da espécie a que pertenceu o famoso George Solitário. Em 2012, uma tartaruga gigante, conhecida como George Solitário, faleceu com 100 anos. A …

Vídeo de criança vítima de bullying gera onda de apoio global

Internautas de todo o mundo, inclusive celebridades, uniram-se para dar apoio ao menino australiano, de nove anos, que sofre de bullying por causa da sua aparência. De acordo com a BBC, Yarraka Bayles partilhou o vídeo …

Descoberta nova quasipartícula: o π-ton

Foi descoberta uma nova quasipartícula no Instituto de Tecnologia de Viena. Os cientistas batizaram-na de π-ton, uma quasipartícula que contém dois eletrões e duas lacunas. Existem diferentes tipos de partículas. Um deles, as quasipartículas, são excitações …

É oficial. Friends está de volta para um episódio especial

As preces dos fãs foram finalmente ouvidas. O elenco de Friends vai reunir-se para um episódio especial exclusivo na HBO Max. Jennifer Aniston, Courteney Cox, Lisa Kudrow, Matt LeBlanc, Matthew Perry e David Schwimmer voltarão ao …

Dieta ocidental está a deixar as pessoas menos inteligentes

Uma dieta pouco saudável, à base de hambúrgueres e doces está literalmente a deixar as pessoas menos inteligentes apenas no espaço de uma semana. Esta foi a conclusão de um estudo de investigadores da Universidade …

Pedro Proença: Sociedade deve atuar no combate ao racismo

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) disse, esta sexta-feira, que a sociedade portuguesa deve atuar no combate ao racismo, violência, xenofobia e intolerância. A Liga vai lançar, durante este fim-de-semana, uma campanha com …

Na última década, Coreia do Norte gastou mais de meio milhão de dólares em cavalos russos

A Coreia do Norte gastou recentemente dezenas de milhares de dólares na aquisição de 12 cavalos provenientes da Rússia, de acordo com os dados alfandegários. A Coreia do Norte gastou quase meio milhão de dólares (584.302 …

O caranguejo "supervilão" do Canadá vai ser transformado em plástico biodegradável

Uma equipa de cientistas no Canadá desenvolveu um plano para transformar uma espécie invasora de crustáceo - conhecida como como caranguejo supervilão - em copos e talheres  de "plástico", usando as suas carapaças para criar …

Covid-19. Tripulante de navio japonês pode ser o primeiro português infetado

Um português que é tripulante do navio Princess Cruises, atracado no porto de Yokohama, no Japão, pode ter sido diagnosticado "positivo" com o novo coronavírus. Contactada pela agência Lusa, a diretora-geral de Saúde, Graça Freitas, afirma …