Investigação confirma que o azeite protege contra o cancro da mama

-

Quatro colheres de sopa de azeite virgem extra por dia são suficientes para reduzir em 68% o risco de se sofrer cancro da mama. É o que conclui uma investigação científica feita em Espanha.

Os resultados deste estudo intitulado “Predimed”, que arrancou em 2003 com 7447 participantes, foram agora apresentados em Madrid e são divulgados pelo jornal El Mundo.

“As mulheres que consomem quatro colheres de sopa de azeite virgem extra por dia reduzem em quase dois terços o risco de virem a desenvolver cancro da mama”, é o que se conclui da pesquisa, conforme aponta o diário.

O “Predimed” é o maior estudo já feito em Espanha em torno dos benefícios da dieta mediterrânica. Desde 2013, os investigadores têm vindo a divulgar as conclusões retiradas e agora apresentam em concreto as considerações sobre o consumo de azeite.

Entre os participantes da investigação, 4282 eram mulheres que, durante 10 anos, receberam um litro de azeite virgem extra todas as semanas.

“A indicação foi que não usassem nenhum outro tipo de azeite em casa, nem manteiga, nem de girassol, nem para cozinhar, nem em cru”, explica o líder do estudo, Miguel Ángel Martínez, professor catedrático da Universidade de Navarra, segundo citação do El Mundo.

Estas mulheres foram divididas em três grupos com características idênticas, mantendo um grupo uma dieta mediterrânica rica em azeite virgem extra (50 gramas por dia), outro uma dieta mediterrânica rica em frutos secos (30 gramas diários de nozes e amêndoas ou avelãs) e o último uma dieta baixa em gorduras.

Em todas as mulheres registaram-se apenas 35 casos de cancro da mama em 5 anos de investigação – segundo as estatísticas, 1 em 8 deveriam ter desenvolvido a doença.

Nas que consumiram azeite virgem extra verificou-se uma redução do risco de cancro da mama de 68%.

O consumo de frutos secos também motivou uma protecção contra a doença, mas de modo menos significativo.

Miguel Ángel Martínez explica ao El Mundo que o azeite possui polifenóis que têm capacidade para travar a progressão do cancro.

O investigador considera, assim, que seria interessante avaliar o efeito do azeite em pacientes já diagnosticados com tumores cancerígenos.

Ele aconselha também todos os pacientes de cancro, e toda a gente em geral, a incluírem o azeite na sua dieta, mas sempre de forma moderada.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Vibrações provocadas por "estrelamotos" permitem precisar a idade da Via Láctea

Os tremores estelares registados pelo telescópio espacial Kepler, da NASA, ajudaram a responder a um antigo enigma sobre a idade do "disco espesso" da Via Láctea. Uma equipa de cientistas, liderada por investigadores do Centro de …

Este casaco foi desenhado para nos ajudar a dormir em qualquer lado

A britânica Vollebak lançou um casaco, inspirado nos astronautas, que facilita a ideia de poder dormir, literalmente, em qualquer lado. A pensar em todas aquelas pessoas que gostam de fazer uma sesta ou outra, independentemente do …

DJ Juice WRLD morre aos 21 anos

A estrela do hip-hop norte-americano Juice WRLD faleceu este domingo (8), depois de sofrer convulsões no Aeroporto de Midway, em Chicago, avança o TMZ. O rapper tinha feito 21 anos a 2 de dezembro. De acordo …

"A Favorita" arrebata prémios do cinema europeu

O filme "A Favorita", do realizador grego Yorgos Lanthimos, arrecadou oito prémios da Academia de Cinema Europeu, numa cerimónia realizada em Berlim. "A Favorita" conquistou, entre outros, os prémios de Melhor Filme Europeu, Melhor Comédia, Realização …

Belenenses 1-1 Porto | "Dragão" escorrega e deixa fugir líder

O FC Porto não foi além de um empate na visita ao Jamor, ante o Belenenses. André Santos abriu as “hostilidades” e Alex Telles, na marcação de uma grande penalidade, fixou o resultado final. Com esta …

Caligrafia desleixada de Isabel I denuncia-a como a tradutora anónima de um livro romano

A rainha Isabel I de Inglaterra foi identificada como a tradutora anónima do livro "Anais" de Tácito. As idiossincrasias da sua caligrafia acabaram por ser fundamentais para a descoberta. Na análise a uma tradução de século …

Hashtags políticas como #MeToo tornam as pessoas menos propensas a acreditar em notícias

Tendem a passarem despercebidas, mas as hashtags são mais importantes do que julgamos. A questão que se impõe é: serão benéficas para a saúde democrática da Internet? Uma hashtag (#) é uma marca funcional, amplamente usada …

Sporting 1-0 Moreirense | "Leão" resolve à cabeçada

O Sporting regressou às vitórias na Liga NOS, embora não sem sentir algumas dificuldades, em especial no ataque. Os "leões" bateram o Moreirense por 1-0, numa partida em que remataram muito (28, máximo na Liga até …

Orçamento do Estado. "Sentido de voto do BE está completamente em aberto"

A coordenadora do BE afirmou, este domingo, que o sentido de voto do partido sobre o Orçamento do Estado para 2020 está "completamente em aberto", desejando que o Governo socialista atenda às reivindicações bloquistas. "Fizemos uma …

João Cotrim Figueiredo eleito presidente da Iniciativa Liberal com 96% dos votos

João Cotrim Figueiredo foi eleito, este domingo, presidente da Comissão Executiva da Iniciativa Liberal, uma candidatura única que recolheu 96% dos votos na III Convenção Nacional do partido. A III Convenção Nacional do partido decorre hoje …