Inventor de Tondela constrói bicicleta híbrida que atinge 80 km/h

Protótipo da bicicleta híbrida LUPA (foto: Luís Pacheco / OLX)

Protótipo da bicicleta híbrida LUPA (foto: Luís Pacheco / OLX)

Uma bicicleta híbrida que atinge 80 quilómetros por hora e tem autonomia para 100 quilómetros foi construída de raiz por Luís Pacheco, de Tondela, que quer despertar a curiosidade das pessoas para a mobilidade elétrica.

Em pequeno, inspirado pelo pai, que era “um grande inventor”, Luís Pacheco gostava de construir os seus brinquedos. O primeiro de que tem memória foi um comboio, teria “seis ou sete anos”.

Atualmente, com 39 anos, considera-se “um inventor e autodidata”, porque não tem formação específica em qualquer área.

“Não ter um curso superior foi uma opção minha, consciente, porque achei que conseguiria outro rendimento na vida partindo diretamente para a ação”, justificou à agência Lusa.

Luís Pacheco trabalha numa empresa que fabrica equipamentos industriais, onde é responsável de projeto, sobretudo no que respeita ao desenvolvimento de conceitos mecânicos.

Foi lá que teve a ideia de construir a bicicleta híbrida (elétrica e a pedal), que tem o nome de LUPA, numa altura em que “as pessoas não tinham ainda muita apetência para este tipo de veículo, nem pensavam a mobilidade elétrica como uma coisa efetiva nas suas vidas”, contou.

A LUPA, que tem um visual arrojado e funciona com duas baterias de lítio, demorou dois anos e quatro meses de horas livres e de fins de semana a ser construída. Ficou pronta em janeiro de 2011, mas só agora Luís Pacheco decidiu divulgá-la.

“O impacto não teria sido o mesmo. Agora as pessoas estão a interessar-se, mostram-se curiosas acerca da bicicleta, porque já estão muito mais predispostas a inteirar-se sobre o que se está a passar na área da mobilidade elétrica”, considerou.

Há dois meses, Luís Pacheco colocou-a à venda online, pela oferta mínima de 9.750 euros, “só para localizar as pessoas em termos de custo de produto”.

“Com uma produção continuada, a bicicleta tornar-se-ia muito mais acessível. Quanto maior for o número de unidades a produzir, teoricamente mais barato se torna o preço”, explicou.

Mas, para Luís Pacheco, a LUPA serve sobretudo para mostrar que se podem desenvolver muitos produtos nesta área, até porque haverá fundos comunitários disponíveis para este tipo de projetos.

“O que interessa é despertar consciências para a diferença. Pode não ser a minha bicicleta, pode ser outro produto qualquer, mas se eu conseguir orientar as pessoas para uma linha de pensamento diferente, já cumpri a minha missão”, sublinhou.

A LUPA pode atingir 80 quilómetros por hora, mas Luís Pacheco alertou que a legislação só permite 25 quilómetros por hora, tendo uma consola digital que permite programar a velocidade máxima. Com uma única carga, percorre mais de cem quilómetros por hora, demorando as duas baterias sete a oito horas a carregar.

“O público ideal para esta bicicleta, com este “design”, é jovem, que queira diferença e deslocar-se com estilo”, referiu.

Segundo Luís Pacheco, a LUPA foi “pensada de raiz para ser um meio de transporte efetivo” que, por exemplo, permita às pessoas chegarem ao trabalho sem terem de enfrentar engarrafamentos e sem estarem todas transpiradas por irem a pedalar.

Depois da LUPA, a cabeça de Luís Pacheco continua a fervilhar, com ideias como um triciclo protegido que possa ser usado em todas as estações do ano e tenha um espaço para levar as compras ou o computador, e um veículo destinado a pessoas com dificuldades motoras.

“As ideias são só limitadas ao orçamento e ao tempo disponível”, gracejou o inventor.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Pela primeira vez, os norte-americanos querem mais imigração - e não menos

Pela primeira vez, os norte-americanos querem ver aumentar a imigração no seu país, escreve o Business Insider citando uma sondagem da Gallup. De acordo com os números apresentados pelo jornal norte-americano, 34% dos cidadãos dos …

Porto 5-0 Belenenses | Segunda parte demolidora no Dragão

O FC Porto respondeu de forma categórica à vitória do Benfica sobre o Boavista por 3-1 na noite de sábado. Na recepção ao Belenenses, os “azuis-e-brancos” golearam por expressivos 5-0, com quatro golos a serem apontados …

Foi exposto o primeiro núcleo exoplanetário. Pode pertencer a gigante gasoso "planeta falhado"

Astrónomos da Universidade de Warwick descobriram o núcleo sobrevivente de um gigante gasoso em órbita de uma estrela distante, oferecendo uma visão sem precedentes do interior de um planeta. O núcleo, que é do mesmo tamanho …

As águas profundas provocam terramotos e tsunamis (e já se sabe como)

Uma nova investigação vincula diretamente o ciclo da água na Terra com a produtividade magmática e a atividade sísmica. A água (H2O) e outros elementos voláteis (como o CO2 e o enxofre) que circulam nas profundezas …

Cidade japonesa acaba de proibir a utilização de telemóveis enquanto se caminha

A cidade japonesa de Yamato acaba de aprovar uma proposta de lei que proíbe as pessoas de utilizarem telemóveis enquanto caminham. A cidade, localizada num subúrbio de Tóquio, entende que os telemóveis são um risco …

MIT apagou base de dados popular que ensinou IA a ser racista e sexista

O Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, viu-se obrigado apagar uma base de dados de treinamento de Inteligência Artifical (IA) depois de esta ensinar vários algoritmos a usar insultos racistas e sexistas. …

Escola Básica e fábrica de Paços de Ferreira encerradas, com nove casos positivos

A Escola Básica n.º 2 e a Fábrica de Lacados Abrelac, em Paços de Ferreira, Porto, foram encerradas após diagnosticados nove casos de covid-19 para “prevenção” e para “interromper as cadeias de transmissão”, disseram hoje …

Mais nove mortes e 328 casos confirmados em Portugal

Portugal regista hoje mais nove óbitos por covid-19, em relação a sábado, e mais 328 casos de infeção confirmados, dos quais 254 na região de Lisboa e Vale do Tejo, segundo os dados da Direção-Geral …

Cientistas criam miniatura de ondas de choque de supernovas (e quase desvendam um mistério)

Esta versão em miniatura das ondas de choque das supernovas pode ter ajudado os cientistas a chegar muito perto da resolução de um antigo mistério cósmico. Uma equipa de investigadores do Departamento de Energia do Centro …

Na Indonésia, são os recém-licenciados quem mais vai sofrer com o impacto económico da covid-19

A covid-19 continua a desacelerar a economia na Indonésia e pode causar graves impactos nos recém-licenciados que entram no mercado de trabalho pela primeira vez. Na Indonésia, o crescimento económico diminuiu para 2,97% durante o primeiro …