Detido jovem de 17 anos após “invasão” racista de debate online no Liceu Camões

A Polícia Judiciária deteve um jovem de 17 anos que terá invadido um debate online de estudantes da Escola Secundária de Camões, em Lisboa, com insultos racistas, sons a imitar macacos e a publicação de imagens nazis.

O episódio ocorreu em Fevereiro de 2021 durante um debate online, através da plataforma Zoom, da Associação de Estudantes da Escola Secundária de Camões que discutia “A Influência da escravatura e o racismo institucional”.

O jovem agora detido, após buscas domiciliárias feitas pela Unidade Nacional de Contraterrorismo da Polícia Judiciária (PJ), “partilhou o link da reunião em diversos canais e redes sociais, com o objectivo de, em articulação com outros utilizadores, perturbarem o referido debate”, onde os “participantes [eram] maioritariamente de raça negra“, aponta a força de autoridade em comunicado.

“Após o incitamento, diversos indivíduos entraram na reunião online e publicaram fotos e gifts com conteúdos racistas e nazis, incluindo cruzes suásticas, ao mesmo tempo que imitavam sons de macacos e proferiam expressões como “Nigger”, “Nigger go home”, “Go back to Africa”“, revela ainda a PJ.

A PJ também nota que o suspeito “partilha em diversas plataformas digitais propaganda neonazi” e “assume-se como defensor da “supremacia branca” e dos Movimentos internacionais, tal como o National Partisan Movement, através da propaganda que difunde”.

O jovem está indiciado pela prática dos crimes de discriminação e de incitamento ao ódio e à violência, aguardando para ser ouvido por um juiz para conhecer as medidas de coacção a que ficará sujeito.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.