/

“Nem no tempo da guerra”. Inundações já mataram 153 pessoas na Europa

Sascha Steinbach / EPA

Mau tempo causa destruição na Alemanha

O número de vítimas mortais na sequência das fortes chuvadas e inundações que estão a fustigar a parte da Europa Central aumentou para 133 na Alemanha, elevando para 153 o número de mortes na Europa.

“Segundo informações atualizadas, 90 pessoas perderam a vida durante a catástrofe” na região da Renânia-Palatinado, uma das mais afetadas, indicou hoje a polícia, em Koblens, citada pela AFP.

As autoridades admitem que possa haver mais mortos, uma vez que ainda há dezenas de pessoas desaparecidas nessas duas regiões, em especial numa localidade próxima de Colónia, onde um grande deslizamento de terras derrubou vários edifícios.

Este número soma-se às 43 mortes contabilizadas na Renânia do Norte-Vestefália, outra região alemã fortemente atingida pelas inundações, e às 20 mortes registadas na Bélgica, onde há outras 20 pessoas desaparecidas.

Segundo o Público, em Erftstadt, uma região de terra agrícola plana e de vilas encaixadas entre os rios Erft, Rotbach e Swist, algumas casas inundaram até ao telhado, e outras ficaram com a água à porta.

Por outro lado, alguns edifícios ruíram pela base, quando o terreno onde se erguiam cedeu, e outros desfizeram-se com o embate da enxurrada. Uma devastação desta magnitude “nem no tempo da guerra”, comparam os habitantes que ainda têm memória da década de 40 do século passado.

Em 48 horas, diz o Público, as chuvas torrenciais, de quase 150 litros por metro quadrado, rebentaram o caudal de todos os cursos de água da região, provocando cheias que só podem ser descritas como “catastróficas” pelo seu impacto.

Por todo o lado observam-se casas destruídas, campos e ruas alagados, árvores tombadas e arrancadas pela raiz, estradas colapsadas, crateras com mais de uma centena de metros de diâmetro abertas ao lado de instalações industriais.

Esta sexta-feira, a chuva parou, mas a água ainda está por todo o lado – tal como os sinais dos estragos que provocou. O momento é agora de tentar recuperar o que foi perdido.

Também na Bélgica o cenário foi devastador, embora numa proporção mais pequena. O Governo decretou que na próxima terça-feira será dia de luto nacional.

Além da Bélgica e da Alemanha, as chuvas diluvianas e as consequentes cheias causaram graves danos materiais na Holanda, no Luxemburgo e na Suíça.

ZAP // Lusa

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.