Intuição feminina devida a menos exposição à testosterona

dollen / Flickr

-

Um estudo em que participaram universidades espanholas e britânicas revelou que a chamada “intuição feminina” pode ter uma componente biológica relacionada com a menor exposição pré-natal das mulheres à testosterona no ventre materno.

Segundo esta investigação – que contou com a participação de investigadores da Universidade de Granada, da Universidade Pompeu Fabra, de Barcelona, e da Middlesex University, de Londres -, essa menor exposição predisporia as mulheres a adotar durante as suas vidas pensamentos “mais intuitivos e menos reflexivos” do que os homens.

De acordo com outros estudos, a exposição pré-natal à testosterona, uma hormona produzida em maior quantidade pelos homens, tem efeitos sobre a organização cerebral e determina, em certa medida, padrões e tendências de comportamento ao longo da vida dos indivíduos, incluindo os seres humanos.

Os homens recebem maior quantidade de testosterona pré-natal, algo que, segundo os cientistas, influencia a adoção de comportamentos mais arriscados e menos empáticos do que as mulheres.

O pensamento intuitivo pode-se definir como aquele que se processa de forma automática e inconsciente e que, portanto, requer pouco esforço cognitivo, enquanto o pensamento reflexivo requer uma análise consciente e maior esforço cognitivo.

Os autores do trabalho perguntaram-se se a exposição à testosterona também influi para que os homens sejam “menos intuitivos” e “mais reflexivos” do que as mulheres, realizando uma série de experiências com mais de 600 alunos da Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais da Universidade de Granada.

ugr.es

Antonio Manuel Espín

Antonio Manuel Espín

Os investigadores usaram nas análises um marcador de exposição pré-natal da testosterona, a chamada “relação digital”, que se obtém através da divisão do comprimento do dedo indicador e o comprimento do dedo anelar da mesma mão.

Quanto menor for esta relação, mais testosterona foi recebida antes de nascer e, portanto, mais “masculina e a organização cerebral, independente do sexo da pessoa.

Os homens têm uma relação digital média mais baixa do que as mulheres, apontou Antonio Manuel Espín, professor do departamento de Teoria e História Económica da Universidade de Granada e um dos autores deste artigo.

Os participantes do estudo responderam a uma série de questionários, entre eles o denominado teste de reflexão cognitiva (CRT, sigla em inglês), um teste que mede precisamente esta dicotomia entre a intuição e a reflexão.

Os investigadores digitalizaram as mãos dos participantes para medir o comprimento dos seus dedos e calcular a relação digital de ambas as mãos.

Os resultados assinalaram que os homens respondiam melhor ao CRT do que as mulheres, mas as que possuíam uma relação digital mais “masculina”, respondiam tão bem como os homens.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Ações de Isabel dos Santos arrestadas na NOS ascendem a 422 milhões

O Tribunal Central de Instrução Criminal arrestou em março 26,07% das ações da NOS, controladas indiretamente por Isabel dos Santos. No total, as ações ascendem a 422 milhões de euros. Segundo o Jornal Económico, a ZOPT, …

Vem aí uma Super Lua Rosa. É a maior de 2020

Na noite desta terça-feira, vai ser possível observar a maior e mais brilhante Lua cheia do ano de 2020. Chama-se "Super Lua Rosa". As superluas ocorrem quando a Lua está a 90% da sua abordagem mais …

Grávidas sem covid-19 voltam a ter acompanhantes no Hospital de Santa Maria

A suspensão, que decorria desde há 2 semanas no Hospital de Santa Maria, foi levantada "a pensar nos enormes benefícios para as grávidas nesse momento único", devido à "introdução de colheitas sistemáticas do novo coronavírus". As …

Miranda Sarmento acusa ministro da Economia de ter faltado à verdade

Joaquim Miranda Sarmento considera que o ministro da Economia "disse duas coisas que não são verdade" ao comentar as 18 propostas apresentadas pelo PSD esta segunda-feira. Em entrevista à Rádio Observador, Joaquim Miranda Sarmento, Presidente do …

Hospital da Cruz Vermelha acusa Francisco George de pôr em risco sobrevivência da unidade

Clínicos do Hospital da Cruz Vermelha Portuguesa (HCVP) acusam Francisco George de estar a colocar em risco "a sobrevivência clínica e económica" daquela unidade de saúde de Lisboa. Mais de 50 clínicos do Hospital da Cruz …

André Ventura acredita que será reeleito

A demissão do líder do Chega deverá ser feita oficialmente esta semana, mas André Ventura acredita que será reeleito com o apoio das distritais, das regionais e dos militantes. O líder da distrital do Porto apresentou …

Primeira linha de crédito de 400 milhões de euros para empresas já esgotou

A primeira linha de crédito criada pelo Governo para apoiar empresas, no âmbito da crise desencadeada pela pandemia de covid-19, já esgotou. De acordo com o semanário Expresso, já não estão a ser aceites candidaturas para …

Recém-nascidos vão poder ser registados pela Internet

O registo de recém-nascidos vai poder ser feito através da plataforma digital dos Serviços da Justiça, de modo a evitar as saídas de casa. Os balcões "Nascer Cidadãos", que garantiam o registo de bebés após o …

Quase 30% dos brasileiros diz não fazer isolamento social

Quase um terço dos brasileiros não faz isolamento social para evitar a proliferação do novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, segundo uma sondagem divulgada pelo Instituto Datafolha. De acordo com os inquéritos feitos pelo Instituto …

Sindicato dos magistrados do MP quer legislação para dispensa de autópsias

O Sindicato dos Magistrados do Ministério Público (SMMP) defende a criação de uma legislação temporária para a dispensa de autópsias médico-legais durante a pandemia de Covid-19. De acordo com o Observador, numa carta aberta enviada à …