Intuição feminina devida a menos exposição à testosterona

dollen / Flickr

-

Um estudo em que participaram universidades espanholas e britânicas revelou que a chamada “intuição feminina” pode ter uma componente biológica relacionada com a menor exposição pré-natal das mulheres à testosterona no ventre materno.

Segundo esta investigação – que contou com a participação de investigadores da Universidade de Granada, da Universidade Pompeu Fabra, de Barcelona, e da Middlesex University, de Londres -, essa menor exposição predisporia as mulheres a adotar durante as suas vidas pensamentos “mais intuitivos e menos reflexivos” do que os homens.

De acordo com outros estudos, a exposição pré-natal à testosterona, uma hormona produzida em maior quantidade pelos homens, tem efeitos sobre a organização cerebral e determina, em certa medida, padrões e tendências de comportamento ao longo da vida dos indivíduos, incluindo os seres humanos.

Os homens recebem maior quantidade de testosterona pré-natal, algo que, segundo os cientistas, influencia a adoção de comportamentos mais arriscados e menos empáticos do que as mulheres.

O pensamento intuitivo pode-se definir como aquele que se processa de forma automática e inconsciente e que, portanto, requer pouco esforço cognitivo, enquanto o pensamento reflexivo requer uma análise consciente e maior esforço cognitivo.

Os autores do trabalho perguntaram-se se a exposição à testosterona também influi para que os homens sejam “menos intuitivos” e “mais reflexivos” do que as mulheres, realizando uma série de experiências com mais de 600 alunos da Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais da Universidade de Granada.

ugr.es

Antonio Manuel Espín

Antonio Manuel Espín

Os investigadores usaram nas análises um marcador de exposição pré-natal da testosterona, a chamada “relação digital”, que se obtém através da divisão do comprimento do dedo indicador e o comprimento do dedo anelar da mesma mão.

Quanto menor for esta relação, mais testosterona foi recebida antes de nascer e, portanto, mais “masculina e a organização cerebral, independente do sexo da pessoa.

Os homens têm uma relação digital média mais baixa do que as mulheres, apontou Antonio Manuel Espín, professor do departamento de Teoria e História Económica da Universidade de Granada e um dos autores deste artigo.

Os participantes do estudo responderam a uma série de questionários, entre eles o denominado teste de reflexão cognitiva (CRT, sigla em inglês), um teste que mede precisamente esta dicotomia entre a intuição e a reflexão.

Os investigadores digitalizaram as mãos dos participantes para medir o comprimento dos seus dedos e calcular a relação digital de ambas as mãos.

Os resultados assinalaram que os homens respondiam melhor ao CRT do que as mulheres, mas as que possuíam uma relação digital mais “masculina”, respondiam tão bem como os homens.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Portugueses começam a votar nas Presidenciais este domingo. Há 246 mil inscritos

Os portugueses começam a votar já neste domingo, uma semana antes das eleições Presidenciais de 24 de janeiro, no chamado voto antecipado em mobilidade para que se inscreveram mais de 246 mil eleitores. As europeias e …

Maduro ofereceu oxigénio ao Amazonas (quando há venezuelanos a morrerem por falta dele)

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, ofereceu oxigénio hospitalar ao Estado do Amazonas, no Brasil, para ajudar a combater a falta deste gás devido ao elevado número de casos de covid-19. Uma generosidade que está …

Pior dia da pandemia. Portugal regista 10.947 infetados e 166 mortos em 24 horas

O boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS) revela que, este sábado, Portugal atingiu dois recordes num só dia. Portugal voltou a registar um novo máximo este sábado, no dia dois do novo confinamento. Nas últimas …

Vírus duplica incidência em Espanha. Já provocou quase 2.500 mortos em 2021

Nos primeiros 15 dias de 2021, o número de infeções por covid-19 duplicaram em Espanha, com mais 300 mil novos contágios e 2.477 mortes, segundo números das autoridades sanitárias. Espanha começou o ano de 2021 com …

Apoio do Governo para pagar conta da luz em Janeiro não passa dos 2,40 euros por família

O apoio extraordinário que o Governo vai dar às famílias portuguesas para o pagamento da conta da luz, neste mês de Janeiro, devido ao confinamento e às temperaturas anormalmente baixas, é modesto. A verba máxima …

Crónica ZAP - Nota Artística por Nuno Miguel Teixeira

Nota artística: um clássico que valia 14 pontos

https://soundcloud.com/nuno-teixeira-264830877/fc-porto-1-1-benfica-o-musical-1 Chegámos.   Chegámos ao grande jogo do campeonato. Desta vez aparece no calendário só a meio de Janeiro, mas cá está ele. O grande jogo. "Ai não! Há Sporting, há Boavista, há Braga!". O Sporting e o …

Armin Laschet sucede a Angela Merkel na liderança da CDU

Este sábado, Armin Laschet foi eleito líder do partido alemão União Democrata-Cristã (CDU), depois de Angela Merkel ter abandonado o cargo, em setembro. Armin Laschet, chefe do governo da Renânia do Norte-Vestfália, é o novo líder …

"Não há vagas". Ambulâncias fazem fila à porta dos hospitais (até parece Itália em Março)

Os engarrafamentos de ambulâncias à entrada das urgências dos Hospitais de Torres Vedras e de Santa Maria, em Lisboa, ilustram a gravidade do que está a acontecer no Serviço Nacional de Saúde (SNS) com o …

PSD prepara reforma do sistema político e quer "conquistar" PS

Até maio, o PSD vai lançar um processo de debate, interno e externo, para preparar uma série de reformas no sistema político, na Justiça e para a revisão constitucional. O PSD vai preparar um pacote de …

Arranca na Índia a "maior campanha de vacinação do mundo"

Começou este sábado, na Índia, aquela que é considerada a "maior campanha de vacinação do mundo" pelo Governo de Narendra Modi. Depois de ter registado 175 mortes e 15.158 novos casos nas últimas 24 horas, a …