“Porque disparei? Por 5 mil euros”: o interrogatório a um dos terroristas de Moscovo

11

Maxim Shipenkov/EPA

Mulher chora junto ao Crocus City Hall, após ataque terrorista em Moscovo

Jovem conta que ia receber 5 mil euros pelo ataque terrorista. Número de mortos vai subir muito. Kremlin continua a falar sobre a Ucrânia.

Foram detidas 11 pessoas, suspeitas de estarem envolvidas no ataque terrorista em Moscovo, na sexta-feira.

Quatro delas terão estado dentro da sala de espectáculos Crocus City Hall, tendo matado pelo menos 115 pessoas.

O interrogatório a um dos detidos já foi publicado pela jornalista Margarita Simonyan, ligada ao Kremlin.

Na publicação, o homem aparece rodeado por militares camuflados, diz que se chama Shamsiddin Faizullin e que nasceu em 1998.

Durante o interrogatório, o homem admite que matou pessoas no Crocus City Hall.

– Porquê?
Por dinheiro – responde o detido.

O homem explica que foi contactado pelo Telegram há cerca de um mês; mas não sabe o nome da pessoa que o contactou.

Prometeram que ele ia receber 5 mil euros pelo crime e já recebeu um adiantamento de 2.500 euros num cartão bancário.

Também lhe forneceram armas e indicaram o local onde iria decorrer o ataque terrorista. “Não importa quem íamos matar. Era quem estivesse lá. Era entrar e matar”, acrescentou.

O homem contou que veio da Turquia para a Rússia, onde estava a tratar de alguns documentos.

Na gravação, o homem – claramente a tremer e com medo de morrer – fala tadjique, a língua do Tajiquistão.

A autenticidade da gravação não foi confirmada, avisa o portal Meduza.

Vítimas e Ucrânia

O número de vítimas mortais (115, para já) vai aumentar muito, admitiu o governador da região de Moscovo, Andrei Vorobyov.

Muitas vítimas foram baleadas mas outras ficaram sufocadas pelo incêndio – o edifício ficou em chamas, levando ao desabamento do telhado, quando ainda estariam 200 pessoas lá dentro.

O Estado Islâmico já reivindicou o ataque mas o Serviço Federal de Segurança da Rússia continua a colocar a Ucrânia no esquema.

Os serviços do Kremlin revelaram que os criminosos tentaram fugir para a Ucrânia depois do crime. “Tinham contactos relevantes do lado ucraniano”, acrescentam.

Já tinha sido anunciado que a polícia interceptou um veículo em fuga na região de Briansk, a cerca de 340 quilómetros a sudoeste de Moscovo e no interior encontrou uma pistola, um carregador para uma arma de assalto e passaportes para o Tajiquistão.

Briansk fica a cerca de 2 horas de distância da fronteira com a Ucrânia.

ZAP //

11 Comments

  1. “Estranho”, a Esquerdalha nao tenta justificar este ato terrorista…, mas quando o Hamas ataca os Judeus a Esquerdalha justifica o ataque dizendo que, “a culpa e dos Judeus por terem invadido a Palestina…”, HIPOCTRITAS, em pleno Seculo XXI a justificarem o terrorismo!!!!!!, e agora nao dizem que o EI atacou a Russia, por esta ter invadido o Tajiquistao??? sera muito dificil compreenderem que as vitimas do terrorismo, independente de quem e o grupo terrorista, sao os civis desarmados??!!!!

    2
    4
  2. Realmente isto tudo parece muito suspeito e tem ar de ser orquestrado pela Ucrânia, afinal de contas porque iriam os terroristas fugir para a Ucrânia!! Ou a Ucrânia agora apoia terroristas!??

    1
    15
  3. MAs a ukranina esta a ser usada pela NAto apra a tacar a russia,,

    é muito diferente da palestina, que nao fazem mala aniguem e ha varios anos tem-lhes roubados as casas, terras e tudo o ke têm.. Esses roubos sao criminosos.. e atentados a vida humana.

    naos e trata de uma simples invasao,, veja os videos o ke os colonizadores isrealitas fazem aos palestininaos e as suas terras onde sempre viverma, os ameçam com armas e com morte se nao abandoanrem as terras e as suas casas,, SAO EGNOCIDAS E TERRORISTAS

    a russia invadio apra impedir o genocideo do povod e donbas ,,e tb para impedir a INVASAO DA natoe sua expnasao,, ja q deixaramd e cumprir o tratado q assianram sao MENTIROSOS:!

  4. Luis (o outro),
    Tenta escrever em português para ver se entendemos o que queres dizer.
    Só uma pequena nota caso não tenhas ainda reparado, quem esta a atacar outro pais soberano é a Rússia, não é a Ucrânia.
    Como podes escrever tanta mentira e demonstrar tanta falta de noção da realidade?
    Tens noção que já morreram centenas de milhares de pessoas por causa de um louco?

  5. Que lê um bocado e está dentro do assunto, sabe que o próprio Estado Islâmico tem uma armada parada e dormente na Ucrânia. Essa gente trabalha para as várias máfias, controla o tráfico de droga e de armas e a prostituição, e a própria Ucrânia é incapaz de lidar com tudo isso. Sabemos que até as autoridades locais estão envolvidas. Ucrânia é e sempre foi uma grande confusão, com máfia de muitos países a tentarem eliminar a concorrência, para controlar a zona desde a Bielorrússia até a Síria. Houve imensa história sobre as interações entre os serviços secretos e a máfia e a política. Ucrânia sempre foi assim descontrolada e nem conseguiram barrar a invasão do ISIS que mantêm lá células dormentes com milhares de militares.
    Não é por acaso que a UE está muito dividida e maioritariamente contra a entrada da Ucrânia na UE.

    2
    1

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.