/

Internet ilimitada chegou ao norte do Canadá (mas há um senão)

Internet ilimitada chegou a parte dos territórios do norte do Canadá, mas o serviço irregular e as taxas exorbitantes tornam o acesso um desafio para muitas pessoas.

Northwestel, o principal – e às vezes o único – provedor de serviços de Internet no Norte, começou a oferecer Internet ilimitada a comunidades selecionadas em 1 de dezembro. Os seus serviços serão oferecidos em Whitehorse e Carcross em Yukon; Yellowknife, Norman Wells, Fort Smith e Hay River nos Territórios do Noroeste; e Fort Nelson, Colúmbia Britânica.

De acordo com o Vice, o serviço está disponível como um complemento para clientes dos pacotes de Internet 50, 125 e 250 da Northwestel e custa 160, 200 e 250 dólares por mês, respetivamente. Por outro lado, 100 dólares por mês em Vancouver proporcionam Internet ilimitada duas ou até três vezes mais rápida.

Anteriormente, nenhum pacote ilimitado estava disponível e nenhum acesso ilimitado à Internet existia fora dessas comunidades nos territórios com a Northwestel.

Embora haja um trabalho em andamento para melhorar os serviços, a Internet no norte do Canadá é de qualidade notoriamente baixa e alto custo.

“É uma questão de direitos humanos”, disse Kristina Kraig, diretora executiva da Yukon Anti Poverty Coalition (YAPC), em declarações ao Vice.

O alto preço da Internet é uma barreira para as pessoas com baixos rendimentos que tentam aceder à programação do governo, listas de empregos e outros recursos, especialmente porque a pandemia significa que muitas fontes de acesso à comunidade estão fechadas ou limitadas. “Se não se tem acesso a estas coisas, é outra camada de exclusão”, explicou Kraig.

Andrew Anderson, porta-voz da Northwestel, disse que a empresa tem um plano de três anos para “estender o acesso à Internet de alta velocidade ilimitada a todas as comunidades nos Territórios de Yukon e Noroeste”, mas que o preço da Internet no Norte é “regulamentado pelo CRTC [Canadian Radio-television and Telecommunications Commission] para garantir que reflitam os custos da prestação do serviço e sejam justos e razoáveis”.

Nenhum dos territórios tem subsídio de baixa rendimento para Internet.

Notavelmente ausente dos novos pacotes de serviços ilimitados está Nunavut, que tem a Internet mais cara dos territórios. Em Iqaluit, 150GB com velocidade de download de 10 mbps custará 100 dólares por mês com a Northwestel, embora a empresa tenha restabelecido um aumento nos limites de dados até 31 de dezembro para ajudar Nunavut a combater um surto recente de covid-19.

A residente de Cambridge Bay, Nunavut, Sarah Jancke, de 28 anos, recebeu um aviso em agosto de que o seu provedor de internet, Xplornet, encerraria os serviços para várias comunidades do norte. A jovem escolheu a Bell, que oferece Internet através de um router sem fios e configuração de cartão SIM.

Jancke paga 129 dólares por mês por 100 GB. Há uma taxa adicional máxima de 50 dólares por mês. Quando atingem o limite, o serviço é encerrado. Jancke precisa de usar fontes de “backup” da Internet, para que possa evitar taxas excessivas e cortes de serviço quando têm um mês cheio de dados.

Para a jovem, Internet confiável e acessível seria importante para a sua jovem família e permitiria que brincasse mais com o seu filho e aproveitasse serviços de saúde online e oportunidades educacionais. Além disso, tem parentes que moram do outro lado de Nunavut e poder vê-los online é importante.

Jancke disse que tem sorte por poder pagar pela Internet, pois há muitas pessoas na sua comunidade que não podem.

“Acho que é um serviço muito importante para nós”, disse ela. “Não é fácil viver aqui… ter acesso à Internet tira-nos do pequeno e escuro canto do mundo em que vivemos.”

Maria Campos, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.