Internet ilimitada chegou ao norte do Canadá (mas há um senão)

Internet ilimitada chegou a parte dos territórios do norte do Canadá, mas o serviço irregular e as taxas exorbitantes tornam o acesso um desafio para muitas pessoas.

Northwestel, o principal – e às vezes o único – provedor de serviços de Internet no Norte, começou a oferecer Internet ilimitada a comunidades selecionadas em 1 de dezembro. Os seus serviços serão oferecidos em Whitehorse e Carcross em Yukon; Yellowknife, Norman Wells, Fort Smith e Hay River nos Territórios do Noroeste; e Fort Nelson, Colúmbia Britânica.

De acordo com o Vice, o serviço está disponível como um complemento para clientes dos pacotes de Internet 50, 125 e 250 da Northwestel e custa 160, 200 e 250 dólares por mês, respetivamente. Por outro lado, 100 dólares por mês em Vancouver proporcionam Internet ilimitada duas ou até três vezes mais rápida.

Anteriormente, nenhum pacote ilimitado estava disponível e nenhum acesso ilimitado à Internet existia fora dessas comunidades nos territórios com a Northwestel.

Embora haja um trabalho em andamento para melhorar os serviços, a Internet no norte do Canadá é de qualidade notoriamente baixa e alto custo.

“É uma questão de direitos humanos”, disse Kristina Kraig, diretora executiva da Yukon Anti Poverty Coalition (YAPC), em declarações ao Vice.

O alto preço da Internet é uma barreira para as pessoas com baixos rendimentos que tentam aceder à programação do governo, listas de empregos e outros recursos, especialmente porque a pandemia significa que muitas fontes de acesso à comunidade estão fechadas ou limitadas. “Se não se tem acesso a estas coisas, é outra camada de exclusão”, explicou Kraig.

Andrew Anderson, porta-voz da Northwestel, disse que a empresa tem um plano de três anos para “estender o acesso à Internet de alta velocidade ilimitada a todas as comunidades nos Territórios de Yukon e Noroeste”, mas que o preço da Internet no Norte é “regulamentado pelo CRTC [Canadian Radio-television and Telecommunications Commission] para garantir que reflitam os custos da prestação do serviço e sejam justos e razoáveis”.

Nenhum dos territórios tem subsídio de baixa rendimento para Internet.

Notavelmente ausente dos novos pacotes de serviços ilimitados está Nunavut, que tem a Internet mais cara dos territórios. Em Iqaluit, 150GB com velocidade de download de 10 mbps custará 100 dólares por mês com a Northwestel, embora a empresa tenha restabelecido um aumento nos limites de dados até 31 de dezembro para ajudar Nunavut a combater um surto recente de covid-19.

A residente de Cambridge Bay, Nunavut, Sarah Jancke, de 28 anos, recebeu um aviso em agosto de que o seu provedor de internet, Xplornet, encerraria os serviços para várias comunidades do norte. A jovem escolheu a Bell, que oferece Internet através de um router sem fios e configuração de cartão SIM.

Jancke paga 129 dólares por mês por 100 GB. Há uma taxa adicional máxima de 50 dólares por mês. Quando atingem o limite, o serviço é encerrado. Jancke precisa de usar fontes de “backup” da Internet, para que possa evitar taxas excessivas e cortes de serviço quando têm um mês cheio de dados.

Para a jovem, Internet confiável e acessível seria importante para a sua jovem família e permitiria que brincasse mais com o seu filho e aproveitasse serviços de saúde online e oportunidades educacionais. Além disso, tem parentes que moram do outro lado de Nunavut e poder vê-los online é importante.

Jancke disse que tem sorte por poder pagar pela Internet, pois há muitas pessoas na sua comunidade que não podem.

“Acho que é um serviço muito importante para nós”, disse ela. “Não é fácil viver aqui… ter acesso à Internet tira-nos do pequeno e escuro canto do mundo em que vivemos.”

Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Rio acusa Cabrita de "mentir aos portugueses e no Parlamento" sobre festejos do Sporting

Rui Rio acusou o ministro da Administração Interna de "mentir aos portugueses e mentir no Parlamento" e justificou o motivo que levou o PSD a recorrer à figura da audição potestativa, a que os partidos …

Novo Banco não viu conflito de interesses na proposta sobre Imosteps

O Novo Banco defende que a proposta da Iberis para comprar a dívida da Imosteps, de Luís Filipe Vieira, não configurava conflito de interesses.  O Novo Banco defendeu, numa carta enviada ao Parlamento, que a proposta …

Restaurantes "expressamente proibidos" de guardar comprovativos de testes dos clientes

Os restaurantes dos concelhos em risco elevado e muito elevado, onde é necessário um teste negativo ou o certificado digital por parte dos clientes para poderem entrar, estão "expressamente proibidos" de guardar os comprovativos. A regra …

City pode ter de sacrificar Bernardo Silva para contratar Kane

O médio português poderá ter de ser "sacrificado" pelo Manchester City para financiar a contratação do avançado inglês ao Tottenham. Segundo o The Sun, para garantir a transferência de Harry Kane, o Manchester City terá de …

Não é só o BE, PCP e PAN que têm exigências. PS pressiona Leão com descida de IRS

As exigências para o próximo Orçamento do Estado (OE2022) não chegam apenas do Bloco de Esquerda, PCP e PAN. O PS também as tem e pressiona o ministro das Finanças por uma eventual mexida nos …

Alemanha não tem feito o suficiente para atingir metas do Acordo de Paris, diz Merkel

Chanceler alemã não está satisfeita com os esforços feitos pelo seu país ao longo das últimas décadas, defendendo que é preciso "acelerar o ritmo" para cumprir os objetivos estabelecidos pelo Acordo de Paris. Na tradicional conferência …

Soualiho Meité assina com o Benfica por cinco épocas

O médio francês, que representava o Torino, é o mais recente reforço do Benfica, tendo assinado contrato por cinco temporadas, até 2026, anunciou, esta sexta-feira, o clube das águias. "O Sport Lisboa e Benfica informa que …

Descoberta antiga estrada Romana no fundo da Lagoa de Veneza

Um novo estudo revela novas evidências da presença de uma antiga estrada Romana nas profundezas da Lagoa de Veneza, em Itália. De acordo com o site Science Alert, uma série de estruturas antigas foi descoberta nas …

Costa não vai ao Porto apresentar candidato. Tiago Barbosa Ribeiro desvaloriza (e acena com Santos Silva)

Tiago Barbosa Ribeiro vai apresentar a sua candidatura à Câmara Municipal do Porto no domingo, mas o secretário-geral do partido não vai estar presente. António Costa, secretário-geral do PS, escolheu Vila do Conde para a apresentação …

Incidência a subir nos mais idosos. Internados em UCI continuam a aumentar

A taxa de incidência de infeções por covid-19 acumulada a 14 dias é mais elevada entre a faixa etária dos 20 aos 29 anos, mas o maior aumento registou-se nas pessoas com mais de 80. Segundo …