Curados da covid-19 continuam com sintomas meses depois de terem contraído o vírus

(dr) Envato Elements

Um estudo da Universidade de Oxford indica que 64% dos pacientes hospitalizados com o novo coronavírus apresenta falta de ar 2 a 3 meses depois de serem infetados. E quase 40% tem sintomas de depressão.

Já se sabia que a covid-19 traz sintomas imediatos aos infetados, o que não se sabia é que o vírus também tem efeitos a longo prazo.

Um estudo da Universidade de Oxford mostra que muitos dos pacientes que são internados com o novo coronavírus continuam a ter sintomas da doença mesmo depois de realizarem um teste que teve resultado negativo. Esses sintomas passam por falta de ar ou cansaço, ansiedade e até mesmo depressão.

Numa pré-publicação divulgada este domingo, cientistas de Oxford detetaram ainda anomalias em vários órgãos e inflamações persistentes em curados da covid-19. Dois a três meses depois de receberam alta hospitalar, 64% dos pacientes que participaram no estudo sentiram falta de ar, e 55% disse ter sentido cansaço generalizado.

O estudo revela que indivíduos que foram hospitalizados devido à covid-19 também vêm aumentar a sua probabilidade de apresentarem sintomas de média ou grave ansiedade (de 10% para 35%) e de depressão (17% para 39%).

Os números mais problemáticos dizem respeito a anormalidades observadas em múltiplos órgãos. Mais de metade dos pacientes estudados (cerca de 60%) apresentou anomalias nos pulmões após a infeção, enquanto 29% mostraram problemas nos rins, 26% no coração e 10% no fígado. Os cientistas concluíram ainda que a infeção veio diminuir a tolerância de pacientes com covid-19 para a prática de exercício físico.

De acordo com a revista Sábado, na pesquisa foram inseridos 58 pacientes internados com covid-19, com idade média de 55 anos. Destes, 21 precisaram de ser internados nos cuidados intensivos devido à doença.

Já tinham sido conhecidos casos em que os sintomas da covid-19 continuam meses a persistir depois do diagnóstico, mas não existem estudos sobre os efeitos a longo prazo da doença que permitam quanto tempo estes podem estar presentes.

Em setembro foi conhecido o caso de Charlie Russel, de 27 anos, que havia sido infetado pelo novo coronavírus em março. Desde então, o jovem britânico teve sempre dores no peito, dores de cabeça constantes, falta de ar, tonturas e cansaço constante.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Morreu Vítor Oliveira. O "rei das subidas" tinha 67 anos

O treinador de futebol Vítor Oliveira morreu, neste sábado, durante uma caminhada. Tinha 67 anos de idade e terá sofrido um ataque cardíaco. Depois das mortes de Maradona e de Reinaldo Teles, chega a má notícia …

Governo vai mobilizar professores sem horário para combater pandemia

O Governo vai convocar professores sem horário para combater pandemia. A mobilização consta de um despacho publicado em Diário da República esta sexta-feira. De acordo com o Público, o Governo vai mobilizar os professores sem atividade …

Portugal regista 87 mortes e mais 4.868 novos casos. É o segundo pior dia em número de óbitos

Segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral de Saúde (DGS) deste sábado, há 4.868 novos casos de covid-19 em Portugal. Nas últimas 24 horas, registaram-se 87 mortes. Nas últimas 24 horas, Portugal registou 87 mortes e 4.868 …

Procura-se o 'Príncipe' que terá recebido luvas da Odebrecht através de amigo de Salgado

O Ministério Público (MP) está a tentar chegar à identidade do 'Príncipe', o nome de código de um cidadão português que terá recebido alegadas "luvas" pagas pela construtora brasileira Odebrecht através da conta de um …

Apoios a trabalhadores informais já foram pagos a 11 mil pessoas

A ministra Ana Mendes Godinho avançou que os apoios aos trabalhadores sem proteção social, como os informais, já foram pagos e abrangem 11 mil beneficiários. A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, …

O "mal" de Marcelo e o Mestre de Avis no segundo dia do Congresso do PCP

A intervenção de João Ferreira, o candidato presidencial do PCP, está a marcar, para já, o segundo dia do XXI congresso nacional do partido que começou, neste sábado, pouco depois das 9 da manhã, no …

O melhor golo da jornada na Liga dos Campeões é português

Um dos dois golos marcados por Bruno Fernandes foi eleito o melhor da jornada na Liga dos Campeões. Na vitória por 4-1 do Manchester United sobre o Basaksehir, o internacional português ainda abriu mão …

Aberto inquérito para investigar morte de Maradona (e há denúncias graves contra os que lhe eram próximos)

A justiça argentina abriu um inquérito para determinar se houve negligência na morte de Diego Maradona. Entretanto, um amigo do ex-futebolista acusa aqueles que o rodeavam de lhe darem cerveja para que não estivesse em …

Lukashenko diz que vai deixar o poder depois das reformas constitucionais

O Presidente da Bielorrússia afirmou, esta sexta-feira, que deixará de liderar o país depois da aprovação das reformas constitucionais, que propôs para acalmar os protestos que se sucedem desde as Presidenciais de agosto. "Não estou a …

Dinamarca vai desenterrar e incinerar cadáveres de milhões de martas

O Governo dinamarquês anunciou, esta sexta-feira, que está disposto a exumar e incinerar os cadáveres de milhões de martas enterradas à pressa, depois de terem sido sacrificadas. Milhões de martas foram mortas porque poderiam ser a …