Interior perdeu mais de uma centena de farmácias em seis anos

Em seis anos, Portugal perdeu 150 farmácias, três quartos das quais (112) no interior do país, revelam dados da Associação Nacional das Farmácias (ANF). 

Os números são avançados pelo Diário de Notícias, que dá conta que, entretanto, abriram 200 novas farmácias, que se concentram no litoral. Ou seja, o saldo global é positivo, mas o números de farmácias não é distribuído de igual forma pelas regiões do país.

O diário recorda que existem 680 unidades insolventes ou sob penhora – mais de um quinto do total – e que grande parte destes negócios em risco está nas zonas mais despovoadas do país. Portalegre tem quase 35% das suas farmácias ameaçadas, seguindo-se depois Santarém (30,6%) e Guarda (30,5%).

“Muitas destas localidades vivem praticamente isoladas de tudo e quem as liga, não apenas ao sistema de saúde mas também a outras coisas, é a farmácia. Quando perderem a farmácia vão ficar totalmente isoladas”, diz o presidente da ANF, Paulo Cleto Duarte, em declarações ao Diário de Notícias.

“Por muito importante que a minha farmácia seja para mim e para os meus clientes aqui em Lisboa, é muito menos importante o seu encerramento do que o de uma farmácia que feche em outras zonas do país”, sustenta. Não podemos tratar de forma igual o que é diferente. E estas farmácias são realmente diferentes”.

A ANF, que representa mais de 90% das farmácias comunitárias do país, apresentou na semana passada na Assembleia da República uma petição com 120 mil assinaturas para “salvar as farmácias” do país. O setor pretende um novo acordo com o Estado que trate as farmácias “diferentes” de forma diferente, pedindo ainda medidas que garantam a coesão territorial da rede.

No entender desta associação, as farmácias são como a última fronteira de serviços nas zonas com menos populações do país. A ANF teme mesmo que estes estabelecimentos possam ter em breve o mesmo destino que tiveram muitos balcões da banca ou dos CTT.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Autocarro do Benfica apedrejado. Casas de jogadores vandalizadas com ameaças

O autocarro benfiquista foi apedrejado após o jogo com o Tondela. Além disso, a casa de alguns jogadores foram grafitadas com ameaças, nomeadamente a de Pizzi. O autocarro do Benfica foi atacado após o empate frente …

Rio só está à espera de Marcelo. E não se compromete com o Orçamento

O presidente do PSD deu uma entrevista à TSF, na qual afirmou que só está à espera que Marcelo Rebelo de Sousa avance para anunciar o apoio do partido à sua recandidatura. Em entrevista à TSF, …

Contrariando as autoridades, Hong Kong assinala aniversário de Tiananmen. "Podem reprimir as nossas atividades mas não o nosso espírito"

Evocando razões de saúde pública devido à pandemia, as autoridades de Hong Kong proibiram a vigília de quinta-feira que visava assinalar o 31.º aniversário do massacre de Tiananmen. As aglomerações com mais de oito pessoas …

Governo pondera criar nova contribuição sobre a banca para financiar Segurança Social

O Governo de António Costa está a estudar a criação de uma contribuição adicional de solideriedade sobre o setor bancário para ajudar a financiar a Segurança Social e fazer face aos custos de resposta à …

Arqueólogos encontram rara ferramenta de caça com 300 mil anos

Arqueólogos encontraram uma ferramenta de madeira utilizada na caça há 300 mil anos. É muito raro encontrar artefactos paleolíticos feitos de madeira, realça o autor do estudo. Uma equipa de investigadores da Universidade de Tübingen e …

Twitter não descarta suspender conta de Donald Trump

Um alto responsável da plataforma digital Twitter não excluiu a suspensão da conta da Donald Trump caso o Presidente norte-americano prossiga a publicação de mensagens incendiárias que transgridam as regras daquela rede social. Com 81,7 milhões …

Patrões agradados com o plano do Governo. PSD diz que "é muito fraco"

Enquanto patrões e sindicalistas ficaram bastante satisfeitos com o Programa de Estabilização Económica e Social apresentado pelo Governo, o PSD deixou duras críticas. Esta quinta-feira, no final do Conselho de Ministros, onde foi aprovado o plano …

Na resposta a uma crise, ligações humanas podem piorar ainda mais as coisas

Um novo estudo sugere que a conexão humana nem sempre é uma coisa boa, sobretudo quando se trata de ultrapassar uma crise com sucesso. De acordo com o site Science Alert, os investigadores reuniram 2480 voluntários …

Brasil ultrapassa Itália e torna-se no terceiro país com mais mortes

O país sul-americano, que tem uma população estimada em 210 milhões de habitantes, contabiliza 34.021 vítimas mortais e 614.941 casos confirmados. O Brasil ultrapassou a Itália e tornou-se no terceiro país do mundo com mais mortes …

PCP é o primeiro partido a retomar comícios ao ar livre

O PCP foi o último partido a fazer um comício, em março, antes de o país "parar" devido à pandemia de covid-19 e vai ser o primeiro a organizar uma iniciativa deste tipo, no domingo, …