Interior perdeu mais de uma centena de farmácias em seis anos

Em seis anos, Portugal perdeu 150 farmácias, três quartos das quais (112) no interior do país, revelam dados da Associação Nacional das Farmácias (ANF). 

Os números são avançados pelo Diário de Notícias, que dá conta que, entretanto, abriram 200 novas farmácias, que se concentram no litoral. Ou seja, o saldo global é positivo, mas o números de farmácias não é distribuído de igual forma pelas regiões do país.

O diário recorda que existem 680 unidades insolventes ou sob penhora – mais de um quinto do total – e que grande parte destes negócios em risco está nas zonas mais despovoadas do país. Portalegre tem quase 35% das suas farmácias ameaçadas, seguindo-se depois Santarém (30,6%) e Guarda (30,5%).

“Muitas destas localidades vivem praticamente isoladas de tudo e quem as liga, não apenas ao sistema de saúde mas também a outras coisas, é a farmácia. Quando perderem a farmácia vão ficar totalmente isoladas”, diz o presidente da ANF, Paulo Cleto Duarte, em declarações ao Diário de Notícias.

“Por muito importante que a minha farmácia seja para mim e para os meus clientes aqui em Lisboa, é muito menos importante o seu encerramento do que o de uma farmácia que feche em outras zonas do país”, sustenta. Não podemos tratar de forma igual o que é diferente. E estas farmácias são realmente diferentes”.

A ANF, que representa mais de 90% das farmácias comunitárias do país, apresentou na semana passada na Assembleia da República uma petição com 120 mil assinaturas para “salvar as farmácias” do país. O setor pretende um novo acordo com o Estado que trate as farmácias “diferentes” de forma diferente, pedindo ainda medidas que garantam a coesão territorial da rede.

No entender desta associação, as farmácias são como a última fronteira de serviços nas zonas com menos populações do país. A ANF teme mesmo que estes estabelecimentos possam ter em breve o mesmo destino que tiveram muitos balcões da banca ou dos CTT.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Companhia aérea fez mais de 80 voos sem nenhum passageiro a bordo (e não se sabe porquê)

Um relatório revelou que a companhia aérea Pakistan International Airlines (PIA) fez mais de 80 voos sem ter nenhum passageiro a bordo. Estas operações aconteceram durante dois anos, desde 2016 até 2017, e as perda financeiras …

Rússia adere definitivamente ao acordo de Paris

A Rússia assinou, esta segunda-feira, uma resolução governamental que consagra a adesão definitiva ao Acordo de Paris sobre redução de emissões de gases com efeito de estufa, assinado por 195 países. "O primeiro-ministro russo, Dmitri Medvedev, …

"Roubaram-me os sonhos e a infância", acusa Greta Thunberg na Cimeira do Clima

A jovem ativista sueca criticou, esta segunda-feira, os líderes mundiais pela inação face às alterações climáticas e acusou-os de lhe roubarem os sonhos e a infância. "Como é que se atreveram? Vocês roubaram-me os sonhos e …

Jerónimo frisa que passes de transportes mais baratos foram obra da CDU

O secretário-geral comunista vincou o papel do PCP e "Os Verdes" na redução dos preços dos passes dos transportes públicos, numa sessão pública com trabalhadores das empresas do setor, na estação de comboios de Santa …

Morte de menina de oito anos com bala perdida revolta Brasil

A morte de Ágatha Félix, uma menina de oito anos atingida, alegadamente, por uma bala perdida da polícia do Rio de Janeiro, está a provocar indignação no Brasil. Ágatha Felix tinha oito anos e foi baleada …

Nós, Cidadãos! defende mudanças na escolha do PGR para combater corrupção

O presidente do partido Nós, Cidadãos! defende mudanças na escolha do Procurador-Geral da República, afirmando que boa parte dos 42 mil milhões de euros que a corrupção custou aos portugueses se deveu à inoperância desta …

"Estranhos sintomas" que afligiam diplomatas em Cuba podem ter sido causados por pesticidas

A misteriosa origem dos estranhos sintomas (entre eles, zumbidos, tonturas, náuseas, perdas de audição e de memória e outras dificuldades cognitivas) que afligiram diplomatas canadianos e norte-americanos em Cuba entre 2016 e 2018 dever-se-á a …

Testes rápidos ao VIH já podem ser feitos em casa

A partir da próxima semana vai ser possível comprar nas farmácias autotestes ao vírus da SIDA para fazer em casa. Os resultados demoram apenas 15 minutos. As farmácias portuguesas vão começar a vender, a partir da …

Polícia dispara balas de borracha sobre manifestantes em Hong Kong

A polícia disparou no domingo balas de borracha em confrontos com manifestantes pró-democracia, em Hong Kong, perto de um centro comercial no qual causaram distúrbios. Pelo décimo sexto fim de semana de mobilização, milhares de manifestantes …

Portugal já paga juros mais baixos que Itália e Espanha, diz Costa

"Todos em Portugal estão hoje a viver melhor do que viviam há quatro anos", afirmou António Costa, durante uma ação de campanha do PS. António Costa disse, este domingo, que Portugal já está a pagar a …