Intercampus desmente tweet de Rui Rio

1

ppdpsd / Flickr

Rui Rio, presidente do PSD

A diferença entre os valores parece ter surgido dos indecisos, que no caso da sondagem publicada pelo Correio da Manhã não os teve distribuídos.

As recentes críticas deixadas por Rui Rio aos resultados díspares de duas sondagens da Intercampus divulgadas no fim de semana tiveram resposta por parte da empresa, que desmentiu as acusações deixadas pelo antigo líder do PSD na rede social Twitter. Os estudos de opinião em causa tinham sido feitos pela mesma empresa, no mesmo dia, mas apresentavam resultados diferentes. De acordo com a Intercampus, a sondagem é a mesma, mas os dados foram tratados de forma diferente, originando números diferentes.

No sábado, o jornal Correio da Manhã publicou uma sondagem, cuja entrevistas foram feitas entre 12 e 14 de dezembro. De acordo com os resultados da sondagem, o PS totalizava 27% das intenções de voto, com a vantagem para o PSD a aumentar — o partido de Luís Montenegro ficava-se pelos 22,1%.

Já no domingo, menos de 24 horas depois, Rui Rio dava conta da sua estranheza. “Saíram duas sondagens da Intercampus, ambas feitas nos dias 12-14 de dezembro. Uma para o Partido Popular Europeu (PPE), a outra para o CM/CMTV. Numa, o PS tem 30,9%, na outra 27%. O PSD tem 25,3% numa e 22,1% na outra. O Chega, 11% e 9,6%. Não há um partido que tenha igual. No mesmo dia, a mesma empresa!”

O tweet, tal como explica o Público, foi ilustrado com imagens onde se pode ver a página do Correio da Manhã com o gráfico resultante dos dados da sondagem; e outra com os dados fornecidos ao PPE. No conjunto, fica explícita a diferença, já que no o PS surge com 30,9% e o PSD atrás com 25,3%.

As diferenças foram explicadas ao Público por António Salvador, diretor-geral da Intercampus. “Não há duas sondagens. Há apenas uma sondagem” que a Intercampus fez para o Correio da Manhã. O responsável acrescenta que a empresa “nunca trabalhou para o PPE“. A diferença entre os valores parece ter surgido dos indecisos, que no caso da sondagem publicada pelo Correio da Manhã não os teve distribuídos, ao passo que o outro gráfico atribui ao PPE.

“Desde [as eleições legislativas de] janeiro que não apresentamos projeções“, continuou o responsável. Desta forma é possível perceber que a Intercampus deixou de distribuir os indecisos pelos partidos, porque verificou depois do que aconteceu nas legislativas de 2022 que “o grande problema das sondagens foi essa distribuição“.

De relembrar que nas eleições de 30 de janeiro de 2022 o PS venceu com maioria absoluta, apesar de as sondagens não o terem antecipado.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.