“AI Jesus”. Inteligência Artificial já consegue escrever profecias religiosas sombrias

O novo algoritmo, batizado de AI Jesus, foi treinado exclusivamente com a Bíblia King James, a versão inglesa desenvolvida para a Igreja Anglicana.

O engenheiro George Davila Durendal desenvolveu um algoritmo capaz de escrever “textos bíblicos”. A ferramenta, batizada de AI Jesus, aprendeu a linguagem da Bíblia King James, uma versão inglesa das escrituras, para escrever textos inéditos no mesmo estilo.

De acordo com o Futurism, esta inteligência artificial aprendeu a linguagem humana e absorveu cada palavra do livro sagrado. Segundo Durendal, trata-se de “um modelo de processamento de linguagem natural que tenta replicar o estilo da Bíblia King James, sem a copiar inteiramente”.

Depois de ser treinada, a máquina foi desafiada a criar textos inéditos sobre três temas: “A praga”, “César” e “O fim dos tempos”.

Apesar de o texto estar cheio de falhas características de textos escritos por IA – como o uso excessivo de determinados termos, como “Senhor”, – algumas passagens são coerentes e parecem bizarras profecias do fim do mundo.

O programador destacou um trecho da passagem “A Praga”: “Ó Senhor dos Exércitos, Deus de Israel; Quando eles virem o anjo do Senhor acima de todos os irmãos que estavam no deserto, os soldados dos profetas se envergonharão dos homens”.

Já na escritura dedicada a “O Fim dos Dias”, a Inteligência Artificial escreveu: “E quando eles saíram do mundo vindouro, ouviu-se uma voz dentre os mortos da cidade de Saul”.

Comparado a algoritmos sofisticados de escrita como o GPT-2 e o GROVER, AI Jesus é um retrocesso. No entanto, não é justo culpar um algoritmo que só conhece escrituras centenárias por usar excessivamente a palavra “Senhor”.

O texto algorítmico com aproximadamente 30 mil palavras pode ser consultado no Github.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. E essa inteligência artificial não consegue “botar” aqui a chave do próximo concurso do euromilhões, carvalho?!

RESPONDER

Chegou o camião autónomo que não precisa de motorista para se deslocar

No ano passado foi lançado o T-pod, um protótipo de um camião elétrico autónomo e sem cabine. Agora, o seu fabricante, a empresa sueca Einride, revelou a última geração do veículo, que vai passar a …

"O medo não é a vacina". Centenas de pessoas contestam medidas do Governo em Lisboa

Centenas de pessoas contestaram este sábado as medidas impostas pelo Governo para mitigar os efeitos da pandemia de covid-19, com gritos pela “liberdade” e pela “verdade”, numa manifestação realizada na praça do Rossio, em Lisboa. A …

Os humanos estão a pôr em causa a alimentação dos animais predadores

Os animais predadores que vivem perto de humanos estão a obter metade dos alimentos supostos e isso pode ser muito prejudicial, referem investigadores americanos. De acordo com um novo estudo publicado no jornal Proceedings of the …

Plataformas de streaming passam a ter de pagar 1% do seu lucro ao Estado

As plataformas de streaming passam a pagar uma taxa, após a proposta de lei ser aprovada esta sexta-feira, na Assembleia da República. Serviços como a Netflix, a HBO Portugal ou a Disney +, passam a …

Porto 1-0 Gil Vicente | Dupla Shoya-Evanilson embala “dragão”

Difícil, mas justo. O FC Porto recebeu o Gil Vicente numa noite chuvosa no Dragão, dominou claramente até aos 75 minutos – altura em que Zaidu foi expulso – e venceu por 1-0. Um resultado …

O novo recurso da Google encontra qualquer música. Basta cantarolar, assobiar ou cantar

Na semana passada, a gigante tecnológica da Google lançou uma versão atualizada da aplicação que ajuda a encontrar qualquer música que esteja presa na sua cabeça - mas que não saiba o nome. Com a nova …

Pintura de Jacob Lawrence desaparecida há 60 anos foi encontrada em Nova Iorque

Uma visitante do Met, nos Estados Unidos, descobriu o paredeiro do quadro desaparecido de Jacob Lawrence. A mulher associou o quadro a um pendurado na sala de estar dos seus vizinhos, suspeitando que poderia fazer …

Fezes ancestrais ajudam a descobrir como o microbioma afeta a nossa saúde

Um novo estudo, realizado em Israel e na Letónia, analisou fezes ancestrais e comparou-as com o nosso microbioma para tentar descobrir pistas sobre as doenças modernas. A equipa de investigadores, que trabalhou enterrada até aos joelhos …

Santa Clara 1-2 Sporting | “Leão” mostra POTEncial nas ilhas

Ao final da tarde deste sábado, o Sporting venceu o Santa Clara por 2-1, num duelo a contar para a 5ª jornada da Liga NOS que decorreu no Estádio de São Miguel, em Ponta Delgada. …

Robô ultrarrealista pode vir a substituir os golfinhos em cativeiro em parques temáticos

A empresa de engenharia Edge Innovations, com sede em São Francisco, Estados Unidos, projetou e construiu um golfinho-robô que se parece e age quase exatamente como um. Nadando ao redor da piscina enquanto um grupo de …