Inteligência Artificial pode significar o fim da humanidade, alerta Stephen Hawking

NASA

O físico teórico Stephen Hawking – provavelmente, o maior do nosso tempo.

As investigações para a criação de Inteligência Artificial estão a progredir rapidamente, e o seu sucesso será, sem dúvida, “o maior evento na história humana”, afirma Stephen Hawking no The Independent, alertando: “Infelizmente, caso não saibamos evitar os riscos, pode também ser o último”.

Descobertas recentes, como os carros de auto-condução ou os assistentes pessoais Siri, são sintomas de uma corrida de alta velocidade, alimentada por investimentos sem precedentes, para a construção de uma base teórica cada vez mais sólida relativa à Inteligência Artificial. Estas realizações, porém, não serão nada em comparação com as que surgirão nas próximas décadas.

Os potenciais benefícios são enormes – tudo o que a civilização tem para oferecer é um produto da inteligência humana, afirma Hawking. E apesar de não se poder ainda prever o alcance da inteligência artificial, a erradicação da guerra, da doença e da pobreza estaria, certamente, no topo da lista destas incríveis possibilidades.

Infelizmente, e como em quase tudo, há também os pontos negativos, a menos que se aprenda a evitar os riscos. A curto prazo, organizações militares irão considerar sistemas autónomos de armamento, capazes de seleccionar e eliminar alvos, para além das tecnologias capazes de manipular mercados financeiros ou líderes humanos.

Perante estes hipotéticos cenários, Stephen Hawking considera que «todos nós nos devíamos perguntar o que podemos fazer agora para melhorar as hipóteses de recolhermos os benefícios e evitarmos os riscos». E sugere, acima de tudo: “pensar antes de criar”!

CG/ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Greve dos anestesistas no Amadora-Sintra adia 300 cirurgias

Os médicos anestesistas do Hospital Amadora-Sintra terminam esta sexta-feira às 20h00 uma greve de cinco dias para exigir a contratação de mais especialistas e reclamar condições de segurança clínica. A paralisação no Hospital Fernando Fonseca, que …

“No que depender do Governo”, a rede Multibanco vai continuar gratuita, garante Centeno

"No que depender do Governo, vai continuar gratuita para os portugueses" a utilização das caixas multibanco, cuja gratuitidade foi questionada recentemente por alguns líderes dos bancos. O ministro das Finanças, Mário Centeno, garantiu esta sexta-feira que …

Protecção Civil pagou combustível para participar em novela da SIC

A SIC não pagou qualquer valor pelo empréstimo de meios da Protecção Civil para as filmagens de uma novela que está a ser produzida pelo canal. A Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC) …

Liderança do Montepio pode voltar a mudar

Uma nova reviravolta na administração do Banco Montepio pode estar prestes a acontecer. Carlos Tavares, atual presidente da administração com poderes não executivos, pode voltar a ser presidente executivo deste banco. Se isso acontecer, Dulce Mota …

Berardo era peça na "estratégia" de Sócrates para dominar a banca

Em entrevista ao Jornal Económico, o empresário Patrick Monteiro de Barros defende que Joe Berardo foi uma das pessoas de quem José Sócrates se serviu para dominar a banca. Patrick Monteiro de Barros disse, em entrevista …

BCE arrasa propostas de Centeno. Reforma coloca em risco independência do BdP

O Banco Central Europeu teceu duras criticas às propostas de Centeno para a reforma da supervisão financeira em Portugal. O BCE admite que a independência do Banco de Portugal poderia ficar em risco. Depois da Comissão …

#MeToo. Acordo de 40 milhões para evitar processo contra Harvey Weinstein

O antigo produtor de Hollywood Harvey Weinstein terá chegado a um acordo no valor de 44 milhões de dólares (cerca de 40 millhões de euros) em indemnização com dezenas das suas vítimas, de forma a …

Paulo Sande, cabeça de lista do Aliança, recebeu salário de Belém. Mas vai devolver

O cabeça de lista do Aliança decidiu devolver o vencimento que lhe foi pago este mês pela Presidência da República enquanto assessor político de Marcelo Rebelo de Sousa. Paulo Sande começou por gozar uma licença sem …

Trump quer vender armas à Arábia Saudita sem aprovação do Congresso

Uma grande venda de bombas à Arábia Saudita pode estar na mira da Administração Trump. O Presidente dos Estados Unidos quer fintar o Congresso norte-americano e desbloquear 6,3 mil milhões de euros em vendas.  O jornal …

Europeias: Com o PS a "malhar" no Bloco, Rangel fala em encenação eleitoral

Na véspera do último dia de campanha para as eleições europeias, António Costa e Augusto Santos Silva deram um empurrão ao candidato do PS com discursos apontados aos parceiros de esquerda. Enquanto isso Paulo Rangel …