Inteligência Artificial pode significar o fim da humanidade, alerta Stephen Hawking

NASA

O físico teórico Stephen Hawking – provavelmente, o maior do nosso tempo.

As investigações para a criação de Inteligência Artificial estão a progredir rapidamente, e o seu sucesso será, sem dúvida, “o maior evento na história humana”, afirma Stephen Hawking no The Independent, alertando: “Infelizmente, caso não saibamos evitar os riscos, pode também ser o último”.

Descobertas recentes, como os carros de auto-condução ou os assistentes pessoais Siri, são sintomas de uma corrida de alta velocidade, alimentada por investimentos sem precedentes, para a construção de uma base teórica cada vez mais sólida relativa à Inteligência Artificial. Estas realizações, porém, não serão nada em comparação com as que surgirão nas próximas décadas.

Os potenciais benefícios são enormes – tudo o que a civilização tem para oferecer é um produto da inteligência humana, afirma Hawking. E apesar de não se poder ainda prever o alcance da inteligência artificial, a erradicação da guerra, da doença e da pobreza estaria, certamente, no topo da lista destas incríveis possibilidades.

Infelizmente, e como em quase tudo, há também os pontos negativos, a menos que se aprenda a evitar os riscos. A curto prazo, organizações militares irão considerar sistemas autónomos de armamento, capazes de seleccionar e eliminar alvos, para além das tecnologias capazes de manipular mercados financeiros ou líderes humanos.

Perante estes hipotéticos cenários, Stephen Hawking considera que «todos nós nos devíamos perguntar o que podemos fazer agora para melhorar as hipóteses de recolhermos os benefícios e evitarmos os riscos». E sugere, acima de tudo: “pensar antes de criar”!

CG/ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Refugiados em greve de fome por falta de condições em campo bósnio

Centenas de refugiados de um campo improvisado em Vucjak, na Bósnia, estão em greve de fome pelo segundo dia consecutivo para protestar contra a situação degradante em que se encontram. Os refugiados no campo improvisado …

Ex-aliada de Bolsonaro denuncia grupo difusor de notícias falsas ligado ao Presidente

A deputada brasileira Joice Hasselmann, ex-líder do Governo de Jair Bolsonaro no congresso, denunciou na quarta-feira a atuação de um grupo difusor de "fake news" (notícias falsas) ligado ao atual Presidente, Jair Bolsonaro, e que …

Banco BiG: EUA e China vão chegar a acordo, mas não será duradouro

No "Outlook" para 2020, os analistas do banco BiG defendem que será improvável que Estados Unidos e China cheguem a um consenso suficiente para reverter as taxas aduaneiras impostas. De acordo com os analistas do banco …

Alemanha expulsa dois diplomatas russos. Rússia vai tomar medidas

Dois diplomatas russos, acusados pelo Ministério Público alemão de falta de cooperação na investigação de um homicídio, foram expulsos da Alemanha. A Rússia já reagiu e avisou que tomará medidas. Esta quarta-feira, a Alemanha expulsou "com …

Segurança Social demora quase cinco meses a pagar pensões

Em 2018, os beneficiários da Segurança Social tiveram de esperar, em média, 147 dias - cerca de cinco meses -, entre o dia que se aposentaram e o momento que começaram a receber a pensão …

Empresas fechadas e 28 mil despedimentos. Setor têxtil pode atravessar crise

Até 2025, a indústria têxtil em Portugal pode ver um terço das empresas a fecharem e 28 mil trabalhadores a serem despedidos. Este é o pior cenário equacionado no setor nos próximos anos. O setor da …

Ministério Público arquiva queixa de Aguiar-Branco contra Ana Gomes por difamação

Aguiar Branco tinha levantado um processo de difamação a Ana Gomes por declarações sobre alegadas ligações entre o seu escritório de advogados e o grupo Martifer. O Ministério Público (MP) arquivou a queixa apresentada pelo ex-ministro …

66 louvores a funcionários. Centeno é o ministro mais "agradecido" de todo o Governo

Mário Centeno e os seus secretários de Estado publicaram em Diário da República 66 louvores. O seu gabinete garante que não há qualquer significado político associado - nem mesmo uma despedida anunciada. O louvor é dado …

Os glaciares da Nova Zelândia estão a mudar de cor

À medida que o Hemisfério Sul entra no verão, acontece uma temporada catastrófica de incêndios florestais na costa leste da Austrália. Há casas destruídas, coalas a morrer e um fumo espesso que cobre o estado …

Não se irrite. Fisco vai comunicar de forma mais clara

A Autoridade Tributária e Aduaneira vai lançar um serviço de apoio e defesa ao contribuinte que usará uma linguagem mais simples e clara. A alteração é inspirada num modelo britânico. A Autoridade Tributária e Aduaneira vai …