/

Inteligência artificial do Google aprendeu todo o conhecimento humano de xadrez em 4 horas

1

(dr) mptiger4 / Deviant Art

“Robots”, por mptiger4

Parece uma acção de marketing da nova temporada de “Black Mirror”, mas não é. O programa de inteligência artificial AlphaGo Zero, desenvolvido pelo laboratório DeepMind, do Google, aprendeu todo o conhecimento da história do xadrez em apenas quatro horas. E depois, arrasou a concorrência.

Os engenheiros do Deepmind alimentaram o AlphaGo Zero com as regras do xadrez e programaram-no para aprender as estratégias do jogo através de sucessivas simulações.

O artigo que descreve a experiência ainda não foi revisto por pares e publicado, e a empresa não quer comentar a proeza enquanto isso não acontecer. Mas segundo os dados já divulgados, em 100 partidas jogadas contra o Stockfish 8, o principal software do sector, foram todas vencidas pelo AlphaGo Zero ou acabaram em empate.

Segundo a BBC, os especialistas consideram que a proeza permitiu ao Google marcar pontos, num sector cada vez mais competitivo. “Do ponto de vista científico, esse é o último de uma série de resultados deslumbrantes que a DeepMind produziu”, disse o professor Michael Wooldridge, da Universidade de Oxford, à televisão britânica.

“Parece que de cada vez que o DeepMind consegue resolver um problema, logo a seguir, montra que consegue ainda aumentar o desempenho, e isso é muito impressionante”.

Em todas as partidas, os programas tinham um minuto para pensar a cada jogada. Quando jogou com as peças brancas, que fazem o primeiro movimento da partida, o AlphaZero ganhou 25 jogos. Com as pretas, venceu 3. Os outros 72 jogos acabaram em empate.  A performance foi descrita como superhumana pelos cientistas do DeepMind.

O AlphaZero já derrotou vários humanos campeões do jogo de tabuleiro chinês Go, e também já se ensinou a si próprio a jogar videogames como Pong e Space Invaders. Actualmente, a equipa do DeepMind está a tentar desenvolver um sistema que possa ganhar aos humanos no jogo de estratégia Starcraft.

O Stockfish 8, por sua vez, ainda que seja um dos melhores softwares da área, foi derrotado por outro programa, Komodo, em dois grandes desafios de xadrez deste ano.

Mesmo assim, Peter Heine Nielsen, um grande mestre de xadrez ouvido pela BBC, estava impressionado. “Sempre me interroguei como seria se uma espécie superior aterrasse na Terra e nos mostrasse como joga xadrez. Agora eu sei”.

A comunidade científica, no entanto, está mais cautelosa, e recorda não apenas que estes jogos têm formatos bastante limitados, como também que é aconselhável ter cautela com o muito eficaz marketing da gigante tecnológica.

“Não se trata apenas de ter os melhores programadores”, alertou a especialista em inteligência artificial Joanna Bryson, da Universidade de Bath, no Reino Unido. “Esta é também uma questão muito política, uma vez que fortalece a posição do Google quando negocia com os governos e reguladores que analisam o sector da Inteligência Artificial”.

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.