Instituto da meteorologia vai fornecer previsões hora a hora

rapariga ao sol

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera vai oferecer aos cidadãos previsões meteorológicas hora a hora, graças aos novos equipamentos que a ministra da Agricultura considerou hoje colocarem o instituto “na linha da frente”.

O instituto (IPMA) apresentou hoje o novo sistema de videowall, um equipamento que permite a visualização de dados de satélite, radar e descargas elétricas atmosféricas, e o Supercomputador P7, que será usado para modelação numérica atmosférica e marinha, além de uma nova aplicação para ‘smartphones’ e ‘tablets’, que oferece aos cidadãos previsões meteorológicas hora a hora.

Equipamento que a ministra da Agricultura e do Mar, Assunção Cristas, enalteceu, considerando que vão permitir uma melhor recolha, investigação e tratamento dos dados meteorológicos.

“O IPMA está na linha da frente do trabalho meteorológico das previsões e tem procurado fazer uma atualização sistemática”, disse Assunção Cristas em declarações aos jornalistas no final da apresentação, salientando que os novos sistemas apresentados hoje vão ser importantes para cidadãos e para áreas específicas como a economia e a agricultura.

No entender da ministra, os novos sistemas permitem trabalhar mais na previsão e na forma como a informação de prevenção chega aos utilizadores.

“Assim, estaremos mais preparados para dar resposta a fenómenos delicados extremos. Estamos a falar das questões do litoral, do mar, das questões dos fogos florestais e rurais e como se pode antecipar alguma coisa por exemplo em matéria de vento”, disse.

Assunção Cristas disse ainda que o objetivo dos sistemas é dar informações atualizadas todos os dias.

“É um investimento essencial não só ponto de vista da investigação, mas também da prestação de serviços e o IPMA é um prestador de serviços”, salientou.

Também o presidente do IPMA, Miguel Miranda, destacou à agência Lusa a importância dos sistemas apresentados.

“O supercomputador, que vai estar em funcionamento dentro de um mês, vai permitir triplicar no mínimo a nossa capacidade de modulação numérica atmosférica e marinha”, disse, adiantando que ser essencial nas áreas da vigilância aeronáutica sob responsabilidade nacional (Península Ibérica e boa parte do oceano Atlântico) bem como na área correspondente à Plataforma continental.

Miguel Miranda destacou também o novo sistema de videowall que vai apoiar as equipas de vigilância aeronáutica e fazer previsões diárias e a nova aplicação (App IPMA) que vai oferecer aos cidadãos de forma gratuita informação meteorológica de hora a hora.

O presidente do IPMA disse que o investimento não foi muito grande e o retorno vai ser rápido.

“Não estamos a falar de investimentos muito grandes como os radares ou balões. O supercomputador teve um custo de cerca de 800 mil euros e o videowall umas dezenas de milhares de euros”, disse.

O responsável lembrou que esta apresentação está inserida nas comemorações do Dia da Meteorologia (23 de março) e dos 160 anos da meteorologia em Portugal.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Engenheiro da NASA apresenta conceito para nave capaz de voar quase à velocidade da luz

David Burns, engenheiro da NASA, defende que é possível criar uma sonda capaz de viajar até às estrelas mais remotas à velocidade da luz, desafiando e até violando algumas das regras que regem a Física. Burns …

A galáxia pode estar repleta de "micro-máquinas" alienígenas

A galáxia pode estar repleta de "micro-máquinas" de origem alienígena. Quem o diz é o astrofísico Zaza Osmanov, que parte do conceito de sonda replicante do matemático John von Neuman e o ajusta à nano-escala. …

Desenterradas duas múmias no cemitério egípcio onde o rei Tut foi sepultado

Uma equipa de arqueólogos desenterrou duas múmias no Vale dos Reis, o cemitério antigo onde está sepultado o rei Tutankhamon e outras realezas egípcias, anunciou o Ministério das Antiguidades do Egito. Em conferência de imprensa …

"Avião do Juízo Final" foi construído para sobreviver a um ataque nuclear (mas foi derrotado por um pássaro)

Uma aeronave do "dia do juízo final" da Marinha dos EUA, destinada a sobreviver a um ataque nuclear, foi recentemente derrotada por um pássaro. Um pássaro derrubou um dos quatro motores do avião e a Marinha …

Cova da Piedade 0-4 Benfica | Em frente na Taça com goleada

, O Benfica goleou hoje o Cova da Piedade por 4-0, garantindo o apuramento para a quarta eliminatória da Taça de Portugal, com dois tentos de Pizzi e outros tantos de Carlos Vinícius. O internacional português abriu …

Vírus informático faz caixas de multibanco "cuspirem" notas (e está a espalhar-se pelo mundo)

Um vírus informático está a ser utilizado para entrar em caixas de multibanco e fazê-las ejetar todo o seu dinheiro. Os primeiros casos surgiram na Alemanha, mas têm-se alastrado um pouco por todo o mundo. Na …

Piloto Bernardo Sousa suspenso dois anos por controlo antidoping positivo a cocaína

O ex-campeão nacional de ralis Bernardo Sousa foi suspenso por dois anos devido a um controlo antidoping positivo a cocaína, anunciou na quinta-feira a Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK). De acordo com o comunicado …

Porsche lança Taycan "low cost" para competir com a Tesla

https://vimeo.com/367293637 A Porsche lançou uma versão económica do Taycan de forma a competir com o Model S da Tesla. O veículo elétrico está disponível a partir de janeiro e custará cerca de 105 mil euros. A batalha …

Quartel da Graça vai ser um hotel de luxo

A concessão do Quartel da Graça, em Lisboa, vai ser entregue ao grupo Sana, no âmbito do programa Revive, estando previsto um investimento de 30 milhões de euros, para a instalação de um hotel, foi …

Infarmed retira do mercado protetor solar infantil

O Infarmed disse esta sexta-feira que está acompanhar as precauções da agência espanhola do medicamento em relação aos produtos de proteção solar ISDIN, indicando que em novos testes detetou variabilidade e inconsistência no fator de …