O Instagram está a levar as lontras à extinção na Ásia

Vários influenciadores asiáticos fizeram com que a popularidade das lontras aumentasse exponencialmente através do Instagram, ao publicarem fotografias das suas lontras de estimação.

Tal popularidade está a fazer com que cada vez mais caçadores furtivos retirem lontras dos seus habitats naturais, para servirem de mascotes em “cafés de lontras” ou para serem vendidas como animais de estimação.

O conceito surgiu no Japão. Trata-se de um café em que os clientes podem tocar, alimentar, brincar e até mesmo comprar lontras residentes. Com a crescente popularidade que o Instagram trouxe aos mamíferos semiaquáticos, cada vez mais cafés têm vindo a abrir com este propósito.

A World Animal Protection (WAP), uma ONG internacional que luta pelo bem-estar animal, estima que, no Japão, já existam mais de uma dúzia de cafés de lontras. Os animais são criados em cativeiro, muitas vezes sem acesso a água ou a luz natural, e com sinais visíveis de stress, revela a ONG.

A investigação secreta feita pela entidade, e divulgada pela Visão, descobriu ainda a existência de grupos de Facebook destinados ao tráfico ilegal de lontras, com de milhares de utilizadores nacionais e internacionais. O maior destes grupos é indonésio e conta com cerca de 43 mil membros, com uma grande atividade registada.

As lontras são furtivamente caçadas no Japão, na Tailândia e na Indonésia. Segundo a ONG, os caçadores tendem a localizar os esconderijos dos animais, a afastar ou matar os progenitores através de fumo, eletricidade ou tiros; e a levar as crias de lontras para serem traficadas. Apesar de na Tailândia ser expressamente ilegal a caça, reprodução e comércio de lontras, o país possui uma grande reserva de crias de lontra prontas a exportar, revela o relatório.

No Japão existem, inclusivamente, centros de reprodução de lontras montados ao lado de alguns cafés, embora a maior parte dos animais seja ainda importado. A investigação foi ainda mais a fundo, ao revelar que é pratica comum a remoção dos dentes caninos e das glândulas odoríferas das lontras, de modo a torná-las mais apelativas aos compradores, existindo mesmo, alegadamente, entidades governamentais que facilitam o tráfico.

Apesar do aquecimento global já estar a contribuir para a perda do habitat natural das espécies de lontras nativas do sudeste asiático, esta prática é uma nova ameaça à extinção dos mamíferos. A população de lontra-de-nariz-peludo, por exemplo, diminuiu para metade em apenas três décadas.

Cassandra Koenen, membro da WAP, adverte que “só por um animal selvagem ser fofo, não significa que se deva levar para casa”, e que as pessoas não devem incorrer neste tipo de comportamentos apenas porque alguém numa rede social os incentivou ou mostrou.

“A partir do momento em que as lontras estão em casa de pessoas, não existe uma maneira realista de replicar o espaço e a liberdade que os animais teriam na natureza. Muitos animais são postos em espaços muito menores que os seus habitats naturais e não têm uma nutrição apropriada, mesmo que o dono se esforce por tal”, acrescenta.

A organização apela aos utilizadores de redes sociais para não “gostarem” das publicações referentes a lontras em cativeiro, ao mesmo tempo que tenta que os animais sejam protegidos contra a sua eventual extinção.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. esta a extinguir em alguns lados e aumentar em outros ,que nao falta em muitos sitios sao ( lontras ) que passam imenso tempo em redes sociais 😉

RESPONDER

No novo ano letivo, a Educação Física continua a ser maior incógnita

No início de julho, o Ministério da Educação anunciou algumas orientações sobre o próximo ano letivo que não contemplavam a Educação Física e o futuro da disciplina continua a ser uma incógnita.  Nas escolas, a falta …

FC Porto já só sonha com o título, mas Amorim não faz vida fácil aos "dragões"

O FC Porto só precisa de empatar com o Sporting CP para ser campeão. Rúben Amorim quer estragar a festa dos portistas, embora não lhe interessem quer acabe por vencer o campeonato. O SL Benfica manteve …

Companhias aéreas e aeroportos arriscam multas até 2 mil euros por cada passageiro sem teste negativo

O Governo clarificou esta terça-feira as regras sobre tráfego aéreo e gestão de aeroportos no quadro da pandemia de covid-19 e estabeleceu o regime sancionatório do incumprimento dessas regras. "Clarificam-se regras referentes ao tráfego aéreo e …

GES já estava falido cinco anos antes de colapsar. Salgado acusado de 65 crimes

O Ministério Público acusa o ex-banqueiro Ricardo Salgado de 65 crimes no âmbito do caso BES. O Grupo Espírito Santo já estava falido cinco anos antes de colapsar. O Ministério Público proferiu, esta terça-feira, o despacho …

De achado a fardo. RDT complica contas do recém-despromovido Espanyol

O ex-Benfica RDT está a complicar as contas da próxima temporada do recém-despromovido Espanyol, uma vez que aufere quase meio milhão por mês e que a descida ao segundo escalão do futebol espanhol obriga a …

Governo quer desenvolver interligação elétrica a Marrocos que consta no plano de Costa e Silva

O ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, disse esta quarta-feira que o Governo quer desenvolver a questão da interligação elétrica a Marrocos, contemplada na versão preliminar do plano de recuperação económica do gestor da …

Onde está o túmulo da Cleópatra? Duas novas múmias podem desvendar um dos maiores mistérios do Egito

A arqueóloga Kathleen Martinez, que estuda há 14 anos o sítio arqueológico de Taposiris Magna, no delta do Nilo, encontrou duas múmias que podem dar pistas para o túmulo de Cleópatra. No início de 2019, o …

França e Inglaterra impõem uso obrigatório de máscara em locais públicos fechados

O uso de máscara em locais públicos fechados, como lojas e supermercados, passa a ser obrigatório em França e no Reino Unido, visando combater a propagação do novo coronavírus, anunciaram esta semana os respetivos países …

Bombeiros acusam autarca de Paços de Ferreira de desrespeitar confinamento após teste positivo

Bombeiros da corporação de Paços de Ferreira dizem ter comunicado à GNR que o presidente da Câmara local, Humberto Brito, "desrespeitou o isolamento profilático de 14 dias a que estava obrigado" após ter declarado que …

Preferimos irracionalmente os números redondos (mesmo quando os exatos nos favorecem mais)

Uma nova investigação levada a cabo nos Estados Unidos concluiu que o Homem tem uma preferência irracional por números arredondados, optando por estes mesmo em situações em que os números exatos o favorecem mais. Prefere …