Instagram, Facebook e Whatsapp prejudicam saúde mental das crianças

Um estudo de investigadores da University College London demonstra que a utilização de redes sociais como o Instagram, o Facebook e o Whatsapp estão a causar danos ao bem-estar das crianças e jovens.

A investigação, cujos resultados foram esta terça-feira publicados, teve em conta uma amostra de mais de 12 mil indivíduos entre os 13 e os 16 anos e demonstra que aqueles que têm maior utilização destas plataformas estão “mais expostos ao cyberbullying” e sofrem com “falta de sono e exercício físico“.

51% das raparigas e 43% dos rapazes afirmaram ligar-se às redes sociais pelo menos três vezes por dia e, de acordo com as conclusões dos académicos, aqueles que se ligavam mais que três vezes por dia tinham valores que indicavam uma saúde mental mais frágil que a dos outros, devido aos “efeitos secundários” provocados pelas redes sociais.

É apontada, por exemplo, uma ligação “significativa” entre aqueles que mais consultam as redes sociais e a probabilidade de, mais tarde, virem a sofrer de stress psicológico.

As raparigas, que em média fazem um uso mais elevado destas plataformas, como o Instagram, estão mais vulneráveis face a estes problemas do que os rapazes, sendo aconselhado que haja intervenção de modo a que seja prevenido o cyberbullying e aumentada a resiliência dos jovens face a este fenómeno, bem como um encorajamento de estilos de vida saudáveis com horas adequadas de descanso e prática de atividade física.

“Os resultados sugerem que, diretamente, o uso de redes sociais em si não prejudica, mas o uso frequente das mesmas pode impossibilitar atividades que têm impacto positivo na saúde mental, como dormir e fazer exercício, enquanto por outro lado também é aumentada a exposição dos jovens a conteúdos que podem ser perigosos, nomeadamente o cyberbullying“, explicou à CNN Russell Viner, um dos autores do estudo.

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Agora é descobriram? E são eles investigadores. Estiveram a dormir e agora acordaram?

    Concordo com o “Eu!”, prejudicam saúde mental das crianças e dos adultos!

RESPONDER

Detido na Rússia líder religioso que diz ser a reencarnação de Jesus

O líder religioso, que diz ser a reencarnação de Jesus, foi detido, na Rússia, esta terça-feira, durante uma operação especial. De acordo com as imagens divulgadas pelo jornal The Guardian, vários agentes da polícia, armados e …

Covid-19: Universidade de Coimbra tem novo programa de rastreio aleatório para alunos e docentes

A Universidade de Coimbra (UC) preparou um Plano de Prevenção e Protocolo de Atuação para garantir o regresso às aulas em segurança para alunos, professores, docentes e comunidade. "Tendo em conta a situação pandémica que estamos …

Jogador substituído aos 14 segundos

Substituição insólita foi realizada na primeira divisão da Estónia. Jovem nem tocou na bola. Jogo da 21.ª jornada do campeonato nacional da Estónia, primeira divisão. O FCI Levadia recebe o JK Nõmme Kalju e vence por …

"Ato que nenhum fim pode justificar". Vaticano critica a aceitação mundial da eutanásia

Através de um novo documento, o Vaticano condenou a disseminação da aceitação internacional da eutanásia e do suicídio assistido, inclusive em alguns países tradicionalmente católicos da Europa. O Vaticano referiu no documento publicado hoje - e …

Facebook teme sair da Europa caso não possa transferir dados para os EUA

A Comissão de Proteção de Dados irlandesa propôs que os dados dos cidadãos europeus não possam sair do continente. O Facebook diz que não sabe como poderá continuar a prestar os seus serviços na Europa …

O guarda-redes do Chelsea é o melhor em quê? "Em cometer erros"

Kepa alvo de críticas fortes. Frank Lampard confirmou a chegada de mais um guarda-redes, proveniente de França. O Chelsea volta a ser notícia por causa do mercado e volta a ser notícia por causa de um …

Promotores assumem pela primeira vez que Trump pode ser investigado por fraude fiscal

O gabinete do procurador do distrito de Manhattan, que tem travado uma batalha legal com o Presidente dos Estados Unidos (EUA) para obter as suas declarações de impostos, sugeriu na segunda-feira, pela primeira vez, que podia …

Revelada causa da morte de 300 elefantes no Botsuana

O Governo do Botsuana anunciou, esta segunda-feira, que uma cianobactéria foi a causa da misteriosa morte de cerca de 300 elefantes no Botsuana em meados deste ano. A causa da morte dos paquidermes foi determinada após …

Cavani: brasileiros com milhões... mas pessimistas

O Grémio estabelece quatro parcerias para contratar o uruguaio. No entanto, a direção do clube não acredita que Cavani se vai mudar para Porto Alegre. "Na vida, se não conversas, nada sabes. Até pode surgir uma …

Ministério da Saúde indiano sem dados sobre médicos que morreram de covid-19. Associação fala em 382 óbitos

Depois de o Ministério da Saúde indiano ter afirmado esta semana que o não dispõe dos dados sobre os profissionais de saúde que morreram devido à covid-19, a Associação Médica do país publicou uma lista …