Inspeção-Geral da Educação vai investigar mestrado do líder dos Super Dragões

Macaco Líder / Facebook

Fernando Madureira lidera a claque portista Super Dragões.

Fernando Madureira lidera a claque portista Super Dragões.

O mestrado do líder da claque Super Dragões vai ser alvo de uma investigação por parte da Inspeção-Geral da Educação e Ciência, na sequência de um pedido do reitor do ISMAI, estabelecimento de ensino que lhe atribuiu a nota de 17 valores.

A notícia, que está a ser avançada pela Visão, dá conta que foi o próprio reitor do Instituto Universitário da Maia, Domingos Oliveira Silva, a pedir uma investigação, depois de ter consultado o projeto de mestrado que Fernando Madureira apresentou há seis meses.

Em causa está um artigo da mesma revista, publicado esta terça-feira, que apontava para a falta de qualidade do texto, na altura avaliado pelo ISMAI com uma nota de 17 valores.

“Bancada total: um serviço inovador para o clube” era o título da tese de mestrado de “Macaco”, que mostrava os benefícios de os Super Dragões virem a ter uma bancada no estádio do Dragão sem cadeiras, onde poderiam ter um controlo diferente do espaço.

O projeto está disponível no repositório do estabelecimento de ensino. “No documento, disponível para consulta online, não passam despercebidas a familiaridade do autor com o tema e a quantidade de erros de português“, escreveu a Visão.

À revista, Raúl Martins, do Centro de Investigação do Desporto e da Atividade Física da Universidade de Coimbra notou que a dissertação “aparenta ter sido escrita de forma descuidada, tendo em consideração a qualidade do texto que apresenta”.

Maria Alzira Seixo, professora catedrática da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, vai mais longe e diz que ia tendo “um susto” quando leu a tese, uma vez que está escrita “num Português iletrado, analfabeto e ridículo”. “A tese de Fernando Madureira é um insulto à Língua Portuguesa e ao desporto nacional. (…) Inacreditável que uma instituição do ensino superior aceite tal coisa”, nota.

Por sua vez, o orientador do mestrado Henrique Pinhão Martins, do Conselho Pedagógico do ISMAI e docente do Departamento de Ciências da Educação Física e Desporto, explicou à Visão que, no que lhe diz respeito, Madureira “foi um aluno exemplar”.

A Inspeção-Geral da Educação e Ciência já anunciou que vai investigar o caso.

ZAP //

5 COMENTÁRIOS

  1. Espero que o reitor do Instituto Universitário da Maia tenha seguros contra tudo e contra todos, pois desta forma arrisca-se a ficar com a casa queimada, o carro amachucado ou as Canelas arrebentadas !!!!

    Mas lá que é preciso tê-los no sitio, lá isso é !!!!!

  2. Investiguem que isso é mesmo relevante para o “cargo” que ele ocupa! O Vieira torrou mais de 600 milhões do erário público no BES e no BPN e ninguém faz nada! País de corruptos; Que nojo de gente!! Quem me dera ser espanhol!

  3. Ninguém está a investigar o “Macaco”. Se calhar devia ser investigado, mas não pelos motivos que aqui estão em causa. Necessário é investigar o ISMAI que permite que os seus docentes atribuam 17 valores a uma tese de mestrado que não teria mais de 5 valores… no ensino secundário. Investiguem esse Instituto e exijam qualidade no ensino que lá se pratica!

RESPONDER

Catalunha aplaude referendo curdo. Erdogan pode fazê-los "passar fome"

Os curdos iraquianos votaram esta segunda-feira de forma massiva no referendo sobre a sua independência, mas esta possibilidade alimentada há um século arrisca provocar uma escalada nas tensões regionais. O parlamento em Bagdade, na presença dos …

Enfermeiros exigem aumento mínimo de 400 euros. Ministro da Saúde considera "incomportável"

Os enfermeiros podem voltar à greve a 16 de outubro caso o Governo não satisfaça um conjunto de reivindicações esta terça-feira entregues à tutela e que incluem um aumento mínimo de 400 euros para todos …

João Lourenço põe Portugal fora da lista dos principais parceiros

O novo Presidente angolano, João Lourenço, excluiu esta terça-feira Portugal da lista de principais parceiros, no seu discurso de tomada de posse, sublinhando que Angola considerará todos que "respeitem" a soberania nacional. A posição foi assumida …

MP desvalorizou indícios de maus tratos contra menino que morreu na Guarda

A mãe da criança de 7 anos que morreu no sábado, na Guarda, depois de cair de um terceiro andar, está acusada dos crimes de violência doméstica e de exposição ou abandono. O alerta dado …

Casa do presidente da Câmara de Lisboa também vai ser alojamento local

"É tão absurdo como Marcelo Rebelo de Sousa concessionar o Palácio de Belém para um hotel de charme." A crítica é do candidato do Bloco de Esquerda à Câmara Municipal de Lisboa, Ricardo Robles, sobre …

Marcelo Rebelo de Sousa assobiado na tomada de posse de João Lourenço

João Lourenço, de 63 anos, foi esta terça-feira investido, pelas 12:15, no cargo de Presidente da República de Angola, o terceiro que o país conhece desde a independência, em novembro de 1975. Marcelo Rebelo de …

Centeno e Governador do Banco de Portugal à beira da ruptura

As declarações do Governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, sobre as "tentações" do Governo de reduzir a independência dos bancos centrais, caíram mal no seio das Finanças que exigem a Governador que se "retrate". "A …

Fraude massiva com medicamentos potencialmente letais leva centenas à prisão

123 países estiveram envolvidos na operação Pangea X, uma ação a nível internacional coordenada pela Interpol que pretendia combater medicamentos falsificados e os perigos associados à compra de medicamentos pela internet. No âmbito da operação Pangea …

Quase 60 mil pessoas retiradas devido a "erupção iminente" de vulcão em Bali

Mais de 57 mil pessoas fugiram das zonas em torno do vulcão de Monte Agung, na ilha indonésia de Bali, perante registo de atividade sísmica sem precedentes no local. O centro de vulcanologia da ilha …

Governo alarga concurso de regularização da função pública a precários em tempo parcial

Os trabalhadores do Estado em tempo parcial vão poder participar nos concursos para integração de precários. A proposta do PS vai ao encontro do que defendem o BE e o PCP e é votada na …