Inspeção-Geral da Educação vai investigar mestrado do líder dos Super Dragões

Macaco Líder / Facebook

Fernando Madureira lidera a claque portista Super Dragões.

Fernando Madureira lidera a claque portista Super Dragões.

O mestrado do líder da claque Super Dragões vai ser alvo de uma investigação por parte da Inspeção-Geral da Educação e Ciência, na sequência de um pedido do reitor do ISMAI, estabelecimento de ensino que lhe atribuiu a nota de 17 valores.

A notícia, que está a ser avançada pela Visão, dá conta que foi o próprio reitor do Instituto Universitário da Maia, Domingos Oliveira Silva, a pedir uma investigação, depois de ter consultado o projeto de mestrado que Fernando Madureira apresentou há seis meses.

Em causa está um artigo da mesma revista, publicado esta terça-feira, que apontava para a falta de qualidade do texto, na altura avaliado pelo ISMAI com uma nota de 17 valores.

“Bancada total: um serviço inovador para o clube” era o título da tese de mestrado de “Macaco”, que mostrava os benefícios de os Super Dragões virem a ter uma bancada no estádio do Dragão sem cadeiras, onde poderiam ter um controlo diferente do espaço.

O projeto está disponível no repositório do estabelecimento de ensino. “No documento, disponível para consulta online, não passam despercebidas a familiaridade do autor com o tema e a quantidade de erros de português“, escreveu a Visão.

À revista, Raúl Martins, do Centro de Investigação do Desporto e da Atividade Física da Universidade de Coimbra notou que a dissertação “aparenta ter sido escrita de forma descuidada, tendo em consideração a qualidade do texto que apresenta”.

Maria Alzira Seixo, professora catedrática da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, vai mais longe e diz que ia tendo “um susto” quando leu a tese, uma vez que está escrita “num Português iletrado, analfabeto e ridículo”. “A tese de Fernando Madureira é um insulto à Língua Portuguesa e ao desporto nacional. (…) Inacreditável que uma instituição do ensino superior aceite tal coisa”, nota.

Por sua vez, o orientador do mestrado Henrique Pinhão Martins, do Conselho Pedagógico do ISMAI e docente do Departamento de Ciências da Educação Física e Desporto, explicou à Visão que, no que lhe diz respeito, Madureira “foi um aluno exemplar”.

A Inspeção-Geral da Educação e Ciência já anunciou que vai investigar o caso.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Espero que o reitor do Instituto Universitário da Maia tenha seguros contra tudo e contra todos, pois desta forma arrisca-se a ficar com a casa queimada, o carro amachucado ou as Canelas arrebentadas !!!!

    Mas lá que é preciso tê-los no sitio, lá isso é !!!!!

  2. Investiguem que isso é mesmo relevante para o “cargo” que ele ocupa! O Vieira torrou mais de 600 milhões do erário público no BES e no BPN e ninguém faz nada! País de corruptos; Que nojo de gente!! Quem me dera ser espanhol!

  3. Ninguém está a investigar o “Macaco”. Se calhar devia ser investigado, mas não pelos motivos que aqui estão em causa. Necessário é investigar o ISMAI que permite que os seus docentes atribuam 17 valores a uma tese de mestrado que não teria mais de 5 valores… no ensino secundário. Investiguem esse Instituto e exijam qualidade no ensino que lá se pratica!

RESPONDER

"Casa de animais". Escândalo sexual nos Dallas Mavericks abala NBA

O ex-presidente executivo da equipa da NBA foi acusado por várias funcionárias de assédio sexual, assim como o responsável pelo site da organização. Uma investigação levada a cabo pela Sports Illustrated revelou, esta quarta-feira, as práticas de …

Sporting vs Astana | Leão empata mas segue em frente

O Sporting cumpriu o esperado e apurou-se para os oitavos-de-final da Liga Europa, apesar de empatar com o Astana, em casa, por 3-3. Após uma primeira parte de alguns sustos, Bruno Fernandes “abriu o livro” após …

REN pode vir a pagar metade da fatura da tarifa social do gás

Esta quinta-feira, o jornal Público avança que o Governo quer que, em vez dos consumidores, sejam as "transportadoras" e "comercializadoras" a financiar a tarifa social do gás. A ERSE terá de adaptar as tarifas à …

Proteína BolA torna bactéria salmonela mais resistente

Uma equipa de cientistas portugueses está a estudar a proteína BolA, de forma a tentar combater o facto de a salmonela ser um dos grandes problemas existentes na atualidade, já que esta bactéria pode contaminar …

Presidente da Ford nos EUA demite-se por comportamento inadequado

Uma investigação interna concluiu que Raj Nair levou a cabo comportamento "inconsistente com o código de conduta da empresa". O Presidente da Ford nos EUA, Raj Nair, demitiu-se "com efeitos imediatos" depois de uma investigação interna …

PJ investiga contas bancárias de Bruno de Carvalho e de familiares

As contas bancárias de Bruno de Carvalho, presidente do Sporting, estão a ser passadas a pente fino por investigadores da Polícia Judiciária, no âmbito das suspeitas em torno de eventuais "luvas" nas transferências de jogadores. A …

Rúben Semedo em prisão preventiva acusado de tentativa de homicídio

O futebolista português Rúben Semedo, internacional sub-21 que joga no clube espanhol Villarreal, vai ficar em prisão preventiva, a aguardar julgamento, depois de ter sido acusado de tentativa de homicídio. Um juiz do tribunal de Líria, …

Opositor russo Alexei Navalny detido um mês antes das presidenciais

O líder da oposição russa Alexei Navalny anunciou ter sido detido pela polícia em Moscovo, a menos de um mês das eleições presidenciais, para as quais apelou ao boicote. Através do Twitter, Navalny disse ter sido …

Com 13 anos, Jack não conseguiu jogar na lotaria (mas comprou uma arma)

Jack, um rapaz norte-americano de 13 anos, tentou, sem sucesso, comprar cerveja, cigarros, revistas para adultos ou até jogar na lotaria. Mas quando se tratou de comprar uma arma, conseguiu-o em menos de dez minutos. O …

PCP sozinho na luta contra o Acordo Ortográfico

PSD, PS, CDS e BE demarcaram-se, esta quarta-feira, do projeto de resolução do PCP, que pretende a desvinculação de Portugal do Acordo Ortográfico de 1990, ainda que admitam a necessidade de o aperfeiçoar. Na defesa do …