Inspeção-Geral da Educação vai investigar mestrado do líder dos Super Dragões

Macaco Líder / Facebook

Fernando Madureira lidera a claque portista Super Dragões.

Fernando Madureira lidera a claque portista Super Dragões.

O mestrado do líder da claque Super Dragões vai ser alvo de uma investigação por parte da Inspeção-Geral da Educação e Ciência, na sequência de um pedido do reitor do ISMAI, estabelecimento de ensino que lhe atribuiu a nota de 17 valores.

A notícia, que está a ser avançada pela Visão, dá conta que foi o próprio reitor do Instituto Universitário da Maia, Domingos Oliveira Silva, a pedir uma investigação, depois de ter consultado o projeto de mestrado que Fernando Madureira apresentou há seis meses.

Em causa está um artigo da mesma revista, publicado esta terça-feira, que apontava para a falta de qualidade do texto, na altura avaliado pelo ISMAI com uma nota de 17 valores.

“Bancada total: um serviço inovador para o clube” era o título da tese de mestrado de “Macaco”, que mostrava os benefícios de os Super Dragões virem a ter uma bancada no estádio do Dragão sem cadeiras, onde poderiam ter um controlo diferente do espaço.

O projeto está disponível no repositório do estabelecimento de ensino. “No documento, disponível para consulta online, não passam despercebidas a familiaridade do autor com o tema e a quantidade de erros de português“, escreveu a Visão.

À revista, Raúl Martins, do Centro de Investigação do Desporto e da Atividade Física da Universidade de Coimbra notou que a dissertação “aparenta ter sido escrita de forma descuidada, tendo em consideração a qualidade do texto que apresenta”.

Maria Alzira Seixo, professora catedrática da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, vai mais longe e diz que ia tendo “um susto” quando leu a tese, uma vez que está escrita “num Português iletrado, analfabeto e ridículo”. “A tese de Fernando Madureira é um insulto à Língua Portuguesa e ao desporto nacional. (…) Inacreditável que uma instituição do ensino superior aceite tal coisa”, nota.

Por sua vez, o orientador do mestrado Henrique Pinhão Martins, do Conselho Pedagógico do ISMAI e docente do Departamento de Ciências da Educação Física e Desporto, explicou à Visão que, no que lhe diz respeito, Madureira “foi um aluno exemplar”.

A Inspeção-Geral da Educação e Ciência já anunciou que vai investigar o caso.

ZAP //

5 COMENTÁRIOS

  1. Espero que o reitor do Instituto Universitário da Maia tenha seguros contra tudo e contra todos, pois desta forma arrisca-se a ficar com a casa queimada, o carro amachucado ou as Canelas arrebentadas !!!!

    Mas lá que é preciso tê-los no sitio, lá isso é !!!!!

  2. Investiguem que isso é mesmo relevante para o “cargo” que ele ocupa! O Vieira torrou mais de 600 milhões do erário público no BES e no BPN e ninguém faz nada! País de corruptos; Que nojo de gente!! Quem me dera ser espanhol!

  3. Ninguém está a investigar o “Macaco”. Se calhar devia ser investigado, mas não pelos motivos que aqui estão em causa. Necessário é investigar o ISMAI que permite que os seus docentes atribuam 17 valores a uma tese de mestrado que não teria mais de 5 valores… no ensino secundário. Investiguem esse Instituto e exijam qualidade no ensino que lá se pratica!

RESPONDER

-

Temporada final de Guerra dos Tronos é a mais curta… e é mesmo curta

Já só faltam duas temporadas para o final de Guerra dos Tronos, e não serão muito compridas. A sétima terá sete episódios, e a oitava e final terá apenas seis, confirma a revista Entertainment Weekly. A oitava …

-

FARC sugerem adiar entrega das armas até à concretização total do acordo de paz

Os guerrilheiros das FARC, que se reuniram hoje numa zona rural da Colômbia, consideraram que após 53 anos de guerra devem adiar por alguns meses a entrega das armas, e confirmar previamente o sucesso do …

O presidente brasileiro, Michel Temer

Temer perde apoio de quatro partidos na Câmara dos Deputados

O presidente do Brasil já perdeu o apoio de quatro dos partidos que formam a sua base de apoio político na Câmara dos Deputados desde o início da crise política, motivada pelo seu alegado envolvimento …

-

11.ª dobradinha. Benfica fecha época com chave de ouro

O Benfica fechou hoje a época com ‘chave de ouro', ao vencer a Taça de Portugal de futebol pela 26.ª vez, após bater o Vitória de Guimarães, por 2-1, juntando a ‘prova rainha' ao tetracampeonato. Raúl …

Manuel Caldeira Cabral, ministro da Economia

Ministro da Economia espera subida no "rating" de Portugal a partir deste ano

O ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, disse hoje esperar que as agências de notação financeira melhorem o 'rating' de Portugal "ainda neste ou no próximo ano", lembrando os números positivos da economia, do emprego …

O presidente das Filipinas, Rodrigo Roa Duterte

Soldados filipinos podem violar "até três mulheres", diz Duterte

O presidente filipino Rodrigo Duterte foi criticado por fazer uma piada durante um discurso sobre possíveis abusos cometidos ao abrigo da lei marcial. "Se vocês falharem, eu também falharei. Mas serei o responsável por esta lei marcial, …

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, com militares norte-coreanos

Kim Jong-Un supervisiona testes de novo sistema de defesa antiaéreo

O líder da Coreia do Norte supervisionou os testes de um novo sistema de defesa antiaéreo e ordenou a sua produção em massa para o implantar em todo o país asiático, informou a agência de …

-

EUA desenvolvem avião hipersónico secreto

O Pentágono planeia lançar um avião experimental hipersónico secreto que pode funcionar como um foguete, segundo informa o jornal britânico The Independent. A DARPA – Agência de Pesquisa de Projetos Avançados de Defesa, em parceria com …

-

Sindicato da ASAE ameaça pôr Ministério da Economia em tribunal

A Associação Sindical dos Funcionários da ASAE (ASFASAE), reunida no sábado em Lisboa, aprovou “intentar, no imediato”, uma ação judicial contra o Ministério da Economia para pedir indemnizações para os inspetores. A violação do princípio constitucional …

A nova camada de placas tectónicas foi descoberta abaixo de Tonga, no Pacífico

Placas tectónicas recém-descobertas podem explicar terremotos misteriosos no Pacífico

Dentro do manto terrestre, uma imensa camada rochosa que fica entre a crosta e o núcleo da Terra, há uma nova camada de placas tectónicas, diz um novo estudo da Universidade de Houston, no Texas. E …