Inspeção da Saúde puniu 21 trabalhadores no ano passado por processos disciplinares

COD Newsroom / Flickr

-

No ano passado, a Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) sancionou 21 profissionais de saúde no âmbito de processos disciplinares, dois dos quais acabaram por ser despedidos e sete suspensos.

O balanço provisório de atividade da instituição não adianta mais detalhes sobre estes casos contra funcionários do Serviço Nacional de Saúde (SNS), acrescentando que 10 foram multados e três mereceram uma repreensão escrita.

De acordo com a análise do Público, a maior parte das sanções (15) ficaram a dever-se à acumulação indevida de funções, mas há também o caso de um funcionário que foi sancionado por acusação de assédio sexual, e outro por apropriação indevida de dinheiro, tendo que repor mais de 154 mil euros.

A maioria dos funcionários a quem a IGAS – que desde o ano passado é dirigida por uma procuradora – aplicou sanções eram médicos (14), seguindo-se os técnicos de diagnóstico e terapêutica (cinco).

Com base num documento de balanço das ações disciplinares de natureza repressiva, o jornal apurou que no período entre 2012 e 2015 foram instaurados 68 processos disciplinares que levaram à aplicação de sanções em mais de metade dos casos. Deste total, 10% foram despedidos e 28% suspensos.

No balanço provisório de atividade de 2015, a IGAS faz ainda referência a “mais de uma dezena de processos de natureza disciplinar relacionados com o acesso ou assistência médica/erro médico”, além de processos por não cumprimento do “tempo alvo” para atendimento de doentes com pulseira amarela nas urgências – que devem ser atendidos no máximo ao fim de uma hora, por serem considerados casos urgentes.

A Inspeção da Saúde revela que foram concluídas inspeções sobre fraudes com implantes cocleares e ações de combate ao desperdício, além de uma auditoria sobre o circuito do medicamento, mas há ações que estavam previstas e foram canceladas, como uma sobre horas extraordinárias e outra sobre terapêuticas não convencionais.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

O desaparecimento de metano em Marte foi resolvido. Mas ainda há perguntas por responder

Cientistas planetários têm estudado aparentes discrepâncias entre as concentrações de metano registadas pelo Curiosity Rover e pelo ExoMars Trace Gas Orbiter. Supunha-se que alguém deveria estar errado, mas havia um forte desentendimento sobre qual. Uma nova …

Pela primeira vez, astrónomos encontraram um exoplaneta sem atmosfera

Nos últimos anos, investigadores descobriram um tesouro de planetas rochosos que orbitam anãs vermelhas, pequenas estrelas com um raio 60% menor que o nosso Sol. Apesar do seu tamanho, estas estrelas são muito ativas - tanto …

Investigadores descobrem esqueletos adolescentes do século V. Um dos cientistas é português

Um grupo de investigadores, do qual também faz parte o português Daniel Fernandes, descobriu três esqueletos do período das migrações bárbaras numa vala em Osijek, na Croácia. "Deformação craniana e diversidade genética em três indivíduos masculinos …

Tesla está a alugar painéis solares por 45 euros por mês

Comprar painéis solares pode ser um investimento dispendioso para muitos. De maneira a oferecer uma solução mais económica aos seus clientes, a Tesla está a alugar a tecnologia por apenas 45 euros por mês. A SolarCity, …

Rui Fonte regressa ao Sporting de Braga e assina por três épocas

O Sporting de Braga, da I Liga de futebol, oficializou ontem a contratação do avançado Rui Fonte, um regresso ao clube, por três temporadas. O jogador, de 29 anos, chega dos ingleses do Fulham, que, …

YouTube remove vídeos de luta entre robôs por violarem políticas contra crueldade animal

O YouTube removeu na segunda-feira vídeos de robôs a lutar entre si da sua plataforma, justificando que estes violavam as políticas de exibição contra crueldade com animais. Depois do sucedido, a empresa informou que os …

Há uma piscina natural no meio do deserto mais quente do mundo

https://vimeo.com/355369476 Um casal a viajar pela Etiópia aventurou-se no deserto e experimentou nadar numa piscina natural num dos lugares mais quentes do planeta. A neozelandesa Bridget Thackwray e o namorado, Topher Richwhite formam a Expedition Earth, a …

The Rock é o ator mais bem pago do mundo

A revista Forbes revelou esta quarta-feira a sua lista anual dos atores mais bem pagos do mundo. O primeiro lugar é ocupado por um repetente. Dwayne "The Rock" Johnson voltou a ser o ator mais bem …

Albânia demoliu restaurante do homem que perseguiu turistas no capô do carro

O dono de um restaurante ilegal na Albânia meteu-se em sérios apuros depois de ter perseguido uma família de turistas espanhóis, colocando-se no capô do carro onde seguiam e partindo o pára-brisas. O restaurante que …

Sensores de radiação da Rússia desligaram-se misteriosamente após recente explosão nuclear

Nas semanas após um acidente nuclear fatal num campo de tiro de armas navais em Nyonoksa, quatro sensores de partículas radioativas que enviavam dados do território russo para uma rede de monitorização internacional desligaram-se misteriosamente. As …