Iniciativa Liberal quer privatizar a Caixa Geral de Depósitos

Gatopolitico / Wikimedia

Carlos Guimarães Pinto, presidente do Iniciativa Liberal

O Iniciativa Liberal quer impedir o Governo de injetar dinheiro do Estado nos bancos, incluindo a Caixa Geral de Depósitos (CGD). Por esse motivo, o partido defende a privatização do banco público.

O Iniciativa Liberal, que se apresenta às eleições legislativas pela primeira vez, propõe a privatização da Caixa Geral de Depósitos (CGD).

O objetivo é “retirar o Estado do sistema financeiro e tirar aos partidos do regime um instrumento de redistribuição de favores entre empresários próximos do regime político, bem como incentivar maior dinamismo e concorrência no sistema bancário português”, explicou Carlos Guimarães Pinto em declarações ao Eco.

No programa eleitoral do partido surge uma medida para impedir o Estado de voltar a injetar dinheiro na banca, incluindo na CGD. Além disso, o partido admite que o processo de privatização do banco público pode passar por uma venda “como um todo ou em partes”.

“A Caixa Geral de Depósitos custa mais aos contribuintes do que os outros bancos, cobra o mesmo às pessoas, entrou no mesmo cartel para prejudicar clientes e também está ao serviço de negócios privados de quem a controla. Tudo igual aos outros bancos. A única diferença é que nos bancos privados também os acionistas perdem dinheiro com a má gestão. No banco público são sempre os contribuintes a pagar e os responsáveis pela má gestão nunca têm absolutamente nada a perder. Só em 2017 custou 4 mil milhões de euros de recapitalização”, afirmou o presidente do IL.

Na área fiscal, o partido propõe que a taxa de IRS passe a ser de 15% para todos os rendimentos acima dos 650 euros. O Iniciativa Liberal antecipa também que “o nível de isenção aumentaria 200 euros por cada filho ou 400 euros por filho para famílias monoparentais”. “Com esta medida o partido pretende garantir que os melhores talentos ficam no país e facilitar aumentos salariais por parte das empresas.”

O programa eleitoral já foi aprovado e será divulgado nos próximos dias.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Recomenda-se aos militantes do partido neoliberal «Iniciativa Liberal», que privatizem antes os seus bens e propriedades assim como as dos seus familiares, e deixem os demais cidadãos e o país em paz.

    • O Democrata deve ser daquelas mentes brilhantes que concorda com a atuação da CGD ao longo dos tempos. A CGD nunca serviu a coisa pública. Nunca beneficiou as PMEs nacionais. Nunca, em nenhum momento apoiou as empresas portuguesas a não ser as que lhe eram indicadas pelo poder político. E pelo meio ainda deu para empregar muito incompetente que não tinha onde cair morto e para influenciar ativamente os media, o restante sistema financeiro e para calar algumas bocas incómodas.
      O Democrata deveria abrir mais os olhos e perceber que as empresas na esfera do Estado nunca serviram, nem servirão o interesse público mas apenas o interesse dos instalados momentaneamente no governo.

      • O que você escreveu é uma patetice tremenda, uma forma de ocultar o verdadeiro problema da Caixa Geral de Depósitos (CGD), que é o facto de a mesma ter sido infiltrada por gente que a título individual ou em grupo trabalhava e trabalha para destruir a empresa por dentro e saqueá-la, com o objectivo de vir a justificar a sua privatização.

  2. Em primeiro lugar quero frisar que muito provavelmente não irei votar na Iniciativa Liberal. Contudo, congratulo este meio de comunicação social por, finalmente transmitir as ideias que os pequenos partidos defendem. Por exemplo, é uma vergonha que no debates políticos que as televisões têm realizado, nunca escutei/vi a opinião dos dirigentes deste partido e de outros partidos pequenos que concorrem às eleições que se vão realizar. ONDE ESTÁ A DEMOCRACIA e a LIBERDADE DE EXPRESSÃO?

RESPONDER

Lotes de medicamentos para azia com possível carcinogénio retirados do mercado

O Infarmed ordenou este sábado a recolha e retirada imediata de uma série de lotes de medicamentos protetores gástricos contendo o princípio ativo ranitidina do mercado, depois de ter sido detetada a presença de uma …

Ator de Star Trek morre aos 50 anos

Aron Eisenberg, o Nog de Star Trek: Deep Space Nine, morreu este sábado, com apenas 50 anos. A causa de morte do ator ainda não foi revelada. Morreu Aron Eisenberg, ator que interpretou a personagem Nog, …

Mesmo que não beba, o seu fígado pode sofrer danos causados por álcool

A lesão hepática é uma das consequências bem conhecidas do consumo excessivo de álcool. Mas nem sempre é preciso beber para sofrer delas. Algumas bactérias intestinais produzem álcool e podem danificar o nosso fígado sem lhe …

Colisão gigante de asteróides no Espaço provocou um boom de vida na Terra

Os asteróides desempenharam um "papel divino" na história da vida na Terra. Um novo estudo sugere que um gigantesco boom de biodiversidade na Terra, há cerca de 470 milhões de anos, poderá ter acontecido devido …

Alguns planetas podem orbitar um buraco negro supermassivo em vez de uma estrela

Estamos habituados à ideia de que um planeta orbita estrelas. No entanto, estes corpos celestes podem também existir em torno de buracos negros supermassivos. Os cientistas já haviam adotado a ideia de que há planetas a …

PSD a 3 deputados da maioria na Madeira. CDS afasta geringonças

Miguel Albuquerque, político experiente, apreciador de música e apaixonado por rosas, voltou hoje a vencer as eleições regionais da Madeira, mas tem agora pela frente a ‘espinhosa’ tarefa de negociar um entendimento que garanta estabilidade …

Porto 2-0 Santa Clara | E vão cinco vitórias consecutivas na Liga

O FC Porto respondeu ao triunfo do Benfica no sábado em Moreira de Cónegos com a quinta vitória consecutiva na Liga, na recepção ao Santa Clara, por 2-0. Num jogo morno, com uma segunda parte mal jogada …

Mazda entra na corrida e prepara lançamento do seu primeiro carro elétrico

A Mazda garantiu o lançamento do seu primeiro carro elétrico já no próximo ano. O veículo será apresentado no Salão Automóvel de Tóquio. A corrida dos veículos elétricos acelera a todo o vapor e a Mazda …

Descobertas evidências de um reino bíblico em pleno deserto israelita

A bíblia faz referência a um reino de Edom, do século X antes de Cristo. Novas evidências sugerem que este reino poderá ter estado assente no deserto de Arava, no Israel. A análise de arqueólogos a …

PSD vence regionais na Madeira mas perde maioria absoluta

O PSD venceu hoje as eleições legislativas regionais na Madeira, com 37% a 41% dos votos, o que lhe retira a maioria absoluta no parlamento, segundo a projeção da RTP/Católica. O Partido Social Democrata venceu as …