Iniciativa Liberal diz não a Moedas e avança com candidatura em Lisboa

António Cotrim / Lusa

João Cotrim de Figueiredo, Iniciativa Liberal

Este sábado, a Iniciativa Liberal rejeitou integrar a megacolicação encabeçada por Carlos Moedas e anunciou um candidato próprio à Câmara de Lisboa. 

Foi este sábado, na Praça do Município, que João Cotrim de Figueiredo, líder do Iniciativa Liberal, anunciou que o partido vai avançar com uma candidatura própria à maior Câmara do país. O gestor Miguel Quintas será o candidato à presidência da autarquia, com Ana Pedrosa-Augusto em segundo lugar, avança o Observador.

“A decisão não é fácil, mas é a decisão certa porque a maior parte dos partidos tem uma tentação de ter sucessos eleitorais imediatos. Nós não temos. Esta é a decisão certa porque sabemos que esses sucessos eleitorais só fazem sentido quando são conseguidos sem atalhos”, disse Cotrim Figueiredo.

O líder da IL disse que já deu a conhecer a decisão do partido a Carlos Moedas e reconheceu que a candidatura individual tem “óbvios riscos mediáticos e eleitorais“. Apesar disso, disse acreditar que estará dentro de seis meses a anunciar uma vitória.

A “coragem” de correr riscos falou mais alto.

O grande objetivo é, segundo afirmou, “tirar da Câmara o PS que há 14 anos a governa e o presidente que há seis anos a governa”. O partido liberar quer curar Lisboa, que é atualmente “uma cidade sem ambição, com uma Câmara com demasiada burocracia e com demasiadas lógicas clientelares de exercício do poder”.

“Um perfeito desconhecido”

Olá, o meu nome é Miguel, sou seu vizinho e, se precisar de alguma coisa, eu estou aqui”, disse o candidato liberal, dirigindo-se aos eleitores. “O meu nome é Miguel Quintas e estou aqui para dizer aos lisboetas que têm aqui alguém, uma voz para lutar por eles.”

O candidato disse que “esta será uma longa campanha que começa hoje, a meio de uma pandemia que nos deixou a todos mais frágeis, mais pobres e mais preocupados” e explicou que prefere não entrar em críticas partidárias.

Apesar de se assumir como “um perfeito desconhecido”, prometeu “ideias para a capital“, com a certeza de que “podem fazer a diferença na vida nas famílias, nas empresas e nos sonhos de quem cá vive”.

De acordo com o diário, Miguel Quintas, licenciado em Administração e Gestão de Empresas, com um MBA em Marketing e um curso de empreendedorismo no MIT, é atual membro da coordenação do Núcleo de Lisboa. O gestor, que viveu vários anos em Madrid e São Paulo, tem um percurso muito ligado ao setor do Turismo.

Ana Pedrosa-Augusto é a segunda da lista à Câmara de Lisboa. Ingressou na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, tirou mestrado em ciências jurídico-empresariais e uma pós-graduação em Direito Fiscal pela Universidade Católica e é advogada na área de business law.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. É assim mesmo. A iniciativa liberal não tem partidos à sua altura para fazer coligações. Mais vale sozinho que mal acompanhado!

RESPONDER

Vitória SC 1-3 Benfica | “Águia” passa tranquila em Guimarães e continua a voar no topo

Naquele que era apontado como o mais duro teste à sua liderança até ao momento, o Benfica passou com relativa tranquilidade em Guimarães. Frente a um Vitória que tentou discutir o jogo de igual para igual …

Fazer umas calças de ganga exige 10 mil litros de água. Dez marcas estão a criar jeans sustentáveis

As calças de ganga são das peças de vestuário com piores impactos para o ambiente, mas há marcas que estão a apostar na sustentabilidade como um factor atractivo para os consumidores. Estão sempre na moda e …

"Guerra das matrículas" faz escalar tensão entre Sérvia e Kosovo

Esta semana, a fronteira entre o norte do Kosovo e a Sérvia esteve bloqueada por protestos de elementos da etnia sérvia, que não aceitam a decisão do governo kosovar, de etnia albanesa, de proibir a …

Num golpe de "fake it until you make it", Hong Kong vai a eleições a saber o vencedor

Hong Kong prepara-se para as primeiras eleições legislativas após as mudanças no sistema eleitoral implementadas pela China para garantir a vitória dos seus aliados. Aos olhares mais desatentos, as eleições em Hong Kong são mais um …

Stefano Pioli propõe regra de basquetebol que contribui para um "futebol de ataque"

O treinador do Milan, Stefano Pioli, propõe uma alteração nas regras do futebol que promete revolucionar o desporto rei. De forma semelhante ao basquetebol, uma vez dentro do meio campo adversário, as equipas não poderiam voltar …

Um dos maiores sites de dados sobre a covid-19 na Austrália é, afinal, gerido por adolescentes

Aproveitando o momento em que passaram a integrar as estatísticas que os próprios fazem chegar diariamente à população australiana, o grupo de três jovens revelou a sua identidade para surpresa de muitos dos seus seguidores. …

Mais cinco mortes e 713 casos confirmados em Portugal

Portugal registou, este sábado, mais cinco mortes e 713 casos confirmados de covid-19, de acordo com o mais recente boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Este sábado registaram-se mais cinco mortes e 713 novos casos …

Dirigente da Huawei detida no Canadá pode voltar à China após acordo com EUA

A justiça dos EUA aceitou hoje o acordo entre o Departamento da Justiça e a Huawei, que vai permitir à filha do fundador e diretora financeira do conglomerado chinês de telecomunicações regressar à China. Uma juíza …

Depois do coro de críticas, brasões da Praça do Império passam do jardim para a calçada

Os brasões florais que representam as capitais de distrito e as ex-colónias portuguesas vão mesmo ser retirados da Praça do Império, em Lisboa, mas passarão a estar representados em pedra da calçada. É a solução …

Vulcão, La Palma

Aeroporto de Las Palmas inoperacional devido à acumulação de cinzas

O aeroporto de La Palma, na Ilha de Tenerife, nas Canárias, está inoperacional por acumulação de cinzas, resultante da erupção do vulcão Cumbre Vieja, informou hoje a empresa gestora dos aeroportos e do tráfego aéreo …