/

Iniciativa Liberal pede audição urgente de Costa e Silva

António Cotrim / Lusa

João Cotrim de Figueiredo, Iniciativa Liberal

O deputado único João Cotrim Figueiredo solicitou, na quarta-feira, com caráter de urgência, uma audição de António Costa Silva, defendendo que cabe aos partidos “questionar previamente” o conselheiro sobre o plano de recuperação económica.

A Iniciativa Liberal solicitou uma audição, com caráter de urgência, de António Costa e Silva, o conselheiro escolhido pelo primeiro-ministro, António Costa, para elaborar o plano de recuperação económica.

João Cotrim de Figueiredo considera que estão em causa “matérias verdadeiramente definidoras do futuro” do país e defende que é essencial que Costa Silva seja ouvido numa audição conjunta entre as comissões de Orçamento e Finanças e a de Economia, Inovação, Obras Públicas e Habitação.

O seu escrutínio não deve ser deixado de fora da Assembleia da República. Cabe ao Parlamento conhecer e questionar, logo previamente, sobre a definição deste plano o mais urgentemente possível, habilitando igualmente os partidos para os momentos de contacto e negociação política com o Governo”, referiu o deputado único.

Segundo o Expresso, Cotrim Figueiredo recordou que Costa justificou a nomeação do gestor da Partex com a necessidade de articulação da estratégia de recuperação nacional com a UE e com o próximo quadro financeiro plurianual 2021-2027, a necessidade de reavaliação de planos fundamentais como o Plano Nacional de Energia e Clima 2021-2030, a Estratégia Nacional para o Hidrogénio, o Programa Nacional de Investimentos 2030 e o Plano de Ação para a Transição Digital, e a necessidade de definição de “um plano estrutural que defina as políticas públicas para a próxima década”.

Estes assuntos exigem o “esclarecimento necessário” relativamente ao processo, orientação e âmbito do Programa de Recuperação Económica e Social 2020-2030, considera o deputado da Iniciativa Liberal.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.