Ainda não morreu, mas já se ensaia o plano de reação à morte de Isabel II

Facundo Arrizabalaga / EPA

A Rainha Isabel II

Os ministros do Governo britânico já estão a ensaiar os dias seguintes à morte da rainha Isabel II. A preparação do plano de reação à morte de Sua Majestade recebeu o nome de código “London Bridge”.

Na passada quinta-feira, os ministros britânicos reuniram-se, pela primeira vez, para ensaiar o plano de reação à morte da rainha Isabel II. A preparação do plano contou com a presença de vários ministros e decorreu na avenida Whitehall, a sede do Governo britânico, avança o Jornal de Notícias.

O The Times adianta, porém, que este ensaio foi realizado numa escala “sem precedentes” e que no epicentro da discussão esteve o dia seguinte à morte da rainha – o chamado “D+1”.

No plano ficou decidido que a comunicação ao país da morte de Sua Majestade será feita por parte da primeira-ministra Theresa May e que o Reino Unido terá dez dias de luto nacional.

Uma fonte disse ao The Times que esta é a primeira vez que diferentes ministros se juntam numa sala. “Anteriormente, eram apenas funcionários”, salientou.

Ainda assim, o jornal salienta que esta reunião não foi motivada por “preocupações específicas sobre o estado de saúde da rainha”. Em vez disso, deveu-se ao “processo de envelhecimento” da monarca, que conta atualmente com 92 anos.

Apesar de o encontro não ter sido motivado pela saúde de Isabel II, a reunião coincidiu exatamente com o dia em que o palácio de Buckingham comunicou que a rainha tinha cancelado a sua participação nas celebrações do 200.º aniversário da Ordem de São Miguel e São Jorge, na Catedral de São Paulo.

A rainha não se sente bem e decidiu não comparecer“, anunciou a residência oficial da rainha, em comunicado.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. dá a impressao que o governo quer que ela morra.
    devem estar fartos dela e querem sangue novo à frente do pais, rssss

RESPONDER

Cientistas já sabem como é que raro tipo sanguíneo ajuda a prevenir a malária

Um raro tipo sanguíneo, encontrado apenas em algumas partes da África Oriental, parece proporcionar uma resistência natural à malária. Cientistas pensam ter descoberto como é isto possível. Em 2017, depois de terem analisado milhares de genomas no …

"Nem mais um tostão". Rio defende nova auditoria ao Novo Banco (e vai votar a favor do projeto do BE)

O presidente do PSD sugeriu que seja realizada uma auditoria ao Novo Banco por uma instituição pública como o Tribunal de Contas (TdC) e disse estar disponível para aprovar a proposta de comissão de inquérito …

O propósito do sono muda repentinamente quando somos crianças

Uma equipa de investigadores identificou uma mudança repentina no propósito pelo qual precisamos de dormir. A alteração foi verificada, na mesma altura, em animais. A razão pela qual precisamos de dormir pode variar de acordo com …

“Desrespeito e mentira”. Rui Moreira ameaça levar UEFA a tribunal após cancelamento da Supertaça europeia

O presidente da Câmara do Porto ameaçou recorrer à justiça para reclamar os prejuízos causados pela decisão da UEFA de não realizar a final da Supertaça europeia de futebol na cidade, acusando aquela instituição de …

Eis os quatro mundos mais promissores de albergar vida alienígena

Marte, Europa, Encélado e Titã são, de acordo com as descobertas científicas, os mundos mais promissores de albergar vida alienígena. A biosfera da Terra contém todos os ingredientes conhecidos necessários para a vida como a conhecemos. …

O Ciclo Solar 25 vai afetar a vida na Terra (e a NASA explica como)

A cada 11 anos, o Sol inicia um novo ciclo solar, marcado por períodos de violentas erupções e explosões magnéticas. Em dezembro de 2019, teve início um novo ciclo solar. Na semana passada, a NASA e …

Criada para prevenir a guerra, a ONU enfrenta um mundo profundamente polarizado

Criada após a Segunda Guerra Mundial para evitar novos conflitos, a Organização das Nações Unidas (ONU) comemora esta segunda-feira o 75.º aniversário, num mundo polarizado que enfrenta uma pandemia, conflitos regionais, uma economia em declínio …

Mulher cai de carro em movimento enquanto grava vídeo para o Snapchat

Uma mulher, que ocupava o lugar do passageiro de um carro em movimento, caiu numa auto-estrada enquanto filmava um vídeo para a rede social Snapchat, no Reino Unido. Segundo a CNN, a mulher estava pendurada na …

Nos Estados Unidos, a venda de discos em vinil ultrapassou a de CD pela primeira vez desde 1986

Pela primeira vez desde 1986, as vendas de discos de vinil ultrapassaram as vendas de CD nos Estados Unidos em 2020. Os números foram apresentados na semana passada pela Associação Americana da Indústria de Gravação, …

Mourinho espera ganhar sem jogar

Tottenham iria defrontar o Leyton Orient mas também no Reino Unido há jogos de futebol em causa por causa do coronavírus. O encontro entre Leyton Orient e Tottenham, relativo à terceira eliminatória da Taça da Liga …