Influencers indonésios com prioridade para a vacina contra a covid-19

Raffi Ahmad / Facebook

O ator indonésio Raffi Ahmad

Na Indonésia, os influenciadores digitais fazem parte do grupo prioritário para receberem a vacina contra a covid-19, uma medida do Governo para incentivar a população a ser imunizada, numa altura em que o número de doses é ainda limitado, noticiou a Reuters.

Segundo a agência noticiosa, o Ministério da Saúde decidiu incluir ‘influencers’ ao grupo para a primeira ronda de inoculações, no qual constam quase 1,5 milhões de profissionais de saúde, para convencer a população sobre a segurança da vacinação. O ator Raffi Ahmad – com 50 milhões de seguidores nas redes sociais – foi dos primeiros a receber a vacina.

Embora tenha 858.043 casos de infeção e 24.951 óbitos, de acordo com a Universidade Johns Hopkins, a população do país está cética quanto à segurança e a eficácia das vacinas. Uma sondagem de dezembro revelou que 37% dos indonésios estavam dispostos a ser vacinados, 40% considerariam a vacinação e 17% recusariam.

Esta quinta-feira, ouros influenciadores devem receber a vacina, incluindo os músicos Ariel, da banda Noah, e Risa Saraswati, com três e 1,8 milhões de seguidores, respetivamente.

O chefe da agência de saúde Bandung, Ahyani Raksanagara, disse à Reuters que “se espera que [os artistas] transmitam uma influência positiva e mensagens” sobre as vacinas, que chegarão especialmente aos mais jovens.

No entanto, horas depois de ter vacinado, surgiram fotografias de Raffi numa festa, sem máscara e a desrespeitar o distanciamento social. Este desculpou-se, referindo: “Primeiro peço desculpas ao Presidente da República da Indonésia, Joko Widodo, ao secretariado presidencial, KPCPEN, e também a todos os indonésios por este incidente”.

Para a co-fundadora da iniciativa de dados pandémicos LaporCovid-19, Irma Hidayana, este incidente mostra “que o Governo é inconsistente ao dar prioridade” a estes profissionais. “Deviam tê-lo feito com outro trabalhador da saúde, talvez, e não com um influenciador”, sublinhou.

Zubairi Djoerban, da Associação Médica Indonésia, defendeu que esta estratégia só poderia funcionar se “os influenciadores fossem informados (…) para que pudessem ser agentes de mudança”.

Taísa Pagno //

PARTILHAR

RESPONDER

Um medicamento comum utilizado para tratar a diarreia pode ajudar a combater células cancerígenas agressivas

Um fármaco comum prescrito para tratar a diarreia pode ajudar a combater um tipo agressivo de cancro cerebral (glioblastoma), sugere uma nova investigação levada a cabo pela Universidade de Frankfurt, na Alemanha. Em causa está …

"Bola de fogo" cruzou o céu sobre o Mediterrâneo a 105 mil quilómetros por hora

Uma "bola de fogo" atravessou o mar Mediterrâneo e o norte de Marrocos na noite de quarta-feira, a 105.000 quilómetros por hora. A bola de fogo foi observada por um projeto científico espanhol a uma velocidade …

Duterte rejeita que a filha o vá suceder na liderança das Filipinas. "Isto não é para mulheres"

O líder das Filipinas, Rodrigo Duterte, descartou, na quarta-feira, a hipótese de a filha o vir a suceder no próximo ano, acrescentando que a presidência não é tarefa para uma mulher por causa das …

"Uma memória a flutuar no oceano." Encontrada, dois anos depois, uma mensagem numa garrafa

Uma mensagem no interior de uma garrafa sobreviveu a uma viagem de dois anos pelo oceano. Recentemente, chegou às mãos de um ativista ecológico, enquanto limpava uma praia da Papua Nova Guiné. Em novembro do ano …

As células imortais de Henrietta Lacks revolucionaram a Ciência

O ano de 1951 foi muito importante no campo da biotecnologia e, surpreendentemente, tudo começou com a chegada de Henrietta Lacks a um hospital norte-americano. Descendente de escravos, Loretta Pleasant nasceu a 1 de agosto de …

Humanidade não será capaz de controlar máquinas superinteligentes, avisam cientistas

Uma equipa de investigadores do Instituto Max Planck para o Desenvolvimento Humano sugere que seria impossível controlar máquinas superinteligentes. A tecnologia de Inteligência Artificial (IA) continua a evoluir de vento em popa, enquanto alguns cientistas e …

Em 1950, a vacinação em massa salvou a Escócia

Em 1950, Glasgow, na Escócia, viu-se a braços com um surto de varíola e o cenário era muito semelhante ao que vivemos hoje: as autoridades sanitárias tentavam rastrear todos os contactos de pessoas portadoras do vírus, …

Japonês aluga-se a si próprio "para não fazer nada". E tem milhares de clientes

Um homem japonês que ganha a vida a alugar-se a si próprio “para não fazer nada” atraiu milhares de clientes. O negócio começou em 2018. Por 10.000 ienes (cerca de 79 euros) - mais despesas com …

Documentos de vacinas roubados por hackers também foram "manipulados"

A Agência Europeia do Medicamento, entidade reguladora da União Europeia (UE), informou este sábado que os documentos da vacina contra a covid-19 roubados e colocados na Internet por hackers foram também "manipulados". A manipulação aconteceu depois …

Há 11 anos que não se consumia tanta eletricidade num só dia. A culpa é do frio

O país está a bater recordes de energia, tanto em termos de pico como de consumo diário. A culpa é da vaga de frio que assolou Portugal neste Inverno. O consumo de eletricidade bateu, na quarta-feira, …