Influencers indonésios com prioridade para a vacina contra a covid-19

Raffi Ahmad / Facebook

O ator indonésio Raffi Ahmad

Na Indonésia, os influenciadores digitais fazem parte do grupo prioritário para receberem a vacina contra a covid-19, uma medida do Governo para incentivar a população a ser imunizada, numa altura em que o número de doses é ainda limitado, noticiou a Reuters.

Segundo a agência noticiosa, o Ministério da Saúde decidiu incluir ‘influencers’ ao grupo para a primeira ronda de inoculações, no qual constam quase 1,5 milhões de profissionais de saúde, para convencer a população sobre a segurança da vacinação. O ator Raffi Ahmad – com 50 milhões de seguidores nas redes sociais – foi dos primeiros a receber a vacina.

Embora tenha 858.043 casos de infeção e 24.951 óbitos, de acordo com a Universidade Johns Hopkins, a população do país está cética quanto à segurança e a eficácia das vacinas. Uma sondagem de dezembro revelou que 37% dos indonésios estavam dispostos a ser vacinados, 40% considerariam a vacinação e 17% recusariam.

Esta quinta-feira, ouros influenciadores devem receber a vacina, incluindo os músicos Ariel, da banda Noah, e Risa Saraswati, com três e 1,8 milhões de seguidores, respetivamente.

O chefe da agência de saúde Bandung, Ahyani Raksanagara, disse à Reuters que “se espera que [os artistas] transmitam uma influência positiva e mensagens” sobre as vacinas, que chegarão especialmente aos mais jovens.

No entanto, horas depois de ter vacinado, surgiram fotografias de Raffi numa festa, sem máscara e a desrespeitar o distanciamento social. Este desculpou-se, referindo: “Primeiro peço desculpas ao Presidente da República da Indonésia, Joko Widodo, ao secretariado presidencial, KPCPEN, e também a todos os indonésios por este incidente”.

Para a co-fundadora da iniciativa de dados pandémicos LaporCovid-19, Irma Hidayana, este incidente mostra “que o Governo é inconsistente ao dar prioridade” a estes profissionais. “Deviam tê-lo feito com outro trabalhador da saúde, talvez, e não com um influenciador”, sublinhou.

Zubairi Djoerban, da Associação Médica Indonésia, defendeu que esta estratégia só poderia funcionar se “os influenciadores fossem informados (…) para que pudessem ser agentes de mudança”.

Taísa Pagno //

PARTILHAR

RESPONDER

Incêndios devastam sul da Europa e obrigam a retirar moradores e turistas

Dezenas de aldeias e hotéis foram este domingo evacuados nas zonas turísticas do sul da Turquia devido a incêndios que começaram há cinco dias e já mataram oito pessoas no país, devastando também regiões da …

Há uma empresa a transformar as cinzas de entes queridos em diamantes

Uma empresa norte-americana transforma cinzas de entes queridos — e animais de estimação — em diamantes, que podem ser colocados em anéis ou colares. Lidar com a morte de um ente querido é sempre uma altura …

Pianista de aeroporto ganhou 60 mil dólares em gorjetas

Tonee "Valentine" Carter, que toca piano num aeroporto norte-americano, ganhou 60 mil dólares (cerca de 50.800 mil euros) depois de um estranho partilhar um vídeo seu a tocar. Tonee "Valentine" Carter, de 66 anos, não é …

Youtubers denunciam campanha de fake news contra vacina da Pfizer

De acordo com a imprensa brasileira, uma agência de marketing terá tentado que influenciadores digitais de todo o mundo partilhassem desinformação sobre as vacinas contra a covid-19. A denúncia foi feita por alguns dos influenciadores …

Na Tailândia, a legalização do aborto enfrenta "resistência espiritual"

Desde fevereiro, qualquer pessoa que procure fazer um aborto na Tailândia consegue fazê-lo legalmente, pelo menos no primeiro trimestre. Ainda assim, muitos médicos e enfermeiros recusam-se a levar a cabo o procedimento. A advogada Supecha Baotip …

Haiti. Viúva do presidente assassinado implica seguranças no crime

Martine Moise, a viúva do presidente haitiano Jovenel Moise — assassinado na sua residência por um comando armado no início de julho — descreveu abertamente o ataque e partilhou as suas suspeitas sobre o crime …

Covid-19. Portugal regista 2.306 novos casos e aumento nos internados

Portugal registou este domingo 2.306 novos casos de infeção por covid-19 e mais oito mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).  Portugal regista este domingo oito mortes atribuídas à covid-19, 2.306 novos casos …

Birmânia. Líder da junta volta a prometer eleições até 2023, seis meses depois do golpe militar

O líder da junta militar birmanesa, no poder desde o golpe de 1 de fevereiro, comprometeu-se novamente a realizar eleições "até agosto de 2023". “Estamos a trabalhar para estabelecer um sistema multipartidário democrático”, disse, este domingo, …

Tóquio2020. Patrícia Mamona conquista medalha de prata no triplo salto (e melhora recorde nacional)

Patrícia Mamona conquistou este domingo a medalha de prata no triplo salto dos Jogos Olímpicos Tóquio2020, ao conseguir 15,01 metros, novo recorde nacional, arrebatando a segunda medalha por atletas portugueses depois do bronze do judoca …

Trabalhadores da CP e IP iniciam hoje greve ao trabalho extraordinário e feriados

Os trabalhadores da CP - Comboios de Portugal e da Infraestruturas de Portugal (IP) entram este domingo em greve ao trabalho extraordinário e feriados, até 31 de agosto, por aumentos salariais. A greve, convocada pelo Sindicato …