Influencers indonésios com prioridade para a vacina contra a covid-19

Raffi Ahmad / Facebook

O ator indonésio Raffi Ahmad

Na Indonésia, os influenciadores digitais fazem parte do grupo prioritário para receberem a vacina contra a covid-19, uma medida do Governo para incentivar a população a ser imunizada, numa altura em que o número de doses é ainda limitado, noticiou a Reuters.

Segundo a agência noticiosa, o Ministério da Saúde decidiu incluir ‘influencers’ ao grupo para a primeira ronda de inoculações, no qual constam quase 1,5 milhões de profissionais de saúde, para convencer a população sobre a segurança da vacinação. O ator Raffi Ahmad – com 50 milhões de seguidores nas redes sociais – foi dos primeiros a receber a vacina.

Embora tenha 858.043 casos de infeção e 24.951 óbitos, de acordo com a Universidade Johns Hopkins, a população do país está cética quanto à segurança e a eficácia das vacinas. Uma sondagem de dezembro revelou que 37% dos indonésios estavam dispostos a ser vacinados, 40% considerariam a vacinação e 17% recusariam.

Esta quinta-feira, ouros influenciadores devem receber a vacina, incluindo os músicos Ariel, da banda Noah, e Risa Saraswati, com três e 1,8 milhões de seguidores, respetivamente.

O chefe da agência de saúde Bandung, Ahyani Raksanagara, disse à Reuters que “se espera que [os artistas] transmitam uma influência positiva e mensagens” sobre as vacinas, que chegarão especialmente aos mais jovens.

No entanto, horas depois de ter vacinado, surgiram fotografias de Raffi numa festa, sem máscara e a desrespeitar o distanciamento social. Este desculpou-se, referindo: “Primeiro peço desculpas ao Presidente da República da Indonésia, Joko Widodo, ao secretariado presidencial, KPCPEN, e também a todos os indonésios por este incidente”.

Para a co-fundadora da iniciativa de dados pandémicos LaporCovid-19, Irma Hidayana, este incidente mostra “que o Governo é inconsistente ao dar prioridade” a estes profissionais. “Deviam tê-lo feito com outro trabalhador da saúde, talvez, e não com um influenciador”, sublinhou.

Zubairi Djoerban, da Associação Médica Indonésia, defendeu que esta estratégia só poderia funcionar se “os influenciadores fossem informados (…) para que pudessem ser agentes de mudança”.

Taísa Pagno Taísa Pagno //

PARTILHAR

RESPONDER

Depois da "bomba" da Superliga, UEFA anuncia alterações na Champions

A UEFA anunciou, esta segunda-feira, alterações nas competições europeias a partir de 2024, com a Liga dos Campeões a passar de 32 para 36 equipas, num modelo sem fase de grupos, passando para uma liga …

Mesmo com a bazuca, investimento de 2021 pouco sobe face ao que se estimava no pré-pandemia

O investimento público deverá chegar a 2,6% do PIB. Em 2019, o Governo já se tinha comprometido com um investimento público de 2,5% do PIB em 2021. Segundo o Jornal de Negócios, face ao que se …

Bruxelas admite atingir mais cedo meta de 70% dos adultos vacinados

A Comissão Europeia espera atingir antes do objetivo oficial de final do verão a meta de 70% dos adultos da União Europeia (UE) vacinados contra a covid-19, dada a "aceleração do ritmo de entregas". "Existe apenas …

Fisco volta a pedir pagamento de IVA nos ginásios

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) avançou com um pedido de revisão de casos que tem vindo a perder contra os ginásios na arbitragem tributária por causa da cobrança do IVA das consultas de nutrição. De …

Depois do funeral do Príncipe Filipe, líder do Sinn Féin pede desculpas pelo assassinato de Lorde Mountbatten

Um dia depois do funeral do Príncipe Filipe, a presidente do Sinn Féin, Mary Lou McDonald, pediu desculpa pelo assassinato de Lorde Mountbatten, tio do duque de Edimburgo, pelo Exército Republicano Irlandês (IRA, na sigla …

Rússia expulsa 20 diplomatas checos

A Rússia anunciou a expulsão de 20 diplomatas checos, depois de o país ter expulsado 18 diplomatas russos, acusados de espionagem. A Rússia anunciou, este domingo, a expulsão de 20 diplomatas checos e deu-lhes até ao …

Após cinco anos de silêncio, sauditas e iranianos terão iniciado conversações

Cinco anos depois de terem rompido as relações diplomáticas, a Arábia Saudita e o Irão terão iniciado contactos no Iraque. Este mês, responsáveis sauditas e iranianos terão iniciado conversações numa tentativa de aliviar as tensões, principalmente …

Helicóptero Ingenuity faz voo histórico em Marte

O Ingenuity, helicóptero da NASA, fez o seu primeiro voo de teste, esta segunda-feira, em Marte. Foi a primeira vez na História que um aparelho construído por seres humanos fez um voo controlado noutro planeta. "Os …

Carreiras finta críticas a Rio (mas coloca-se "na primeira fila" se Passos voltar)

Na antecâmara do que pode ser o seu último mandato autárquico, o presidente da Câmara de Cascais, Carlos Carreiras, não quer prejudicar o PSD e, por isso, foge às críticas a Rio Rio. Mas suspira …

"Já se esperou tempo demais". Marcelo pede criminalização do enriquecimento injustificado

O Presidente da República pediu, esta segunda-feira, que se encontre o meio adequado para criminalizar o enriquecimento injustificado, defendendo que este passo já devia ter sido dado e que "há vários caminhos" para o fazer …