/

Inflação na Turquia nos 70%. Culpa não é da guerra: é de Erdogan e dos juros

unaoc / Flickr

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan

Contrariando o que aconteceu em muitos outros países, o presidente da Turquia decidiu baixar as taxas de juro, ainda antes da guerra.

A inflação é um dos problemas que afectam mais pessoas na Europa (e não só), desde que começou a guerra na Ucrânia. Mesmo dentro dos números elevados, a Turquia atinge valores invulgares.

No mês passado, Abril, a inflação subiu 69,97%, praticamente 70%, comparando com Abri do ano passado. Os dados foram divulgadas pelo Instituto de Estatística da Turquia.

Os preços no sector dos transportes subiram 106%, enquanto nos alimentos e bebidas não-alcoólicas os preços subiram em média 89%.

Esta subida generalizada de preços deve-se sobretudo ao aumento dos preços do gás, petróleo e dos cereais.

A economia da Turquia depende muito das importações, cujos preços aumentaram consideravelmente por causa da guerra na Ucrânia.

No entanto, a subida considerável da inflação começou ainda em Dezembro de 2021.

O problema é essencialmente interno. A Sky News indica que os especialistas locais culpam o presidente Recep Tayyip Erdoğan por estes números da inflação.

Contrariando o que aconteceu em muitos outros países, o presidente da Turquia decidiu baixar as taxas de juro, ainda antes da guerra: corte de 5% entre Setembro do ano passado e Janeiro deste ano.

Erdoğan justificou esta medida, dizendo que um aumento nos juros origina inflação. Por isso, a ideia seria impulsionar o crescimento económico e as exportações.

O governo baixou também nos impostos sobre bens essenciais e ajustou os preços da energia.

Apesar dos números recentes e das críticas, o presidente da Turquia espera que a inflação comece a cair ao longo deste mês, Maio.

Em Portugal, a inflação em Abril terá atingido 7,2%. Será o valor mais alto nos últimos 29 anos.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.