Inflação passa para o triplo do previsto

1

Novos dados do Governo apontam para uma taxa de inflação de 2,9% neste ano. A previsão anterior era 0,9%.

A taxa de inflação deverá ser de 2,9% em Portugal, ao longo de 2022. A previsão surge no Programa de Estabilidade 2022-2026, do Ministério das Finanças, que prevê um crescimento económico de 5% neste ano.

O documento já foi enviado à Assembleia da República na sexta-feira passada e assim “apaga” a previsão de inflação de 0,9% para este ano – era essa a percentagem que estava indicada na proposta (chumbada) para Orçamento de Estado, em Outubro do ano passado.

Ao longo do ano passado a inflação fixou-se nos 1,3%, segundo as mesmas previsões, mas no primeiro semestre de 2022 a mesma taxa deve “disparar” para mais de 4% – sobretudo por causa da guerra na Ucrânia, que mexe com os preços em praticamente todos os sectores.

Ao longo dos quatro anos seguintes a inflação deverá descer, até se fixar nos 1,7% em 2026 – mesmo assim, quase o dobro da previsão para 2022.

O défice orçamental deve descer para 1,9% do Produto Interno Bruto, em 2022 (foi de 2,8% no ano passado). O Orçamento de Estado previa uma percentagem de 3,2%, neste capítulo orçamental.

O Conselho de Finanças Públicas considera que este Programa de Estabilidade 2022-2026 nem é uma previsão: “Corresponde a uma projeção macro-económica em políticas invariantes, não se tratando, pois, de uma previsão por não incorporar as medidas de política a adoptar”.

Na nota divulgada pela rádio TSF, a entidade lembra que o Programa de Estabilidade deve conter “as medidas de política económica e de política orçamental do Estado português, apresentando de forma detalhada os seus efeitos financeiros, o respetivo calendário de execução e a justificação dessas medidas.”

Por isso, e porque entende que essas exigências não estão cumpridas neste documento, o Conselho de Finanças Públicas não vai apreciar o documento.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.