Inflação mais alta em quase 30 anos. Mais de 300 mil desempregados em Portugal

2

Instituto Nacional de Estatística prevê variação de 9,1% em Julho, a mais alta desde Novembro de 1992. Taxa de desemprego subiu ligeiramente.

A inflação terá subido para 9,1% em Julho, em Portugal, de acordo com as previsões do Instituto Nacional de Estatística (INE).

Essa taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor é a mais alta desde Novembro de 1992, indica a entidade.

No mês anterior a inflação tinha sido de 8,7%, tendo subido agora 0,4 pontos percentuais.

Estima-se uma variação média nos últimos doze meses de 4,7% (com tendência para subir ao longo deste ano).

O Produto Interno Bruto cresceu 6,9% no segundo trimestre deste ano, comparando com o segundo trimestre de 2021 – ainda muito marcado por medidas de confinamento.

Ao longo dos últimos três meses, segundo o INE, houve um crescimento menos acentuado do consumo privado e do investimento.

Já a taxa de desemprego passou a ser de 6,1% em Julho, ligeiramente acima dos números do mês anterior (6%).

A nova contabilidade revela que, oficialmente, há mais de 300 mil pessoas desempregadas em Portugal (313.7 mil), um aumento de 1% comparando com Junho. Por outro lado, há pouco mais de 4.85 milhões de pessoas com emprego.

No segundo trimestre de 2022, as vendas no comércio a retalho aumentaram 3,3% em relação ao segundo trimestre do ano passado.

ZAP //

2 Comments

  1. E o governo a aprovar leis para facilitar a entrada de novos cidadãos… É assim mesmo, há que ter desempregados com fartura, de preferência estrangeiros.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.