Flash Fiction: Inesperada herança de 300 mil milhões vai pagar a dívida portuguesa

flash-europa-28.org

-

A divida portuguesa vai ser liquidada através de uma herança de 300 mil milhões de euros recusada pelo único herdeiro e que reverterá para o Estado, segundo uma curta ficção divulgada esta quarta-feira em Pequim pela embaixada da União Europeia.

“Sem outra alternativa, o Estado aceitou a fortuna e assim pagou a dívida pública portuguesa, dizendo  um derradeiro adeus à crise”, escreve Sarah Virgi, uma jovem autora nascida em Faro, em novembro de 1993.

Entretanto, “a população pede que o corpo de Hermínia Cruz (a personagem principal da história e dona da referida fortuna) seja transladado para o Panteão Nacional, mas a petição não foi ainda aceite. Salve Hermínia!”.

Sarah Virgi / Google+

A autora da flash story da inesperada herança que paga a dívida portuguesa, Sarah Virgi

A autora da flash story da inesperada herança que paga a dívida portuguesa, Sarah Virgi

Estudante de filosofia na Sorbonne, em Paris, Sarah Virgi assina uma das cinco histórias lidas numa livraria de Pequim na apresentação de um projeto literário envolvendo jovens dos 28 países da UE e que contou com a presença da Comissária para a Educação, Cultura, Multilinguismo e Juventude, Androulla Vassiliou.

Flash Fiction

São histórias muito curtas, que demoram menos de cinco minutos a ler, e vão ser difundidas durante sete meses em vários sites chieneses, na língua original, em inglês e em chinês.

“A literatura é um dos melhores instrumentos para promover a compreensão entre os povos”, defende a Comissária Europeia.

Com este projeto, intitulado “Flash Fiction“, os jovens chineses descobrirão que “as pressentidas diferenças culturais irão desvanecer-se quando eles concluírem que os jovens na Europa e da China estão preocupados com as mesmas coisas, tais como relações humanas, amigos, estudo, desemprego, viagem, mudanças climáticas e família”, diz Vassiliou.

A iniciativa visa também “celebrar a flash fiction”, um género literário que tem muitos adeptos na China.

A primeira história da série “Flash Europa 28”, assinada por um jovem da Alemanha, será divulgada no dia 6 de outubro.

As histórias de Portugal (são cinco por cada país) deverão aparecer ainda em outubro, disse à Lusa um dos promotores.

Além do site oficial, as histórias estarão disponíveis em cinco conhecidos sites chineses, entre os quais o SOHU e a Tencent.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.