Flash Fiction: Inesperada herança de 300 mil milhões vai pagar a dívida portuguesa

flash-europa-28.org

-

A divida portuguesa vai ser liquidada através de uma herança de 300 mil milhões de euros recusada pelo único herdeiro e que reverterá para o Estado, segundo uma curta ficção divulgada esta quarta-feira em Pequim pela embaixada da União Europeia.

“Sem outra alternativa, o Estado aceitou a fortuna e assim pagou a dívida pública portuguesa, dizendo  um derradeiro adeus à crise”, escreve Sarah Virgi, uma jovem autora nascida em Faro, em novembro de 1993.

Entretanto, “a população pede que o corpo de Hermínia Cruz (a personagem principal da história e dona da referida fortuna) seja transladado para o Panteão Nacional, mas a petição não foi ainda aceite. Salve Hermínia!”.

Sarah Virgi / Google+

A autora da flash story da inesperada herança que paga a dívida portuguesa, Sarah Virgi

A autora da flash story da inesperada herança que paga a dívida portuguesa, Sarah Virgi

Estudante de filosofia na Sorbonne, em Paris, Sarah Virgi assina uma das cinco histórias lidas numa livraria de Pequim na apresentação de um projeto literário envolvendo jovens dos 28 países da UE e que contou com a presença da Comissária para a Educação, Cultura, Multilinguismo e Juventude, Androulla Vassiliou.

Flash Fiction

São histórias muito curtas, que demoram menos de cinco minutos a ler, e vão ser difundidas durante sete meses em vários sites chieneses, na língua original, em inglês e em chinês.

“A literatura é um dos melhores instrumentos para promover a compreensão entre os povos”, defende a Comissária Europeia.

Com este projeto, intitulado “Flash Fiction“, os jovens chineses descobrirão que “as pressentidas diferenças culturais irão desvanecer-se quando eles concluírem que os jovens na Europa e da China estão preocupados com as mesmas coisas, tais como relações humanas, amigos, estudo, desemprego, viagem, mudanças climáticas e família”, diz Vassiliou.

A iniciativa visa também “celebrar a flash fiction”, um género literário que tem muitos adeptos na China.

A primeira história da série “Flash Europa 28”, assinada por um jovem da Alemanha, será divulgada no dia 6 de outubro.

As histórias de Portugal (são cinco por cada país) deverão aparecer ainda em outubro, disse à Lusa um dos promotores.

Além do site oficial, as histórias estarão disponíveis em cinco conhecidos sites chineses, entre os quais o SOHU e a Tencent.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

"Não use desodorizante". A peculiar estratégia de Berlim para promover o uso de máscaras nos transportes públicos

"Não use desodorizante". Esta é a peculiar campanha adotada pela empresa que controla os transportes públicos em Berlim, na Alemanha, para promover o uso correto de máscaras, evitando assim novos casos de covid-19.  Tal como escreve …

Vírus pode ter estado adormecido antes de surgir na China, diz investigador de Oxford

O novo coronavírus pode ter estado adormecido algures no mundo antes de ter surgido na China, defendeu o investigador da Universidade de Oxford, Tom Jefferson, apontando para várias descobertas de amostras do vírus em Espanha, …

Federer sente falta de Wimbledon. "Deu-me tudo"

Roger Federer admitiu sentir a falta de Wimbledon, o torneio do "Grand Slam" que, se não tivesse sido cancelado devido à pandemia de covid-19, estaria a decorrer em Londres. O tenista suíço Roger Federer admitiu, esta …

Vanessa Guillen foi espancada até à morte. Jovem soldado tinha dito à mãe que era vítima de assédio

Vanessa Guillen foi vista pela última vez a 22 de abril, pouco tempo depois de confessar à mãe que estava a ser assediada por um sargento. O principal suspeito da morte da jovem suicidou-se e …

Presidente da Câmara do Funchal envia carta a Boris Johnson a defender a Madeira

O presidente da Câmara do Funchal escreveu uma carta a Boris Johnson, na qual realça "alguns argumentos fortes" a favor da Madeira como destino de férias para os cidadãos do Reino Unido. O presidente da Câmara …

Livros pró-democracia desapareceram das bibliotecas de Hong Kong

Livros escritos por importantes ativistas da democracia de Hong Kong começaram a desaparecer das bibliotecas da cidade, avança a agência noticiosa francesa AFP, citando registos online destes espaços. Os livros pró-democracia desapareceram das prateleiras da …

Lito Vidigal é o novo treinador do Vitória de Setúbal

Lito Vidigal é o novo treinador do Vitória de Setúbal. O ex-treinador do Boavista, que já tinha passado pelo Bonfim em 2018/2019, vai suceder a Júlio Velázquez no comando técnico dos sadinos. Esta segunda-feira, Lito Vidigal, …

Estados Unidos confirmam rara infeção provocada por parasita que destrói o cérebro

Foi detetada, no cérebro de uma pessoa no condado de Hillsborough, uma ameba rara que destrói o cérebro. O parasita chama-se Naegleria Fowleri. Uma ameba rara que destrói o cérebro, conhecida como Naegleria Fowleri, foi detetada numa …

IKEA devolve a Portugal 500 mil euros em apoios do lay-off

A IKEA já reuniu com o Governo e diz estar a estudar a melhor forma de proceder à devolução do montante recebido pelo Estado.  Segundo o Dinheiro Vivo, a IKEA Portugal vai devolver cerca de 500 …

Isabel dos Santos diz-se "contactável e disponível" para colaborar com a justiça

Isabel dos Santos negou, esta segunda-feira, que a justiça desconheça o seu paradeiro e que não a consiga contactar, depois de o procurador-geral de Angola ter vindo a público denunciar a ausência de respostas da …