Flash Fiction: Inesperada herança de 300 mil milhões vai pagar a dívida portuguesa

flash-europa-28.org

-

A divida portuguesa vai ser liquidada através de uma herança de 300 mil milhões de euros recusada pelo único herdeiro e que reverterá para o Estado, segundo uma curta ficção divulgada esta quarta-feira em Pequim pela embaixada da União Europeia.

“Sem outra alternativa, o Estado aceitou a fortuna e assim pagou a dívida pública portuguesa, dizendo  um derradeiro adeus à crise”, escreve Sarah Virgi, uma jovem autora nascida em Faro, em novembro de 1993.

Entretanto, “a população pede que o corpo de Hermínia Cruz (a personagem principal da história e dona da referida fortuna) seja transladado para o Panteão Nacional, mas a petição não foi ainda aceite. Salve Hermínia!”.

Sarah Virgi / Google+

A autora da flash story da inesperada herança que paga a dívida portuguesa, Sarah Virgi

A autora da flash story da inesperada herança que paga a dívida portuguesa, Sarah Virgi

Estudante de filosofia na Sorbonne, em Paris, Sarah Virgi assina uma das cinco histórias lidas numa livraria de Pequim na apresentação de um projeto literário envolvendo jovens dos 28 países da UE e que contou com a presença da Comissária para a Educação, Cultura, Multilinguismo e Juventude, Androulla Vassiliou.

Flash Fiction

São histórias muito curtas, que demoram menos de cinco minutos a ler, e vão ser difundidas durante sete meses em vários sites chieneses, na língua original, em inglês e em chinês.

“A literatura é um dos melhores instrumentos para promover a compreensão entre os povos”, defende a Comissária Europeia.

Com este projeto, intitulado “Flash Fiction“, os jovens chineses descobrirão que “as pressentidas diferenças culturais irão desvanecer-se quando eles concluírem que os jovens na Europa e da China estão preocupados com as mesmas coisas, tais como relações humanas, amigos, estudo, desemprego, viagem, mudanças climáticas e família”, diz Vassiliou.

A iniciativa visa também “celebrar a flash fiction”, um género literário que tem muitos adeptos na China.

A primeira história da série “Flash Europa 28”, assinada por um jovem da Alemanha, será divulgada no dia 6 de outubro.

As histórias de Portugal (são cinco por cada país) deverão aparecer ainda em outubro, disse à Lusa um dos promotores.

Além do site oficial, as histórias estarão disponíveis em cinco conhecidos sites chineses, entre os quais o SOHU e a Tencent.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Senhora da Graça vai poder ter público na Volta a Portugal

A 9.ª etapa da 82.ª edição da Volta a Portugal vai poder ter público na chegada ao Alto da Senhora da Graça, em Mondim de Basto. Segundo o Jornal de Notícias, o público vai voltar à …

Nova praia fluvial no Alqueva "nasce" na aldeia que deu nome à barragem

Uma nova praia fluvial já entrou em funcionamento no Alqueva, junto da aldeia que deu nome à barragem, no concelho de Portel, distrito de Évora, fruto de um investimento de cerca de 600 mil euros. “A …

Polícia chamada durante festejos de uma medalha de ouro

Ana Marcela Cunha, nova campeã olímpica de águas abertas, não fazia ideia do que estava a acontecer em casa da sua namorada. Angélica André ficou no 17.º lugar. Eram 6h30 da manhã no Japão quando começou …

TAP. Siza Vieira diz não ter detalhes sobre redução de capital mas reitera importância estratégica

O ministro da Economia disse esta quarta-feira não ter detalhes sobre operação de redução de capital na TAP e subsequente controlo total do Estado ainda este ano, mas reiterou a importância estratégica da companhia aérea …

Agente filmada a pontapear passageiro num comboio. PSP já abriu inquérito

Uma agente da PSP foi filmada a pontapear um homem de 38 anos, que se recusou a sair do comboio por viajar sem título de transporte. A PSP abriu um inquérito para apurar responsabilidades da atuação …

Morreu aos 100 anos Ilda Aleixo, a antiga costureira de Amália

A antiga costureira de Amália Rodrigues, Ilda Aleixo, morreu terça-feira, aos 100 anos, em Oliveira do Hospital, num lar onde vivia, confirmou esta quarta-feira à Lusa fonte da família. Foi na década de 70 que Ilda …

Covid-19. Descoberto mecanismo que pode explicar maior ou menor gravidade da infeção

Um mecanismo associado a uma alteração nos linfócitos T, que pode explicar porque razão a infeção pelo SARS-CoV-2 causa doença leve ou doença grave nos indivíduos, foi descoberto por cientistas do Instituto de Investigação e …

Mais 15 mortes e 3.203 novos casos de covid-19 em Portugal

Portugal registou esta quarta-feira 3.203 novos casos de infeção por covid-19 e mais 15 mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Portugal registou esta quarta-feira 15 mortes atribuídas à covid-19, 3.203 novos casos …

Oito mortos e vinte feridos em ataque à residência do ministro da Defesa afegão

Uma explosão de um carro-bomba e um tiroteio junto à residência do ministro da Defesa do Afeganistão, em Cabul, na terça-feira à noite, causou pelo menos oito mortos e vinte feridos. De acordo com o Público, …

Sem passe sanitário, França teria de voltaria a confinar, avisa Macron

Presidente francês recorreu às redes sociais para apelar aos jovens que se vacinem, sublinhando a importância do gesto na luta contra a pandemia numa altura em que o descontentamento contra a implementação do certificado Covid-19 …