“É altura do PAN ter uma mulher como porta-voz”. Inês Sousa Real anuncia candidatura à liderança

João Relvas / Lusa

Depois da saída de André Silva, Inês de Sousa Real anuncia a sua candidatura à liderança do PAN e já está a preparar a lista e a moção de estratégia para apresentar no Congresso, agendado para 5 e 6 de junho. O anúncio foi feito este sábado pela líder parlamentar.

Ao Expresso, a deputado do PAN revelou que “foi uma decisão muito recente, em virtude da não perpetuação de cargos de liderança assumida pelo partido. O PAN nunca teve uma porta-voz e penso que já é altura de ter uma mulher como porta-voz. Sou a militante número 45, estou no partido desde a sua fundação e quero muito uma viragem pela positiva”.

A líder parlamentar aproveitou ainda para fazer um apelo à união do partido, que teve um ano atribulado, marcado por polémicas e saídas.

Inês de Sousa Real garante que, caso seja eleita, tenciona manter a tradição e ceder o seu lugar no comando da bancada parlamentar. O “mais lógico”, realça, será Bebiana Cunha substitui-la no cargo. No que diz repseito à lista para a CPN, esta terá entre os 27 membros militantes de norte a sul do país e respeitará o princípio da paridade

Questionada sobre a saída de André Silva, porta-voz desde 2014 e até agora a figura mais conhecida do PAN, admite que será preciso iniciar um novo caminho, mas acredita que o partido não será penalizado.

Na eventualidade de ser eleita deixa claro que o PAN “não fará fretes” ao Governo. A líder parlamentar justifica a viabilização do OE 2021 face a medidas essenciais de resposta à covid-19, assim como a aprovação de outras medidas importantes para o partido como a contratação de mais 261 profissionais para o INEM ou o reforço da verba para os Centros de Recolha Oficial de Animais.

O diálogo e a procura de entendimentos com o Executivo é estratégia para continuar, mas deixa um aviso: “é importante ter noção de que o PAN não será o pin na lapela do PS ou outro partido que esteja no Governo

A vários meses das autárquicas, o partido está ainda a concluir a estratégia para as eleições, mas já assumiu que face às “características identitárias muito próprias” não apostará em alianças pré-eleitorais. “Admitimos coligações só em casos muito pontuais”, frisa.

Para Inês Sousa Real, o objetivo do PAN é conseguir um lugar na vereação em Lisboa e no Porto, estando confiante num “bom resultado”, ainda que com maior “probabilidade” na capital.

Ana Isabel Moura, ZAP //

 

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Nova espécie massiva de há 500 milhões de anos descoberta no Canadá

Espécie terá sido uma gigante dos oceanos, amedrontando presas com a sua carapaça, situada na zona da cabeça, que cobria dois terços do seu corpo. Uma equipa de cientistas descobriu na última semana um fóssil de …

Porque morrem tantos americanos?

Nos últimos 30 anos a esperança média de vida nos Estados Unidos da América não acompanhou as melhorias verificadas na Europa. "A América tem um problema relacionado com a morte". Assim começa uma análise, em espécie …

Já há turmas inteiras em casa devido a casos positivos de covid-19

As aulas da maioria das escolas arrancaram esta semana e já há turmas inteiras em casa, devido a casos positivos de covid-19. Tema será discutido na reunião do Infarmed, que acontece esta quinta-feira. Com o início …

Novo estudo indica que comer em excesso não é a principal causa da obesidade

A obesidade afeta grande parte da população e já é considerada umas das maiores epidemias do século XXI. Contudo, a ideia de quanto mais se come, mais propenso se está a ganhar peso pode ser …

Jogador do Santos foi ameaçado e perseguido (e filmou)

Saída da Taça do Brasil originou protestos e cenas de vandalismo. A última vitória do Santos foi no dia 13 de Agosto. O Santos não vive uma fase positiva. 13.º classificado no Brasileirão, foi afastado da …

Esta tarde, discute-se a "ampla abertura". Máscaras em espaços fechados são para manter

As restrições impostas na sequência do combate à pandemia de covid-19 deverão deixar de ser obrigatórias a partir do final do mês. Esta tarde, na reunião do Infarmed, os peritos vão propor a libertação. Esta quinta-feira, …

Eletricidade vai ficar mais cara a partir de outubro

A fatura da eletricidade vai voltar a subir 3% no dia 1 de outubro, depois de ter subido outros 3% a 1 de julho. O preço da eletricidade vai voltar a aumentar, a partir de 1 …

As vacas podem aprender a ir à casa de banho - e assim ajudar a salvar o Planeta

Os excrementos largados pelas vacas podem ser bastante prejudiciais para o Planeta, mas esta situação pode ser controlada se estes animais aprenderem a usar algo inesperado para a espécie de quatro patas - uma casa …

A receita para produzir cimento em Marte pode levar sangue, suor e lágrimas

Investigadores propõe que se produza cimento em Marte ou na Lua combinando poeira com sangue, suor e lágrimas de astronautas. No seu discurso inaugural como primeiro-ministro do Reino Unido, em 1940, Winston Churchill mostrou como as …

Podem já ter existido buracos negros microscópicos

Investigadores sugerem que, nos primeiros momentos do Big Bang, podem ter existido buracos negros primitivos do tamanho de um átomo de potássio. Desde sempre, os seres humanos quiseram explicar os fenómenos mais imprevisíveis e perturbadores do …