“É altura do PAN ter uma mulher como porta-voz”. Inês Sousa Real anuncia candidatura à liderança

João Relvas / Lusa

Depois da saída de André Silva, Inês de Sousa Real anuncia a sua candidatura à liderança do PAN e já está a preparar a lista e a moção de estratégia para apresentar no Congresso, agendado para 5 e 6 de junho. O anúncio foi feito este sábado pela líder parlamentar.

Ao Expresso, a deputado do PAN revelou que “foi uma decisão muito recente, em virtude da não perpetuação de cargos de liderança assumida pelo partido. O PAN nunca teve uma porta-voz e penso que já é altura de ter uma mulher como porta-voz. Sou a militante número 45, estou no partido desde a sua fundação e quero muito uma viragem pela positiva”.

A líder parlamentar aproveitou ainda para fazer um apelo à união do partido, que teve um ano atribulado, marcado por polémicas e saídas.

Inês de Sousa Real garante que, caso seja eleita, tenciona manter a tradição e ceder o seu lugar no comando da bancada parlamentar. O “mais lógico”, realça, será Bebiana Cunha substitui-la no cargo. No que diz repseito à lista para a CPN, esta terá entre os 27 membros militantes de norte a sul do país e respeitará o princípio da paridade

Questionada sobre a saída de André Silva, porta-voz desde 2014 e até agora a figura mais conhecida do PAN, admite que será preciso iniciar um novo caminho, mas acredita que o partido não será penalizado.

Na eventualidade de ser eleita deixa claro que o PAN “não fará fretes” ao Governo. A líder parlamentar justifica a viabilização do OE 2021 face a medidas essenciais de resposta à covid-19, assim como a aprovação de outras medidas importantes para o partido como a contratação de mais 261 profissionais para o INEM ou o reforço da verba para os Centros de Recolha Oficial de Animais.

O diálogo e a procura de entendimentos com o Executivo é estratégia para continuar, mas deixa um aviso: “é importante ter noção de que o PAN não será o pin na lapela do PS ou outro partido que esteja no Governo

A vários meses das autárquicas, o partido está ainda a concluir a estratégia para as eleições, mas já assumiu que face às “características identitárias muito próprias” não apostará em alianças pré-eleitorais. “Admitimos coligações só em casos muito pontuais”, frisa.

Para Inês Sousa Real, o objetivo do PAN é conseguir um lugar na vereação em Lisboa e no Porto, estando confiante num “bom resultado”, ainda que com maior “probabilidade” na capital.

Ana Isabel Moura Ana Isabel Moura, ZAP //

 

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Marinha dos EUA está a desenvolver drones para matar ovos em ninhos de pássaros selvagens

A Marinha norte-americana e a empresa Hitron Technologies uniram esforços para desenvolver um drone autónomo projetado especificamente para procurar e destruir o maior inimigo da Marinha: os pássaros. Os drones, que estão já a ser testados …

Cientistas criam hologramas que se movem pelo ar

Uma equipa de cientistas da Universidade Brigham Young, nos Estados Unidos, conseguiu desenvolver um holograma que projeta imagens em movimento. Se é fã de Star Treck, ficará impressionado com a mais recente inovação. Um grupo de …

Gangue detido por falsificar a especiaria mais cara do mundo

As autoridades espanholas detiveram um gangue que fazia milhões de euros por ano a falsificar a especiaria mais cara do mundo: o açafrão. Os 17 membros da quadrilha foram detidos na região de Castela-Mancha. Os criminosos …

Santuário medieval recebe escultura em pedra que usa máscara contra a covid-19

Uma catedral histórica do Reino Unido renovou um santuário do século XIV, acrescentando um detalhe que coloca em evidência o momento pandémico que o mundo vive. Agora, a nova escultura está a usar uma máscara …

Aos 10 anos, Adewumi chegou à elite mundial do xadrez (e fugiu ao Boko Haram)

Tanitoluwa Adewumi foi perseguido pelo Boko Haram, fugiu da Nigéria e foi sem-abrigo nos Estados Unidos. Agora, com apenas 10 anos, chegou à elite mundial do xadrez. Grande Mestre é um dos títulos vitalícios concedidos pela …

Hegemonia económica da China cada vez mais longe. Queda demográfica coloca Pequim sob pressão

O objetivo do país é tornar-se na maior potência económica do mundo nos próximos anos, mas a corrida pela hegemonia - disputada com os EUA - pode não ser uma meta fácil de alcançar. O …

Miss Universo 2021. Concorrente da Singapura usa roupa com o slogan "Stop Asian Hate"

Bernadette Belle Ong, uma concorrente do Miss Universo 2021, vestiu uma roupa com as cores de Singapura que continha as palavras Stop Asian Hate ("parem com o ódio contra os asiáticos"). Bernadette Belle Ong aproveitou o …

A Índia está a tornar quase impossível a vacinação dos sem-abrigo

A Índia está a dificultar o processo de vacinação dos sem-abrigo, uma vez que o programa requer um número de telemóvel e uma morada residencial. Muitas pessoas não têm nem um, nem outro.  Na Índia, quase …

Violência contra as mulheres é "uma pandemia", alerta ONU

Uma década após a criação da Convenção de Istambul, o marco dos tratados de direitos humanos para acabar com a violência de género, as mulheres enfrentam um ataque global aos seus direitos e segurança, alertaram …

Já se sabe qual a ocasião mais perdida do ano devido à pandemia (e há uma campanha para compensar)

Tomar um café com um amigo ou um familiar é o momento mais perdido do último ano devido à pandemia de covid-19. Nos últimos 12 meses, e em todas as cidades europeias, estima-se ter havido …