INEM altera sistema para responder mais rápido a reclamações

António Cotrim / Lusa

Depois de dois anos com dificuldades crescentes em responder, no prazo de 15 dias, a todas as queixas que lhe chegaram, o INEM prepara-se agora para mudar de sistema e, assim, recuperar o tempo de resposta.

Nos últimos dois anos, o INEM teve dificuldades em responder, no prazo de 15 dias, a todas as queixas que lhe chegaram, tendo este indicador descido drasticamente de qualidade de serviço. Este ano, o INEM prepara-se para alterar o sistema e recuperar o tempo de resposta.

Apesar do número bastante reduzido de reclamações, a resposta a reclamações em 15 dias foi um indicador que verificou uma queda acentuada em 2015 e 2016. Em 2014 a percentagem de resposta era de 96,41%, em 2015 baixou para 40,92% e em 2016 caiu para os 12,56%, de acordo com dados do instituto, citados pelo Público.

Segundo o INEM, para um total de 1,3 milhões de chamadas, em média, por ano, as reclamações rondam apenas os 0,02%. No ano passado, o INEM recebeu um total de 273 reclamações, tendo respondido a 67 no prazo de 15 dias.

O instituto considera ainda importante o grau de satisfação global do atendimento realizado pelos centros de orientação de doentes urgentes (CODU), indicador que não levanta preocupações já que a percentagem de utentes “muito satisfeitos” em 2017 foi de 87,01%.

Desde que a nova direção entrou em funções, o INEM está a fazer “alterações organizativas” de modo a responder a tempo às reclamações, o indicador que mais preocupa este instituto.

Ao Público, o INEM referiu que este “novo sistema informático de gestão de reclamações, actualmente em fase de teste, permitirá monitorizar melhor este processo”,acrescentando ainda que houve um reforço da equipa do Gabinete de Comunicação, que desde meados de 2016 tem a responsabilidade deste dossier.

A redução deste indicador de qualidade está relacionada com vários fatores. Como por exemplo, o facto de “o prazo de 15 dias ser manifestamente reduzido” tendo em conta que “o processo de gestão de reclamações é complexo”, já que implica a avaliação de toda a cronologia e ainda a audição das chamadas em causa.

Além disso, “um número muito significativo de reclamações incide sobre a actuação de meios cujos tripulantes não são trabalhadores do instituto e que obrigam a solicitar informações a outras entidades“, como bombeiros, hospitais ou Cruz Vermelha, o que pode atrasar a resposta.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Covid-19. Hotel cinco estrelas na Austrália vai acolher sem-abrigo

A Austrália vai levar a cabo um projeto piloto que visa retirar das ruas alguns sem-abrigo e transferi-los para hotéis de luxo, protegendo-os assim do novo coronavírus oriundo da China (Covid-19).  O projeto, Hotels With Heart, …

Red Bull equacionou infeção voluntária dos seus pilotos

Um responsável da Red Bull admitiu que propôs aos pilotos da marca austríaca, que participa no Mundial de Fórmula 1, uma estratégia de infeção voluntária de covid-19, visando ficarem imunes no início da temporada. Helmut Marko …

TAP avança com lay-off para 90% dos trabalhadores (e reduz atividade para cinco voos semanais)

Numa mensagem enviada aos seus funcionários, a TAP revelou que vai mesmo avançar com um processo de 'lay-off' para 90% dos trabalhadores e com a redução do período normal de trabalho em 20% para os …

Estado vai devolver 3 mil milhões em reembolsos do IRS

O Estado vai devolver 3 mil milhões de euros aos contribuintes em reembolsos do IRS, cuja entrega arranca esta quarta-feira e se estende até 30 de junho. A informação foi avançada pelo ministro de Estado, …

Há quatro infetados no sistema prisional. Estão todos em isolamento domiciliário

O Ministério da Justiça revelou esta terça-feira que aumentou para quatro o número de infetados com covid-19 no sistema prisional e que estão todos em isolamento domiciliário segundo indicação da saúde pública. Em comunicado, o Ministério …

Sousa Cintra diz que Rafael Leão "não ficou no Sporting porque foi apertado"

Sousa Cintra, ex-líder da SAD do Sporting no tempo da Comissão de Gestão, lamenta a rescisão do jogador Rafael Leão, considerando que "ele não continuou porque foi apertado". O jovem jogador foi, recentemente, condenado a …

Portugal tem há cinco dias os mesmos 43 recuperados. DGS e especialistas explicam porquê

Portugal regista, desde o passado dia 27 de abril, os mesmos 43 recuperados da Covid-19, segundo os boletins epidemiológicos diários da Direção-Geral da Saúde. Questionado pela agência Lusa sobre a estagnação no número de altas hospitalares …

Morreu o coronel Andrade de Moura, um dos capitães de Abril

A Câmara Municipal de Estremoz, no distrito de Évora, prestou esta terça-feira homenagem ao coronel Andrade de Moura, um dos capitães de Abril de 1974, que morreu no passado dia 23 de março aos 86 …

À boleia da pandemia, Parlamento da Hungria reforça poderes de Viktor Orbán

O Parlamento húngaro aprovou, esta segunda-feira, uma série de medidas para fazer face à pandemia de covid-19, entre as quais um projeto de lei que permite o estado de emergência por tempo indeterminado. De acordo com …

Portugal deverá perder dois milhões de habitantes até 2080

A população residente em Portugal poderá baixar dos atuais 10,3 milhões de habitantes para 8,2 milhões em 2080, de acordo com projeções do Instituto Nacional de Estatística (INE) esta terça-feira divulgadas. Os mesmos dados indicam, porém, …