INEM recorre ao SIRESP para melhorar tempo de resposta

Pedro Ribeiro Simões / Flickr

O SIRESP, a InfoPortugal e o Google Maps serão as novas fontes utilizadas

O INEM vai passar a contar com o apoio do SIRESP de forma a melhorar os seus tempos de reposta e localizar com mais facilidade a origem dos pedidos de socorro que chegam através do 112.

O Diário de Notícias, que avança a notícia nesta quarta-feira, relembra que há neste momento mais de 120 reclamações no Portal da Queixa do Instituto Nacional de Emergência Médica, muitas das quais relacionadas com o tempo de espera.

O diário dá com exemplo um acidente que envolveu uma criança, no qual o INEM terá demorado cerca de 25 minutos a enviar uma ambulância até ao local. Há ainda relatos de casos mais graves que, quando a ambulância chegou, já não havia mais nada a fazer a não ser declarar o óbito.

Face à demora excessiva na reposta a situações de emergência, o INEM atualizou o sistema informático dos Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU), que conta agora uma nova cartografia digital. O novo sistema permitirá melhorar a localização das ocorrências e uniformizar a informação partilhada com o 112.

Além disso, os CODU terão acesso a novas fontes de informação para localização dos pedidos de socorro: InfoPortugal (empresa especialista em Sistemas de Informação Geográfica), Google Maps e as coordenadas remetidas pelo rádio SIRESP.

O novo Sistema Integrado de Atendimento e Despacho de Emergência Médica vai ainda assegurar o registo do atendimento das chamadas recebidas através do Número Europeu de Emergência, a triagem e o despacho dos meios de emergência médica.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Testes rápidos registaram maior número de sempre. APED defende venda nos super e hipermercados

O recurso a testes rápidos de antigénio à covid-19 está a aumentar em Portugal, tendo atingido o maior número a 7 de abril, com mais de 34 mil realizados nesse dia, segundo dados do Instituto …

Francisco Rodrigues dos Santos admite que tem sido "difícil" juntar o CDS (mas "não por falta de iniciativa")

Francisco Rodrigues dos Santos, presidente do CDS-PP, afirmou, numa entrevista ao Jornal de Notícias e TSF que tem sido "difícil" conquistar a coesão do partido. Em entrevista ao Jornal de Notícias e à TSF, o líder …

Isabel dos Santos usou equipa de espiões para provar "conspiração" e "vingança" de João Lourenço

A empresária Isabel dos Santos contratou uma firma de antigos agentes secretos israelitas para provar que foi vítima de um ataque orquestrado pelo governo de João Lourenço. Isabel dos Santos criou uma equipa de espiões para …

"Perdemos o avô da nação". Morte do príncipe Filipe deixou "um grande vazio" na vida de Isabel II

A morte do príncipe Filipe, duque de Edimburgo, na sexta-feira, aos 99 anos, deixou a Rainha Isabel II, sua esposa, com "um grande vazio na sua vida", disse este domingo aos jornalistas o seu filho …

Mapa online interativo ajudou indígenas do Panamá a fazer frente à pandemia

Quando a covid-19 chegou ao Panamá no ano passado, o cartógrafo Carlos Doviaza temeu pelas pessoas indígenas da sua comunidade. Por isso, para as ajudar, dedicou-se a fazer aquilo que faz melhor: mapas. "Pensei: 'Porque não …

"A política ama traição, mas despreza o traidor". Sócrates acusa PS de "ataque injusto" (e diz-se alvo de "vingança" da direita)

"A política ama a traição, mas despreza o traidor". No livro "Só Agora Começou", que será publicado nos próximos dias, José Sócrates acusa a atual direção do PS de traição. De acordo com o Diário de …

Portugal regista mais 566 casos e seis óbitos por covid-19

Portugal registou, este domingo, mais seis mortes e 566 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da Direção-Geral da Saúde …

PS quer que Cavaco Silva diga "quando é que soube do buraco do BES"

O PS quer que o antigo Presidente da República Cavaco Silva esclareça "quando é que soube do buraco do BES" e porque é que "não agiu atempadamente" para evitar o aumento de capital, que gerou …

Perdoar o passado, celebrar o renascimento e cumprir tradições. A primavera traz o Nowruz, o ano novo persa

Assim que as flores começam a desabrochar e os dias ficam mais longos, fica claro que o Nowruz está prestes a chegar. A celebração do ano novo iraniano é secular, com raízes que remontam a …

“Mostrámos que sabemos governar”. Bloco apresenta candidata a Lisboa (e abre a porta a acordo com PS)

O Bloco de Esquerda apresentou a candidatura de Beatriz Gomes Dias à Câmara Municipal de Lisboa, pediu “mais força” para determinar a governação da cidade e abriu a porta a novos entendimentos com o PS …