O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) denunciou na quinta-feira a ocorrência de chamadas fraudulentas realizadas em seu nome nos últimos dias, para efeitos de inquéritos de satisfação.
O INEM adiantou, em comunicado, que nos últimos dias recebeu denúncias de cidadãos referindo que foram contactados telefonicamente pelo INEM para efeitos de inquérito de satisfação, com recurso a um número de telefone não identificado, noticiou a agência Lusa.
“O INEM informa que estas chamadas telefónicas são falsas e constituem fraude porque não são realizadas pelo Instituto”, lê-se na nota.
De acordo com a informação transmitida ao INEM, no decorrer das referidas chamadas, com duração aproximada de 15 a 20 minutos, são colocadas várias perguntas do foro pessoal e privado.
O INEM adiantou que realiza com regularidade inquéritos de satisfação aos utentes que recorrem aos seus serviços e que estes questionários telefónicos têm duração aproximada de dois minutos e as chamadas não são anónimas.
De acordo com o Expresso, o organismo adiantou, também, que os inquéritos de satisfação que realiza “são sempre efetuados na sequência de um pedido de socorro feito através do Número Europeu de Emergência – 112”.
Nas chamadas em causa, são pedidas informações sobre o género, a idade, o distrito, a profissão, as habilitações literárias do inquirido, não sendo solicitados quaisquer outros dados pessoais, dados sobre os profissionais que fizeram o atendimento ou a satisfação com os meios utilizados nas operações de socorro.
O instituto pediu ao público para que, caso tenha conhecimento de alguma situação de fraude telefónica realizada em nome do INEM, denuncie a situação às autoridades.
O INEM é o organismo do Ministério da Saúde responsável por coordenar o funcionamento, no território de Portugal Continental, de um Sistema Integrado de Emergência Médica, de forma a garantir aos sinistrados ou vítimas de doença súbita a pronta e correcta prestação de cuidados de saúde.