/

INE manda parar automobilistas para responder a inquérito

10

O Instituto Nacional de Estatística (INE) está a realizar um inquérito sobre turismo internacional aos automobilistas, de forma aleatória, nas estradas da fronteira.

A ação conta com o apoio da GNR, que corta faixas de rodagem para facilitar as perguntas, e abrange também quem chega aos aeroportos e aos portos nacionais.

O INE referiu ao Jornal de Negócios que se trata de uma “operação estatística oficial desenvolvida de acordo com a lei do sistema estatístico nacional, sendo obrigatória a sua resposta“.

O inquérito inclui questões sobre o dinheiro gasto no destino, a escolaridade e nome dos passageiros e condutor da viatura, e data de entrada e saída.

O método escolhido permite a “realização de entrevistas presenciais por amostragem e dirigidas aos viajantes que transitam nas principais fronteiras aéreas, marítimas e rodoviárias”, explicou o Instituto.

As entrevistas são realizadas por um entrevistador credenciado pelo INE, em locais próximos da fronteira e de paragem das viaturas.

O inquérito tem como objetivo “estimar o número de residentes e de não residentes que atravessam as principais fronteiras nacionais, conhecer o perfil dos viajantes e suas deslocações, bem como obter uma estrutura de repartição de gastos turísticos internacionais por principais rubricas de despesa”, disse o INE ao Jornal de Negócios.

O Instituto destacou ainda que os resultados “visam satisfazer não só as necessidades para as estatísticas de turismo e transportes, como proporcionar informação para as Contas Nacionais, nomeadamente no que se refere à atualização da Conta Satélite do Turismo, bem como para a estrutura de ponderadores do Índice Harmonizado de Preços no Consumidor”.

BZR, ZAP

10 Comments

  1. WOW! Isso parece uma lei do antigo regime ditatorial!
    Onde está a privacidade? Onde está o direito a gastar o dinheiro que ganho sem ter de prestar contas à estranhos? E a final como comprovam que os valores que declaro são certos?

  2. Bem a resposta e obrigatória, isto a meu ver, depende das perguntas que sejam feitas. Agora mandar parar numa via de circulação, não sei se será inconstitucional. O inquérito pode demorar alguns minutos. Então e onde está a liberdade de se ser questionado-mandado parar- onde “lhes ” apetece?

  3. Tinha que vir à baila os governos xuxialistas ò Manuel santos mas você está a dizer isso com convicção ou não percebe nada do assunto eorganismos do estado e acha que este governo já tinha tempo para avançar com um plano destes?

    • Eu não sou um penedo, percebo disto a pacotes. Falo com convicção. Se fosse no governo anterior havia demissões. Neste governo está sempre tudo bem. É normal, os xuxalistas estão contentes com os seus subsídios e estão todos no café. Os outros estão a trabalhar para ver se o país anda para a frente ou a comentar num site qualquer…

  4. Parece um truque para assaltar incautos…
    Isto é constitucional srs donos do respectivo tribunal?
    Alguem é obrigado a parar perante um civil que ostenta um sinal que pode ter sido comprado numa “loja dos 300”?
    Quem são os mandantes e qual o verdadeiro objectivo?
    Que povo este… tao mansinho tao mansinho que tudo permite se for orquestrado por politiqueiros. Ja se for o vizinho a roubar um balde de agua espetam-lhe logo um tiro nos cornos ou um facarruço nas goelas…!

  5. O que “eles” engendram para devassar e violar a privacidade dos cidadãos.
    Só falta realizar um inquérito com resposta obrigatória sobre o número de
    quecas dadas durante o ano.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.