O lento adiós das touradas? A indústria tauromáquica de Espanha está em crise

2

Afinal pode ser um modelo de negócios falhado, em vez do ativismo pelos direitos dos animais, que finalmente força os toureiros a pendurarem as suas capas para sempre.

Tradicionalmente, a época de touradas em Espanha começa em fevereiro em Valdemorillo, uma pequena cidade localizada a aproximadamente 40 km de Madrid. Normalmente não atrairia grandes nomes, mas em 2022, o astro toureiro Morante de la Puebla confirmou a sua aparição.

Numa profissão caracterizada por divisões internas, há uma sensação crescente de que a próxima temporada precisa de ser um sucesso para que as touradas não desapareçam por completo.

As touradas estão proibidas na Catalunha desde 2011, mas no resto do país a conversa mudou desde o início da pandemia. Onde antes o debate se concentrava na proibição, a questão agora é se uma boia de salva-vidas deve ser dada a esta indústria cultural em dificuldades.

O atual Governo de coligação de esquerda parece não ter vontade política para proibir explicitamente o que antes era conhecido como “festa nacional”, ou, inversamente, fornecer apoio para mantê-la a funcionar.

Assim, por exemplo, os bilhetes para as touradas foram claramente excluídos de um esquema anunciado pelo primeiro-ministro Pedro Sánchez em outubro do ano passado, segundo o qual os jovens receberiam passes culturais de 400 euros para sustentar vários setores.

As touradas são revistas nas artes e não nas secções desportivas dos jornais espanhóis e estão sob a tutela do Ministério da Cultura. Declarada ilegal pelo tribunal constitucional espanhol em 2016, a proibição catalã foi tanto para arrogância política quanto para proteger os direitos dos animais.

Antes do referendo da independência ilegal de 2017, o partido xenófobo e anti-imigração Vox explorou o sentimento anti-catalão e pró-touradas na sua campanha e tornou-se a terceira maior força da política espanhola. Morante de la Puebla costuma juntar-se ao líder do partido Santiago Abascal na campanha.

Mas o Vox tem mais a ganhar com o relacionamento do que os toureiros, especialmente nas áreas rurais onde o partido de Abascal atraiu com sucesso eleitores pró-touradas e caçadores. A extrema direita ofereceu alguma proteção para a profissão, mas também tornou-a um alvo mais valorizado.

Um número crescente de cidadãos progressistas tem uma aversão visceral às touradas porque são vistas como o último bastião dos reacionários sem lugar na democracia europeia do século XXI.

Nas guerras culturais da Espanha contemporânea, o lobby anti-touradas costuma ser rápido demais a rotular os aficionados como relíquias do regime franquista.

Os defensores da “festa nacional”, por sua vez, impedem qualquer debate sobre o seu futuro, descartando todas as potenciais objeções como manifestações de censura puritana. Como resultado, é virtualmente impossível ter um debate sério sobre as touradas, um assunto emotivo que foi armado por políticos de todo o espectro ideológico.

Uma capa vermelha para um líder local

A nível local, os municípios não têm jurisdição legal para emitir uma proibição geral, mas podem reter licenças. Na cidade costeira de Gijón, no norte do país, a autarca socialista Ana González anunciou que a praça de touros municipal será a partir de agora usada para música ao vivo, em vez de touradas.

As suas decisões surgiram depois de, nas suas palavras, “uma linha ter sido cruzada”: dois touros mortos no verão passado foram chamados de “El nigeriano” (O Nigeriano) e outro “El feminista” (O Feminista).

A presença de Morante de la Puebla no evento deu a isso um ar de provocação deliberada, mas provavelmente foi uma coincidência. Touros bravos herdam o nome das suas mães, por isso esses apelidos devem ter sido passados ​​para os touros das gerações anteriores, em vez de terem sido pensados.

Dito isto, exceções foram feitas no passado. O primeiro touro enfrentado pelo lendário Manolete como matador em 1939 foi batizado de “El Comunista” (O Comunista) durante a curta Segunda República (1931-36). Esse nome foi anátema após a vitória do General Franco na Guerra Civil (1936-39) e “O Comunista” foi diplomaticamente renomeado como “El mirador” (O Miradouro).

Uma carta aberta do presidente da Fundación del Toro de Lidia foi um presente para os satiristas, com as suas afirmações de que o encerramento do local de Gijón foi de alguma forma comparável à destruição de artefactos religiosos por fundamentalistas:

“Os talibãs, assim como a autarca de Gijón, esquecem-se que nem os Budas de Bamiã nem os touros pertencem a eles, mas são uma herança comum da humanidade”.

Na opinião de González, agora é a hora de ouvir os muitos cidadãos de Gijón que se opõem às touradas. Nos últimos anos, ativistas dos direitos dos animais organizaram grandes manifestações fora da praça de touros.

Mesmo ignorando o movimento abolicionista, as touradas são um modelo de negócio falido. Enfrentam desafios específicos que tornarão a sobrevivência ainda mais difícil à medida que a pandemia se prolongar.

As principais praças de touros da Espanha (Bilbau, Madrid, Pamplona, Sevilha, Valência, Saragoça) estão praticamente inativas há dois anos.

Mas com um público a envelhecer e algumas medidas de distanciamento social que provavelmente permanecerão em vigor, o regresso das touradas requer um sacrifício de toureiros e criadores. Estes terão de reduzir significativamente os seus honorários se os empresários quiserem lucrar.

Existem custos fixos associados às touradas que dificultam a sua realização em menor escala. Histórias sobre o declínio da popularidade parecem muito exageradas quando as principais corridas podem atrair mais de 10.000 espectadores, mas um punhado de toureiros de elite à parte, menos contratos estão em discussão.

Muito parecido com a pandemia, provavelmente não haverá um dia específico em que a tourada termine, mas parece improvável que prospere no seu aspeto atual por muito mais tempo.

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.