“Indústria mais sexy da Europa” censurada no Instagram. Há 9 anos, as mesmas fotos não foram banidas

DR APICCAPS

Imagens da campanha de 2011 “The Sexiest Industry in Europe” da Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado (APICCAPS).

A rede social Instagram censurou imagens de uma campanha de publicidade lançada pela Associação Portuguesa de Calçado há 9 anos, em torno do lema “a indústria mais sexy da Europa”. 

Paulo Gonçalves, director de comunicação da Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado, Componentes, Artigos de Pele e seus Sucedâneos (APICCAPS), publicou no seu perfil do Instagram quatro imagens da campanha lançada em 2011, e que promoveu o calçado nacional como “a indústria mais sexy da Europa”. Em apenas cinco minutos, viu a sua conta bloqueada, como relata ao Eco.

O elemento da APICCAPS destaca que só pretendia aferir como é que as redes sociais reagiriam à campanha que inclui fotografias com nudez, mostrando mamilos masculinos e femininos.

“Postei as fotografias referentes à campanha de 2011 “The Sexiest Industry in Europe” e fiz a seguinte pergunta: há nove anos criamos muito ruído e acabámos por surpreender internacionalmente ao desenvolvermos uma campanha arrojada como esta. Como seria hoje?”, frisa no Eco.

“A sociedade reagiu 5 minutos depois. Vi a minha conta bloqueada pelo Instagram“, acrescenta Paulo Gonçalves.

“Em 2011, as mesmas fotos foram publicadas nas redes sociais e não foram banidas“, aponta o director de comunicação da APICCAPS, lamentando que “hoje a sociedade é muito mais conservadora do que há dez ou 15 anos”.

“Quando lançámos esta campanha, há nove anos, tínhamos uma liberdade de expressão e de pensamento criativo que hoje não temos”, vinca ainda.

Este cenário é “assustador”, segundo Paulo Gonlçalves que diz que se trata de “amputar” o “talento”, a “criatividade” e a “capacidade de surpreender”, características que diz serem essenciais no mundo da moda.

A campanha foi “altamente elogiada internacionalmente” em 2011, “exactamente, porque era fora da caixa e surpreendente“, considera ainda.

Paulo Gonçalves nota, contudo, que “hoje muito dificilmente faria uma campanha desta natureza” para não arriscar censuras, o que não seria nada positivo para uma “indústria que representa dois mil milhões de euros de exportação”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Montezemolo revelou o sonho que Ayrton Senna não cumpriu

O antigo presidente da equipa da Ferrari, Luca di Montezemolo, revelou que o seu maior arrependimento foi não ter conseguido levar Ayrto Senna para a equipa. Em 1994, Ayrton Senna morreu de forma trágica quando perdeu o …

Friends: atores já terminaram as gravações do episódio especial

Ainda antes de os talk shows serem suspensos devido à COVID-19, Matt LeBlanc foi um dos convidados do The Kelly Clarkson Show, onde confirmou que as gravações do episódio especial de FRIENDS estavam concluídas. O programa …

YouTube remove vídeos que vinculam falsamente a Covid-19 ao 5G

A onda de teorias falsas que ligam a pandemia da COVID-19 ao 5G levou a uma série de incidentes, incluindo ameaças a engenheiros. Agora, o YouTube está a reprimir essa desinformação. O YouTube informou que removerá …

Engenheiros construiram um ventilador caseiro. Pode servir como "último recurso"

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Vanderbilt, nos Estados Unidos, construiu um ventilador caseiro que pode ser usado como último recurso. A pandemia de covid-19 continua a desafiar as comunidades médicas e uma das ameaças …

Sepultura de genocídio encontrada no Ruanda pode conter 30 mil corpos

No Ruanda, foi encontrada uma sepultura que pode conter 30 mil vítimas do genocídio no país em 1994. Cerca de 800 mil tutsis e hutus moderados foram assassinados. Mais de 25 anos depois de um genocídio …

Belenenses SAD entra parcialmente em lay-off

"A indústria do futebol está entre as mais atingidas pelos efeitos da pandemia", que provocou a suspensão de praticamente todas as provas futebolísticas, destaca o Belenenses SAD. O Belenenses SAD, da I Liga de futebol, entrou …

Dois milhões de máscaras furtadas em Espanha podem ter sido vendidas em Portugal

O equipamento médico e sanitário furtado está avaliado em cinco milhões de euros e terá sido adquirido por uma empresa portuguesa que conhecia a proveniência do material. Um empresário de Santiago de Compostela foi detido por, …

Facebook terá tentado comprar um software de espionagem em 2017

O Facebook tem estado envolvido em vários escândalos e o mais recente está relacionado com a alegada compra da ferramenta Pegasus, usada para hackear iPhones. A empresa de segurança informática NSO Group, responsável pela Pegasus, alega …

Primeiro-ministro espanhol diz que coronavírus desafia o futuro da UE. E fá-lo em sete idiomas

O primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez publicou no domingo um artigo em sete idiomas europeus, argumentando que o coronavírus pode ser a ruína da União europeia (UE) caso não sejam tomadas medidas mais drásticas para lidar …

Viseiras de Leiria despertam cobiça. Bélgica e EUA queriam comprar toda a produção

Várias empresas de moldes e plásticos da região de Leiria estão a fabricar viseiras de protecção contra a Covid-19. Uma adaptação em tempos de pandemia que está a levantar atenção no estrangeiro, com EUA e …