“Indústria mais sexy da Europa” censurada no Instagram. Há 9 anos, as mesmas fotos não foram banidas

DR APICCAPS

Imagens da campanha de 2011 “The Sexiest Industry in Europe” da Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado (APICCAPS).

A rede social Instagram censurou imagens de uma campanha de publicidade lançada pela Associação Portuguesa de Calçado há 9 anos, em torno do lema “a indústria mais sexy da Europa”. 

Paulo Gonçalves, director de comunicação da Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado, Componentes, Artigos de Pele e seus Sucedâneos (APICCAPS), publicou no seu perfil do Instagram quatro imagens da campanha lançada em 2011, e que promoveu o calçado nacional como “a indústria mais sexy da Europa”. Em apenas cinco minutos, viu a sua conta bloqueada, como relata ao Eco.

O elemento da APICCAPS destaca que só pretendia aferir como é que as redes sociais reagiriam à campanha que inclui fotografias com nudez, mostrando mamilos masculinos e femininos.

“Postei as fotografias referentes à campanha de 2011 “The Sexiest Industry in Europe” e fiz a seguinte pergunta: há nove anos criamos muito ruído e acabámos por surpreender internacionalmente ao desenvolvermos uma campanha arrojada como esta. Como seria hoje?”, frisa no Eco.

“A sociedade reagiu 5 minutos depois. Vi a minha conta bloqueada pelo Instagram“, acrescenta Paulo Gonçalves.

“Em 2011, as mesmas fotos foram publicadas nas redes sociais e não foram banidas“, aponta o director de comunicação da APICCAPS, lamentando que “hoje a sociedade é muito mais conservadora do que há dez ou 15 anos”.

“Quando lançámos esta campanha, há nove anos, tínhamos uma liberdade de expressão e de pensamento criativo que hoje não temos”, vinca ainda.

Este cenário é “assustador”, segundo Paulo Gonlçalves que diz que se trata de “amputar” o “talento”, a “criatividade” e a “capacidade de surpreender”, características que diz serem essenciais no mundo da moda.

A campanha foi “altamente elogiada internacionalmente” em 2011, “exactamente, porque era fora da caixa e surpreendente“, considera ainda.

Paulo Gonçalves nota, contudo, que “hoje muito dificilmente faria uma campanha desta natureza” para não arriscar censuras, o que não seria nada positivo para uma “indústria que representa dois mil milhões de euros de exportação”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas estudam a presença de água líquida em exoluas de planetas "fugitivos"

Astrofísicos calcularam que tais sistemas poderiam abrigar água suficiente para tornar a vida possível - e sustentá-la. A água - no estado líquido - é o elixir da vida. Tornou a vida possível na Terra e …

Portugal tem o segundo melhor ataque do Euro. E a terceira pior defesa

Fechada a segunda jornada da fase de Grupos do Euro 2020, a seleção nacional tem o segundo melhor ataque da prova, com 5 golos marcados, atrás apenas da Itália. Mas tem também a terceira pior …

Espanha 1-1 Itália | Hino ao desperdício trama La Roja

A Polónia, comandada pelo treinador português Paulo Sousa, empatou hoje a um golo com a Espanha, em Sevilha, em encontro da segunda jornada do Grupo E do Euro2020, mantendo-se ambas sem vitórias. A formação espanhola, que …

Já pode ajudar a NASA a batizar o manequim que vai até à Lua

A agência espacial norte-americana está a pedir ajuda para batizar o "Moonikin", o manequim que vai a bordo da nave Orion, durante a missão lunar Artemis I, ainda este ano. Quando a nave espacial Orion, da …

Portugal em Europeus: as últimas três derrotas foram (todas) contra a Alemanha

Em 90 minutos, Portugal não era derrotado numa fase final de um Europeu desde a estreia no Europeu 2012. Recorde as seleções que bateram Portugal, até agora. "Já não posso ver os franceses à frente". Esta …

Spotify lança Greenroom (e abre concorrência ao Clubhouse)

O Spotify lançou na quarta-feira, dia 16 de junho, uma app de conversas por áudio em direto chamada Greenroom, uma resposta do gigante sueco de streaming de música à popular plataforma Clubhouse. O Greenroom permite que …

"Médicos de árvores" em Singapura ajudam a preservar os seus pacientes gigantes

Arboristas como Eric Ong são responsáveis pelo bem-estar das milhares de árvores em Singapura. O seu trabalho é essencial para a preservação da natureza. A Singapura é uma cidade-estado insular situada ao sul da Malásia, com …

Novo primeiro-ministro de Israel dá 14 dias a Netanyahu para deixar residência oficial

O novo primeiro-ministro de Israel, Naftali Benet, deu duas semanas ao antecessor Benjamin Netanyahu para abandonar a residência oficial do chefe de Governo, em Jerusalém, segundo adianta hoje a imprensa local. Benet terá enviado na sexta-feira …

Ponte inca com mais de 500 anos é reconstruída após cair durante a pandemia

Peruanos da comunidade Huinchiri, localizada na região de Cusco, estão a reconstruir uma ponte inca com 500 anos. Esta foi feita a partir de técnicas tradicionais de tecelagem para criar uma passagem sob o Rio …

Portugal 2-4 Alemanha | Reality check ao plano do engenheiro

A seleção portuguesa de futebol, campeã em título, caiu hoje para o terceiro lugar do Grupo F do Euro2020, ao perder por 4-2 com a Alemanha, em encontro da segunda jornada, disputado no Allianz Arena, …