Índia quer regressar à Lua já este ano

Três meses depois de ter falhado o lançamento do lander lunar Vikram, que se despenhou a 600 quilómetros do pólo sul, a Índia revelou na quarta-feira um novo plano para regressar à Lua e tornar-se, assim, no quarto país a alcançar o satélite, seguindo os passos dos Estados Unidos (EUA), da Rússia e da China.

Segundo noticiou esta quinta-feira o Observador, a missão Chandrayaan-3 pode descolar da Terra em 2020, já que o projeto está a correr “com tranquilidade”, de acordo com Kailasavadivoo Sivan, líder da Organização Indiana para Investigação do Espaço.

Como revelou o próprio, a instituição está a investir mais nos sistemas de lançamento para o espaço da missão Chandrayaan-3, projeto que inclui o desenvolvimento de um lander, um rover e um módulo de propulsão que vão custar 31 milhões de euros.

Os baixos custos das missões são a base dos planos espaciais da Índia. Em 2017, três anos depois de ter sido o primeiro país asiático a chegar a Marte, com apenas 66 milhões de euros, lançou 104 satélites numa única missão.

O país está também a preparar-se para ser a próxima nação a enviar astronautas para o espaço. Kailasavadivoo Sivan revelou que a agência espacial indiana já escolheu quatro astronautas para incorporar a primeira missão tripulada ao espaço e que todos vão começar os treinos já este mês, na Rússia.

A Índia tenciona enviar os primeiros astronautas para o espaço em 2022. Kailasavadivoo Sivan afirmou que a agência indiana está a fazer “bons progressos” nesse objetivo.

Já o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, afirmou estar confiante nas missões. “Vamos olhar para esta viagem e esforço com muita satisfação. As aprendizagens de hoje vão fazer-nos fortes e melhores. Vai haver um novo amanhecer e um amanhã mais brilhante muito em breve”, declarou.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Nova aplicação deteta insuficiência cardíaca através da voz

Foi desenvolvida uma nova aplicação para smartphones que prevê a insuficiência cardíaca através da voz. A tecnologia baseia-se num dos sintomas mais comuns: a falta de ar. O sintoma mais comum da insuficiência cardíaca é a …

Atividade física ajuda a prevenir a perda de visão

Uma nova investigação sugere que o exercício físico pode ser um componente-chave na prevenção da perda de visão. Os benefícios da atividade física são cada vez mais conhecidos, mas há alguns que devem ser tidos em …

Dubai vai construir uma cidade marciana no deserto

O Dubai tem em mãos um projeto ambicioso: a construção de uma cidade marciana. O projeto foi apresentado por uma empresa sediada em Copenhaga e Nova Iorque e é uma parte do plano dos Emirados …

Coreia do Norte voltou a rejeitar negociações com os Estados Unidos

A Coreia do Norte disse, esta terça-feira, que não tenciona retomar o diálogo com os Estados Unidos, quando o vice-secretário de Estado norte-americano, Stephen Biegun, chegou à Coreia do Sul para discutir diplomacia nuclear. Num comunicado …

Construiu uma cadeira de rodas com bicicletas elétricas para a namorada. Agora, vai produzi-la em massa

Para Zack Nelson, construir esta  peça inovadora de engenharia foi "super divertido e surpreendentemente simples". Há cerca de um ano, Zack Nelson, o youtuber de tecnologia do canal JerryRigEverything, uniu duas bicicletas elétricas para criar uma …

A reeleição de Trump nunca esteve tão ameaçada. A culpa é do pessimismo dos americanos

A gestão do Presidente norte-americano face à pandemia e a perspetiva de uma crise económica ameaçam a reeleição de Donald Trump. Um estudo de opinião da Fundação Peter G Peterson para o The Financial Times indica …

Ministros da Indonésia promovem colar de eucalipto como cura para a covid-19

O ministro da Agricultura da Indonésia foi muito criticado por especialistas por alegar que um colar feito de eucalipto pode ajudar a impedir a transmissão da covid-19. Segundo o The Guardian, o ministro da Agricultura da …

SATA pede auxílio ao Estado no valor de 163 milhões de euros

A SATA, companhia aérea detida a 100% pela Região Autónoma dos Açores, precisa do valor até ao final do ano para pagar dívidas. A SATA pediu um auxílio ao Estado de 163 milhões de euros para …

Cortiça portuguesa usada em foguetões da Space X

A Corticeira Amorim forneceu a Space X, de Elon Musk, para componentes usados nos foguetões espaciais da empresa, adiantou o presidente da empresa, António Rios Amorim. "É o nosso maior cliente [deste segmento] neste momento desde …

Pandemia põe em risco mais de 40% dos empregos no Algarve

Além do Algarve, outros destinos turísticos europeus, como ilhas do sul da Grécia, Canárias e Baleares, estão também em risco. As regiões onde o turismo tem mais peso enfrentam um risco maior de destruição de emprego, …