Está a chegar a hora. Depois do falhanço do Chandrayaan-2 em 2019, a Índia não baixou a cabeça e aponta aos céus uma segunda vez.
Esta sexta-feira, pelas 10h05 de Portugal Continental, o Chandrayaan-3 da Organização Indiana de Pesquisa Espacial (ISRO), agência espacial indiana, vai tentar ser o primeiro rover indiano a aterrar na Lua, após ser lançado por um foguete LVM3 a partir do Centro Espacial Satish Dawan, no sul da Índia.
A última tentativa semelhante da Índia, com o Chandrayaan-2, deixou um desgosto nos corações dos cidadãos indianos, tendo a aeronave colidido na fase final.
O novo Chandrayaan-3 — que significa “veículo lunar”, em português — foi construído com um humilde orçamento de cerca de 67 milhões de euros.
Caso seja bem sucedida, a Índia será o quarto país no Mundo a conseguir aterrar na Lua, a seguir aos EUA, à antiga União Soviética e à China. Este ano, dois países já falharam as respetivas aterragens no satélite natural — o Japão, cuja aeronave ficou sem combustível, e Israel, que não conseguiu aterrar após, segundo a Al Jazeera, se despenhar contra a superfície lunar.
A viagem pode ser acompanhada em direto a partir do Youtube ou do Facebook.
LVM3 M4/Chandrayaan-3 Mission:
Mission Readiness Review is completed.
The board has authorised the launch.
The countdown begins tomorrow.The launch can be viewed LIVE onhttps://t.co/5wOj8aimkHhttps://t.co/zugXQAY0c0https://t.co/u5b07tA9e5
DD National
from 14:00 Hrs. IST…— ISRO (@isro) July 12, 2023