GIFT City: Índia está a construir uma cidade de raiz para atrair novos investidores

A ideia é que a mais recente cidade atraia novos investidores, nacionais e estrangeiros, e que se torne num centro financeiro global, a par da Singapura e Hong Kong.

A nova cidade chama-se Gujarat International Finance-Tec City, ou GIFT City, e para já tem apenas alguns edifícios com escritórios, uma escola e um centro de dados. Situa-se no Estado de Gujarat, a oeste da Índia, que é um dos estados mais industrializados do país.

No entanto, esta cidade construída de raiz foi pensada para oferecer aos seus investidores, estrangeiros um fácil acesso à economia indiana, que está em grande expansão. Aliás, a economia indiana cresceu mais do que a da China no último trimestre de 2017, com um aumento de 7,2%, escreve a Visão.

A GIFT City, a primeira cidade inteligente da Índia, é a concretização de uma vontade do primeiro-ministro indiano Narendra Modi, que quis construir um centro de crescimento dos serviço financeiros do país.

O objetivo é que esta cidade se torne num centro financeiro global, capaz de competir com Singapura e Hong Kong. Além disso, espera-se que esta cidade recente seja capaz de atrair novos investidores nacionais, mas principalmente estrangeiros.

Ajay Pandey, CEO da GIFT City (que em vez de um autarca, tem um CEO), afirmou à CNN que este espaço tem tudo o que é necessário para continua a evoluir “do ponto de vista negocial”.

Foram estabelecidas na cidade duas bolsas de valores e as isenções governamentais tornaram o comércio livre de impostos e mito mais apelativo. Além disso, a cidade vai ter o seu próprio regulador financeiro, que irá evitar que os investidores estrangeiros tenham de enfrenta tantas burocracias.

Pandey não duvida o potencial, mas garante que há um longo caminho por percorrer. “Singapura e Hong Kong não foram construídas do dia para a noite, temos muito que fazer”, disse.

Devido aos baixos preços das propriedades, isenção fiscal e outros incentivos, a GIFT City já ajudou muitas empresas estrangeiras a reduzir os seus custos em mais de 80%. São já cerca de 200 empresas a operar na cidade, que empregam 7.500 pessoas.

O próximo passo é tornar a cidade numa zona habitacional. As primeiras residências deverão estar prontas em maio. Até lá, os trabalhadores são levados até à cidade de autocarro.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Antártida tem quase mais 20% de colónias de pinguins-imperador do que se pensava

Imagens de satélite revelam que há quase mais 20% de colónias de pinguins-imperador na Antártida do que se pensava anteriormente, totalizando 61, divulgou esta quarta-feira a Agência Espacial Europeia (ESA). Dados obtidos por dois satélites europeus …

De taxista a bombeiro. EHang lança drone para combater incêndios em arranha-céus

A chinesa EHang tem concentrado os seus esforços em serviços de táxi ou turismo aéreo. Agora, a empresa de mobilidade quer provar a versatilidade da sua plataforma de veículos autónomos com o lançamento de uma …

Netflix lidera mercado de streaming em Portugal e ranking do IMDb

A Netflix junta, neste momento, o melhor de dois mundos. Tem um catálogo maior, e por isso com mais produções bem cotadas no IMDb, e é também o serviço de streaming com maior número de …

"Estou cansada de ter medo". Candidata da oposição faz tremer presidenciais na Bielorrússia

Na Bielorrússia, Svetlana Tikhanovskaya, candidata da oposição de apenas 37 anos, está a fazer frente ao mais antigo líder da europa, na corrida as eleições presidenciais. Tikhanovskaya mantém-se firme na luta pelo poder contra o presidente …

Fauci revela que recebeu ameaças de morte e que as suas filhas foram assediadas

Anthony Fauci, um dos principais peritos em doenças infecciosas da Casa Branca, revelou esta quarta-feira que recebeu ameaças de morte e que as suas filhas foram assediadas por causa das suas declarações sobre a covid-19. "Receber …

Califórnia já tem uma estrada pavimentada com plástico

O que parece uma estrada comum é agora a mais recente novidade na cidade de Oroville, na Califórnia. A nova construção junta uma tecnologia que mistura garrafas de plástico com asfalto. Por cada quilómetro de …

Mais de mil operacionais combatem cinco grandes fogos em Portugal

Mais de 1100 operacionais e 16 meios aéreos estão a combater, esta quinta-feira, os cinco maiores incêndios rurais em território continental, concentrados sobretudo na região Centro, de acordo com dados da Proteção Civil. Segundo o site …

Coca-Cola financiou estudos científicos que minimizaram o papel das bebidas açucaradas na obesidade, revela investigação

A Coca-Cola terá financiado com milhões de dólares vários estudos científicos que minimizaram o impacto das bebidas açucaradas na obesidade. A conclusão é de uma investigação publicada na revista médica Public Health Nutrition, que conta …

André Ventura vai pedir suspensão temporária do mandato no Parlamento

O deputado do Chega vai pedir, em setembro, a suspensão do mandato parlamentar até fevereiro do próximo ano para se dedicar às campanhas eleitorais da região dos Açores e das Presidenciais. Em declarações à agência Lusa, …

Governo abre concursos para 800 novos técnicos especializados nas escolas

As escolas vão poder contratar mais de 800 novos técnicos especializados, um reforço de recursos humanos "englobado nas medidas excecionais de organização e funcionamento das escolas para o próximo ano letivo". "As escolas vão poder contratar …