Índia com quase um milhão de novos casos em três dias. UE e EUA preparam ajuda

A Índia registou quase 350 mil novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, um novo máximo a nível mundial, tendo as autoridades locais decidido prolongar o confinamento por mais uma semana na capital Nova Deli.

O país, que tem uma população de 1,3 mil milhões de habitantes, está a braços com um surto epidémico terrível, com mais 349.691 novos casos registados nas últimas 24 horas, segundo dados divulgados pela agência France-Presse (AFP).

O país registou ainda 2767 mortes por infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2, sendo também um novo máximo nacional, acrescenta a AFP.

Tal como recorda o semanário Expresso, o país tem vindo a bater recordes de mortos e de novas infeções. Em apenas três dias, registou quase um milhão de novos casos de covid-19.

Neste momento, é o segundo país mais afetado pela pandemia, com 17 milhões de casos confirmados, ficando apenas atrás dos Estados Unidos (mais de 32 milhões). E os especialistas defendem que os números oficiais são bastante mais baixos do que os reais.

Além de estar a enfrentar uma nova variante, que parece ser mais transmissível, a Índia lida, ao mesmo tempo, com um serviço de saúde sobrecarregado e uma crise no fornecimento de oxigénio.

Devido a esta situação, o chefe do Governo de Nova Deli, Arvind Kejriwal, anunciou que foi decidido “prolongar o confinamento por uma semana”, sublinhando que “a devastação do coronavírus continua e que não dá descanso.” Com uma população de 20 milhões de habitantes, a capital é a cidade mais afetada.

A nova variante indiana (B.1.617) já foi detetada em quatro países europeus: o Reino Unido identificou mais de 100 casos; a Bélgica detetou-a num grupo de estudantes indianos; a Suíça detetou um caso num viajante em trânsito num dos seus aeroportos e, este domingo, as autoridades gregas confirmaram “uma amostra positiva” numa mulher estrangeira que vive em Atenas e que fez uma viagem recente ao Dubai.

 

“A situação epidemiológica na Índia está a alarmar-nos. Estamos prontos a ajudar. A União Europeia está a reunir recursos para responder rapidamente ao pedido de assistência através do Mecanismo Europeu de Proteção Civil”, escreveu no Twitter a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.

O Comissário Europeu para a Gestão de Crises, Janez Lenarcic, afirmou que o Centro Europeu de Coordenação de Resposta de Emergência “já está a coordenar os países da UE que estão prontos para enviar rapidamente medicamentos e oxigénio, urgentemente necessários” para o país.

“A União Europeia fará todos os possíveis para mobilizar assistência para apoiar o povo da Índia”, acrescentou o comissário, adiantando que a Índia solicitou ajuda aos países europeus.

Antes, a chanceler alemã, Angela Merkel, já tinha anunciado que o seu Governo está a preparar-se para fornecer ajuda de emergência a este país asiático.

“Ao povo indiano, quero manifestar a minha solidariedade pelo terrível sofrimento que a covid-19 está mais uma vez a infligir à população”, declarou a chanceler numa mensagem divulgada na mesma rede social pelo seu porta-voz, Steffen Seibert.

A luta contra a pandemia é uma luta comum. A Alemanha é solidária com a Índia e está a preparar uma missão de ajuda de emergência”, lê-se ainda na mensagem de Merkel.

Os Estados Unidos, através do seu secretário de Estado Anthony Blinken, também já anunciaram que vão ajudar.

“Os nossos corações estão com o povo indiano no meio deste horrível surto de covid-19. Estamos a trabalhar em estreita colaboração com os nossos parceiros no Governo indiano e vamos rapidamente enviar apoio adicional ao povo da Índia e aos heroicos profissionais de saúde”, escreveu no Twitter.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

PS e PAN avançam com direito ao esquecimento para quem sobreviveu ao cancro

O Parlamento vai aprovar esta sexta-feira, na generalidade, projetos-lei para acabar com a discriminação de pessoas que tiveram cancro no acesso a seguros de vida. O PS apresenta esta sexta-feira uma proposta no parlamento para quem …

Estudo mostra que é seguro misturar vacinas, mas DGS quer mais detalhes

O novo estudo dá indicações sobre a segurança da administração de vacinas de marcas diferentes – uma das opções possíveis em Portugal para o meio milhão de pessoas com menos de 60 anos que receberam …

Romualda Fernandes - PS

"Erro" ou "canalhice"? PS exige desculpas da Lusa pela forma como identificou deputada

A Lusa está no olho do furacão depois de um jornalista da casa ter identificado a deputada do PS Romualda Fernandes como "Preta" numa peça que acabou por ser replicada em vários jornais online. O …

Estudo mostra que o navio Mary Rose tinha uma tripulação multiétnica

A análise dos restos mortais de parte da tripulação do navio de guerra Mary Rose, o favorito do rei Henrique VIII de Inglaterra, mostra a diversidade que já existia no período Tudor. O navio de guerra …

Hulk marcou num jogo que foi interrompido... cinco vezes

Muitas pausas na partida entre América de Cali e Atlético Mineiro. Protestos na Colômbia também afetaram o jogo Atlético Nacional-Nacional. Grupo H da Taça Libertadores, quarta jornada. Em Barranquilla, América de Cali e Atlético Mineiro entraram …

Festa leonina, OE e política. Marcelo poupa Cabrita, mas não põe de lado uma remodelação

Em entrevista à RTP, a primeira deste mandato, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, poupou Cabrita, culpou os adeptos pelo que se passou nos festejos do Sporting, sublinhou que acredita que o Orçamento …

Governo prometeu a Bruxelas reforma de serviços do Estado. Sindicatos não sabiam

O Governo prometeu a Bruxelas arrancar com uma “reforma funcional e orgânica da administração pública (AP)” sob pena de não receber os cheques da bazuca europeia. “A reforma iniciar-se-á no segundo trimestre de 2021, com a …

Implante neural permite que pessoas paralisadas escrevam. Basta imaginar as letras

Pela primeira vez, uma equipa de investigadores descodificou os sinais neurais associados à escrita de letras e, em seguida, exibiu versões digitadas dessas letras em tempo real. Quando uma lesão ou doença priva uma pessoa da …

Presidente do PSD Oeiras demite-se depois de Rio rejeitar apoiar Isaltino Morais

O presidente da Comissão Política do PSD de Oeiras, estrutura que declarou apoio à candidatura do independente Isaltino Morais à liderança do município, demitiu-se, conforme anunciou esta quinta-feira o próprio, depois de a Comissão Política …

Revolta nas Forças Armadas. Ramalho Eanes entre os 28 ex-chefes militares contra reforma Cravinho

Vinte e oito ex-chefes de Estado-Maior dos três ramos, incluindo o general Ramalho Eanes, assinaram uma carta a contestar o processo da reforma das Forças Armadas em curso e apelaram a um debate alargado à …