Índia com quase um milhão de novos casos em três dias. UE e EUA preparam ajuda

A Índia registou quase 350 mil novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, um novo máximo a nível mundial, tendo as autoridades locais decidido prolongar o confinamento por mais uma semana na capital Nova Deli.

O país, que tem uma população de 1,3 mil milhões de habitantes, está a braços com um surto epidémico terrível, com mais 349.691 novos casos registados nas últimas 24 horas, segundo dados divulgados pela agência France-Presse (AFP).

O país registou ainda 2767 mortes por infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2, sendo também um novo máximo nacional, acrescenta a AFP.

Tal como recorda o semanário Expresso, o país tem vindo a bater recordes de mortos e de novas infeções. Em apenas três dias, registou quase um milhão de novos casos de covid-19.

Neste momento, é o segundo país mais afetado pela pandemia, com 17 milhões de casos confirmados, ficando apenas atrás dos Estados Unidos (mais de 32 milhões). E os especialistas defendem que os números oficiais são bastante mais baixos do que os reais.

Além de estar a enfrentar uma nova variante, que parece ser mais transmissível, a Índia lida, ao mesmo tempo, com um serviço de saúde sobrecarregado e uma crise no fornecimento de oxigénio.

Devido a esta situação, o chefe do Governo de Nova Deli, Arvind Kejriwal, anunciou que foi decidido “prolongar o confinamento por uma semana”, sublinhando que “a devastação do coronavírus continua e que não dá descanso.” Com uma população de 20 milhões de habitantes, a capital é a cidade mais afetada.

A nova variante indiana (B.1.617) já foi detetada em quatro países europeus: o Reino Unido identificou mais de 100 casos; a Bélgica detetou-a num grupo de estudantes indianos; a Suíça detetou um caso num viajante em trânsito num dos seus aeroportos e, este domingo, as autoridades gregas confirmaram “uma amostra positiva” numa mulher estrangeira que vive em Atenas e que fez uma viagem recente ao Dubai.

 

“A situação epidemiológica na Índia está a alarmar-nos. Estamos prontos a ajudar. A União Europeia está a reunir recursos para responder rapidamente ao pedido de assistência através do Mecanismo Europeu de Proteção Civil”, escreveu no Twitter a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.

O Comissário Europeu para a Gestão de Crises, Janez Lenarcic, afirmou que o Centro Europeu de Coordenação de Resposta de Emergência “já está a coordenar os países da UE que estão prontos para enviar rapidamente medicamentos e oxigénio, urgentemente necessários” para o país.

“A União Europeia fará todos os possíveis para mobilizar assistência para apoiar o povo da Índia”, acrescentou o comissário, adiantando que a Índia solicitou ajuda aos países europeus.

Antes, a chanceler alemã, Angela Merkel, já tinha anunciado que o seu Governo está a preparar-se para fornecer ajuda de emergência a este país asiático.

“Ao povo indiano, quero manifestar a minha solidariedade pelo terrível sofrimento que a covid-19 está mais uma vez a infligir à população”, declarou a chanceler numa mensagem divulgada na mesma rede social pelo seu porta-voz, Steffen Seibert.

A luta contra a pandemia é uma luta comum. A Alemanha é solidária com a Índia e está a preparar uma missão de ajuda de emergência”, lê-se ainda na mensagem de Merkel.

Os Estados Unidos, através do seu secretário de Estado Anthony Blinken, também já anunciaram que vão ajudar.

“Os nossos corações estão com o povo indiano no meio deste horrível surto de covid-19. Estamos a trabalhar em estreita colaboração com os nossos parceiros no Governo indiano e vamos rapidamente enviar apoio adicional ao povo da Índia e aos heroicos profissionais de saúde”, escreveu no Twitter.

  ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Supercomputador prevê classificação final da Premier League — com Brentford à frente do United

Um supercomputador previu a classificação final da Premier League deste ano e pode-se dizer que a tabela classificativa está recheada de surpresas. O atual campeão europeu Chelsea é apontado como o futuro vencedor da Premier League, …

Gary Neville identificou o ponto fraco de Cristiano Ronaldo

Gary Neville diz que Cristiano Ronaldo "não trabalha o suficiente nos grandes jogos". O ex-futebolista alerta o treinador do United para tomar medidas para precaver isto. Apesar dos seus feitos extraordinários, Cristiano Ronaldo é um ser …

Infarmed aprovou financiamento público para o medicamento mais caro do mundo

A Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed) anunciou, esta quinta-feira, que foi aprovado o financiamento público do medicamento Zolgensma para a atrofia muscular espinhal tipo 1. "Foi aprovado o financiamento público do medicamento Zolgensma, uma nova opção …

Explosão em mesquita no Afeganistão faz vários mortos

Uma forte explosão atingiu, esta sexta-feira, uma mesquita xiita na cidade de Kandahar, no Afeganistão, tendo feito vários mortos e feridos. De acordo com a BBC, pelo menos 16 pessoas morreram e 32 ficaram feridas, na …

PCP diz ser "lamentável ver ministros a falar de eleições antecipadas"

O líder parlamentar do PCP respondeu aos ministros do Governo socialista que, nos últimos dias, têm acenado com os problemas de um eventual cenário de eleições antecipadas. Nos últimos dias foram vários os ministros que têm …

Médico que salvou Eriksen diz que teve sorte: "Os remédios para o coração só duram dois meses"

O médico que salvou Christian Eriksen diz que o futebolista teve sorte. Os medicamentos para o coração "só duram dois meses" e, por acaso, o que Morten Boesen tinha na mala era novo. O mundo do …

Polónia legaliza expulsão de migrantes nas fronteiras (e vai construir muro ao estilo de Trump)

O parlamento polaco aprovou esta quinta-feira uma alteração à lei nacional sobre os estrangeiros que legaliza a prática controversa de expulsão nas suas fronteiras e permite ignorar um pedido de asilo feito após a travessia …

Jovem de 18 anos sofre duas paragens cardíacas

Fellipe, que chegou há poucos dias ao Atlético Goianiense, estava a treinar nesta terça-feira. Presença do médico no treino evitou morte imediata. O Atlético Goianiense vive uma semana de angústia, devido ao estado grave de um …

José Sena Goulão / Lusa

Do Conselho Nacional do PSD, saiu um Rangel candidato e um Rio "muito preocupado" — mas sobretudo derrotado

Sociais-democratas vão mesmo a eleições internas a 4 de dezembro, apesar da tentativa de Rui Rio em tentar adiar a votação. Paulo Rangel é, até ao momento, o único candidato. Há muito que as peças do …

"Olé! Olé!": árbitro não gostou e parou o jogo

Atitude muito pouco habitual. Episódio aconteceu num jogo no Brasil e os "culpados" foram os convidados. A Oeirense é o novo campeão da segunda divisão, a Série B, do Campeonato Piauiense. O torneio foi conquistado pela …