Índia com quase um milhão de novos casos em três dias. UE e EUA preparam ajuda

A Índia registou quase 350 mil novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, um novo máximo a nível mundial, tendo as autoridades locais decidido prolongar o confinamento por mais uma semana na capital Nova Deli.

O país, que tem uma população de 1,3 mil milhões de habitantes, está a braços com um surto epidémico terrível, com mais 349.691 novos casos registados nas últimas 24 horas, segundo dados divulgados pela agência France-Presse (AFP).

O país registou ainda 2767 mortes por infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2, sendo também um novo máximo nacional, acrescenta a AFP.

Tal como recorda o semanário Expresso, o país tem vindo a bater recordes de mortos e de novas infeções. Em apenas três dias, registou quase um milhão de novos casos de covid-19.

Neste momento, é o segundo país mais afetado pela pandemia, com 17 milhões de casos confirmados, ficando apenas atrás dos Estados Unidos (mais de 32 milhões). E os especialistas defendem que os números oficiais são bastante mais baixos do que os reais.

Além de estar a enfrentar uma nova variante, que parece ser mais transmissível, a Índia lida, ao mesmo tempo, com um serviço de saúde sobrecarregado e uma crise no fornecimento de oxigénio.

Devido a esta situação, o chefe do Governo de Nova Deli, Arvind Kejriwal, anunciou que foi decidido “prolongar o confinamento por uma semana”, sublinhando que “a devastação do coronavírus continua e que não dá descanso.” Com uma população de 20 milhões de habitantes, a capital é a cidade mais afetada.

A nova variante indiana (B.1.617) já foi detetada em quatro países europeus: o Reino Unido identificou mais de 100 casos; a Bélgica detetou-a num grupo de estudantes indianos; a Suíça detetou um caso num viajante em trânsito num dos seus aeroportos e, este domingo, as autoridades gregas confirmaram “uma amostra positiva” numa mulher estrangeira que vive em Atenas e que fez uma viagem recente ao Dubai.

 

“A situação epidemiológica na Índia está a alarmar-nos. Estamos prontos a ajudar. A União Europeia está a reunir recursos para responder rapidamente ao pedido de assistência através do Mecanismo Europeu de Proteção Civil”, escreveu no Twitter a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.

O Comissário Europeu para a Gestão de Crises, Janez Lenarcic, afirmou que o Centro Europeu de Coordenação de Resposta de Emergência “já está a coordenar os países da UE que estão prontos para enviar rapidamente medicamentos e oxigénio, urgentemente necessários” para o país.

“A União Europeia fará todos os possíveis para mobilizar assistência para apoiar o povo da Índia”, acrescentou o comissário, adiantando que a Índia solicitou ajuda aos países europeus.

Antes, a chanceler alemã, Angela Merkel, já tinha anunciado que o seu Governo está a preparar-se para fornecer ajuda de emergência a este país asiático.

“Ao povo indiano, quero manifestar a minha solidariedade pelo terrível sofrimento que a covid-19 está mais uma vez a infligir à população”, declarou a chanceler numa mensagem divulgada na mesma rede social pelo seu porta-voz, Steffen Seibert.

A luta contra a pandemia é uma luta comum. A Alemanha é solidária com a Índia e está a preparar uma missão de ajuda de emergência”, lê-se ainda na mensagem de Merkel.

Os Estados Unidos, através do seu secretário de Estado Anthony Blinken, também já anunciaram que vão ajudar.

“Os nossos corações estão com o povo indiano no meio deste horrível surto de covid-19. Estamos a trabalhar em estreita colaboração com os nossos parceiros no Governo indiano e vamos rapidamente enviar apoio adicional ao povo da Índia e aos heroicos profissionais de saúde”, escreveu no Twitter.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Pela primeira vez, cientistas viram chimpanzés a matar gorilas

Investigadores testemunharam, pela primeira vez, chimpanzés e gorilas a lutar entre si, confrontos esses que provocaram a morte de alguns deles. De acordo com o site Science Alert, as duas disputas foram observadas no Parque Nacional …

Vírus com 15 mil anos descobertos no gelo do Planalto do Tibete

Cientistas que estudam glaciares encontraram vírus com quase 15 mil anos em duas amostras de gelo retiradas do Planalto do Tibete, na China. Muitos deles, que sobreviveram porque se mantiveram congelados, são diferentes de todos …

Leite sem lactose em laboratório (e com a ajuda de membranas de óxido de grafeno)

As membranas de óxido de grafeno (uma forma oxidada do material) têm sido muito estudadas para a dessalinização da água e separação de corantes, mas as suas propriedades podem não ficar por aqui. Uma equipa de …

Cientistas criam material de "auto-reparação" mais resistente do mundo (e é perfeito para ecrãs de telemóveis)

Investigadores do Instituto Indiano de Educação e Investigação Científica (IISER, na sigla em inglês) podem ter encontrado o material perfeito para fazer os ecrãs de smartphones: transparente, resistente e que a capacidade de se "auto-curar" …

"A bitcoin vai criar a paz mundial"

A rainha das moedas digitais, se não construir a paz no planeta, vai ajudar na pacificação entre os seres humanos. É a opinião de Jack Dorsey. É o centro de atenções de muitos investidores, é o …

"Burrolandia". Parque temático de burros no México está a tentar salvar estes animais

Um parque temático de burros no México serve de santuário a estes animais que estão aos poucos a desaparecer no país. "O burro ajudou o homem por muito tempo. É hora de retribuirmos o favor", …

Uma mão robótica que joga Super Mario Bros na Nintendo? Sim, existe

Uma equipa de investigadores da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, imprimiu em 3D peças para criar uma mão robótica capaz de jogar Super Mario Bros na Nintendo.  A mão robótica é totalmente montada com circuitos …

"Narco Drones" apanhados a entregar drogas numa prisão chilena

Reclusos e cúmplices no exterior estão a usar drones para contrabandear droga para a prisão mais antiga do Chile. As autoridades chilenas descobriram que o esquema de contrabando tinha como objetivo transportar drogas para a Ex …

Erupção do vulcão Etna causa problemas económicos na Sicília

Nos últimos meses, o vulcão Etna tem estado em constante erupção e o custo de limpeza das cinzas está a deixar muitas cidades da Sicília à beira da falência. O vulcão Etna – um dos mais …

Argentina cria documento de identidade para pessoas não binárias

O Presidente da Argentina anunciou, esta semana, que o país tem um novo documento de identidade para incluir pessoas não binárias. É o primeiro país da América Latina a fazê-lo. De acordo com o chefe de …