/

Na Índia, estão a banir as sirenes das ambulâncias. Causam “ansiedade e pânico”

1

Divyakant Solanki / EPA

O estado indiano de Manipur ordenou que se silenciasse as sirenes das ambulâncias, argumentando que estão a causar “ansiedade” e “pânico” à população.

Na Índia, a segunda vaga da pandemia de covid-19 está descontrolada. Ainda esta quarta-feira, o país registou o dia mais mortal de sempre, registando 4.529 óbitos por covid-19 em 24 horas.

Apesar do declínio gradual do número de infeções nos últimos dias, depois de atingir mais de 400 mil contágios diários, há duas semanas, as mortes provocadas pelo novo coronavírus continuam a aumentar, registando recordes diários pelo segundo dia consecutivo.

Para um país que está a atravessar uma situação destas, ouvir o som de uma sirene pode ser um alívio, significando que ajuda está a caminho. No entanto, nem todos pensam da mesma forma.

O estado de Manipur, no nordeste da Índia, emitiu ordens para que as sirenes das ambulâncias sejam silenciadas, “pois agora estão a causar pânico nas pessoas e a aumentar a ansiedade social”. Esta é uma decisão, no mínimo irónica, principalmente num estado em que há uma falta crítica de ambulâncias, escreve a Vice.

Em Manipur, onde vivem 3 milhões de pessoas, cerca de dois em cada 100 casos confirmados morreram do novo coronavírus — um das taxas de mortalidade mais altas da Índia.

Com quase 290 mil óbitos desde o início da pandemia, a Índia é o terceiro país com mais mortes provocadas pelo novo coronavírus, a seguir aos Estados Unidos e Brasil.

O chefe do departamento de saúde de Manipur disse que não havia necessidade de sirenes porque o estado está sob um estrito confinamento e os veículos de emergência não precisavam de alertar os carros sobre a sua presença nas ruas vazias.

Os médicos de Manipur queixam-se que as equipas de emergência estão sobrecarregadas e que não há ambulâncias suficientes para responder às urgências. No distrito de Churachandpur, por exemplo, há uma ambulância para cerca de 300 mil pessoas. Em Imphal East, há apenas três ambulâncias para cerca de 450 mil pessoas.

A tentativa de Manipur de silenciar as sirenes das ambulâncias parece ser parte de um esforço do Governo de Modi para minimizar a gravidade da crise de covid-19 do país, escreve a Vice.

Daniel Costa, ZAP //

1 Comment

  1. Claro… e em vez de transportar doentes com covid, passam a transportar doentes com covid + doentes com traumatismo por accidente de viação ou atropelamento. Há paises que nada podem fazer por falta de meios. Na Índia, não é nada que fazem. Fazem pior ainda.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.