Incêndios de outubro retratados em websérie

Os incêndios do dia 15 de outubro do ano passado vão ser retratados numa websérie conduzida por Tiago Cerveira e Rodrigo Oliveira, dois jovens de Oliveira do Hospital e Arganil, que em quinze episódios vão contar quinze histórias de pessoas que foram afetadas pelos fogos que devastaram o interior do país.

Vai ser distribuída exclusivamente online, chama-se 15 Memórias do Fogo e o primeiro episódio é transmitido este domingo. A websérie, realizada por Tiago Cerveira e Rodrigo Oliveira, vai contar 15 retratos dos incêndios de 15 de outubro.

“A nossa ideia é não deixar esquecer a tragédia. É o nosso contributo para não se esquecerem de nós e para isso vamos mostrar histórias onde a imprensa não chegou. isto não foi só mais um incêndio. Há pessoas com uma reforma pequena que perderam tudo e que nunca mais vão recuperar“, disse Tiago Cerveira, fotógrafo e realizador.

Acrescentou: “Não procuramos retratar a história do coitadinho, mas sim dar voz às pessoas e garantir que a tragédia de outubro não é esquecida“. Os incêndios mataram 12 pessoas e queimaram mais de 90 por cento da área florestal em Oliveira do Hospital.

O fogo de 15 de outubro levou quase tudo. Ficaram as memórias“. É com este mote que a websérie, composta por episódios curtos, será partilhada no site oficialYouTube. Terá como ponto de partida as suas consequências reais dos fogos, assim como um olhar sobre as perspetivas de futuro.

Tiago Cerveira, oriundo de Travanca de Lagos, uma aldeia de Oliveira do Hospital, é também mentor do projeto fotográfico “O Meio e a Gente”. Rodrigo Oliveira, designer, é presidente da Associação SOS de Arganil e proprietário da agência de imagem CIGA.

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Uso de máscara pode salvar 130 mil vidas nos EUA até final de fevereiro, revela estudo

As medidas de distanciamento social, principalmente o uso de máscaras em público, podem salvar até 130 mil vidas nos Estados Unidos (EUA), revelou um novo estudo divulgado na sexta-feira. Em abril, o Presidente dos Estados Unidos …

A guerra contra o plástico está a distrair-nos da poluição invisível

O atual foco na poluição de plástico está a fazer com que as pessoas descurem o tipo de poluição que não é possível ver, alerta uma equipa de investigadores. O plástico é um material incrivelmente útil …

A pandemia veio interromper as touradas no Peru. Mas há quem não esteja muito satisfeito com isso

Em poucos meses a pandemia do novo coronavírus conseguiu um feito há muito desejado por ativistas de todo o mundo: interrompeu as touradas. O cancelamento dos espetáculos - criticados pela sua violência para com os …

Dezenas de sites franceses com propaganda islâmica após pirataria informática

Várias dezenas de pequenos websites franceses foram afetados por uma onda de pirataria informática, publicando mensagens de propaganda islâmica, indica hoje a agência noticiosa France-Press (AFP). Mensagens como “Vitória para Maomé, vitória para o Islão e …

Jogos Olímpicos em 2021 vão mostrar que "humanidade derrotou o vírus"

O primeiro-ministro japonês, Yoshihide Suga, disse esta segunda-feira que o país está "determinado" em organizar os Jogos Olímpicos no verão de 2021 e declarou que o evento servirá "como prova de que a humanidade derrotou …

Herdeiro da Samsung assume as rédeas da empresa depois da morte do pai

Lee Jae-Yong, filho do presidente da Samsung, assumiu a liderança da empresa depois do seu pai ter falecido este domingo. O herdeiro assume as rédeas numa altura em que a gigante da tecnologia procura evoluir. Sob …

Vídeos de suicídios, abortos ou abusos sexuais. Ex-moderadora do YouTube descreve pesadelo (e processa plataforma)

Uma ex-moderadora do YouTube apresentou uma queixa contra a plataforma na segunda-feira, acusando-a de não proteger os funcionários que são sujeitos a uma análise e remoção de vídeos violentos publicados na página. O processo contra o …

Resultados nos Açores levam PS a pensar em eleições antecipadas

O PS voltou a ganhar as eleições regionais dos Açores, obtendo 39,13% dos votos, o que não garante a maioria absoluta. Os resultados levam o partido a pensar já em eleições antecipadas. "[O governo regional] está …

"Ainda não sei bem o que fiz". João Almeida e Rúben Guerreiro de volta a Portugal

João Almeida e Rúben Guerreiro foram duas das maiores figuras desta edição do Giro, a volta a Itália em bicicleta. Os dois ciclistas aterraram esta segunda-feira, em Lisboa, e parece que ainda não perceberam a …

Autarca de Pedrógão Grande critica "péssima investigação" sobre reconstrução de casas

O presidente da Câmara de Pedrógão Grande acusou o Ministério Público e a Polícia Judiciária de terem feito uma "péssima investigação" no processo sobre a reconstrução das casas, cujo julgamento se iniciou esta segunda-feira. "[As acusações] …