Incêndios na Califórnia já fizeram 8 mortos e destruíram 93 mil hectares

Alan Simmons / EPA

Os cerca de 20 incêndios que estão em curso na Califórnia já provocaram pelo menos oito mortos e destruíram mais de 93 mil hectares, anunciaram esta terça-feira as autoridades.

Extrema não é a palavra que se ajusta para descrever esta situação. É muito mais do que isso”, afirmou à estação televisiva NBC o chefe da Divisão LA do Departamento Florestal e de Proteção contra Incêndios da Califórnia (Cal Fire), Chris Anthony, que sublinhou que “os fogos são explosivos mesmo agora na Califórnia”.

O incêndio designado Carr, localizado no condado de Shasta, situado a 400 quilómetros a norte de San Francisco, e iniciado há uma semana na proximidade da localidade de Redding, que tem 92 mil habitantes, é o mais mortífero de todos, já que provocou seis mortos, entre os quais uma mulher de 70 anos e dois dos seus bisnetos, com cinco e quatro anos. Este fogo também já provocou a retirada de 38 mil pessoas das suas casas.

O Carr, que é considerado o mais perigoso dos incêndios em curso, já consumiu mais de 40 mil hectares de terreno, e destruiu 723 edifícios residenciais.

Segundo informação disponibilizada pela Cal Fire à agência noticiosa espanhola EFE, este incêndio está contido em 20% e há sete pessoas desaparecidas.

Os outros dois mortos foram encontrados dentro do espaço de outro incêndio, designado Ferguson, contido em 30%. Um destes mortos é um bombeiro que foi atingido por uma árvore, no condado de Mariposa, onde o seu contingente está há semanas a combater as chamas.

O serviço meteorológico dos EUA assinalou que “o excessivo calor atual, combinado com uma baixa humidade relativa e a presença de ramos e erva seca, está a causar numerosos incêndios que apresentam um crescimento de fogo explosivo”.

Atualmente estão ativos 17 fogos em todo o Estado, desde o seu sul até à fronteira com o Oregon, disse o porta-voz do Cal Fire, Jonathan Cox, ao diário Los Angeles Times. “Já sofremos 17 fogos em mais ocasiões, mas desta vez estão a chegar às comunidades e não são pequenos”, acrescentou.

Cerca de 12 mil bombeiros estão a combater estes incêndios, juntamente com 800 membros da Guarda Nacional da Califórnia e, em conjunto, contam com centenas de camiões, alguns dos quais chegados da Florida.

No condado de Mendocino, outros dois fogos incontrolados arrasaram mais de 12 mil hectares e obrigaram centenas de pessoas a saírem de suas casas.

A situação levou o governador da Califórnia, Jerry Brown, a declarar o estado de emergência nos condados de Riverside, Shasta e Mariposa.

Também no sábado,, Donald Trump, assinou o estado de emergência para a Califórnia, o que significa que o governo federal vai prestar assistência adicional.

Segundo dados da Cal Fire, a temporada de incêndios em 2017 foi uma das mais devastadoras para o Estado, com nove mil incêndios, que provocaram 46 mortos, consumiram 559 mil hectares e destruíram 10.800 estruturas.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Dez rinocerontes brancos assassinados por caçadores furtivos em reserva queniana

Dez rinocerontes brancos foram assassinados por caçadores furtivos na reserva queniana de Lewa, no condado de Neru, segundo um comunicado publicado na segunda-feira pelo parque. Os caçadores furtivos atacaram na noite do passado sábado a reserva …

Inscrições nas pinturas rupestres de Foz Côa custam 125 mil euros a ciclistas

O Ministério Público (MP) deduziu acusação contra dois indivíduos que fizeram várias inscrições numa rocha do Parque Arqueológico do Vale do Côa classificado como Património Mundial pela UNESCO. O caso aconteceu durante um passeio de BTT …

Governo lança em 2020 campanha de sensibilização para o consumo de "informação séria"

O Governo anunciou na segunda-feira o lançamento, no início de 2020, de uma campanha de sensibilização que visa a convivência democrática entre uma "comunicação social livre e uma população formada e capaz de exigir e …

Novo Star Wars pode causar ataques epilépticos

A Walt Disney Studios e Epilepsy Foundation publicaram na sexta-feira passada um aviso a dar conta de que Star Wars: Rise of Skywalker contém "várias sequências de imagens com luzes intermitentes que podem afetar quem …

Arqueólogos ativaram (acidentalmente) as "bombas de mau cheiro" mais antigas do mundo

Arqueólogos do Reino Unido lançaram acidentalmente as "bombas de cheiro mais antigas do mundo" quando descobriram ovos de galinha com cerca de 1.700 anos. Durante o longo trabalho de escavação na cidade de Aylesbury, no condado …

Timor atribui nacionalidade a Max Stahl. Jornalista é reconhecido por luta pela libertação do país

O Parlamento Nacional timorense deliberou esta terça-feira, por unanimidade, atribuir a nacionalidade ao jornalista britânico Max Stahl, que filmou o massacre de Santa Cruz, em reconhecimento pelo seu papel na luta pela libertação de Timor-Leste. "É …

Benfica 3 - 0 Zenit | “Pizzão” aos russos vale Liga Europa

O Benfica garantiu o apuramento para a Liga Europa. A formação “encarnada” precisava de um enquadramento especial de resultados e tal acabou por acontecer. O Lyon empatou em casa com o Leipzig, enquanto a formação portuguesa …

Aldeia francesa proíbe habitantes de "morrer em suas casas aos sábados, domingos e feriados"

A presidente da junta de La Gresle, Isabelle Dugelet, assinou um decreto improvável que impede que os habitantes da aldeia francesa de morrer em casa aos fins de semana e feriados. "É proibido que os habitantes …

Lisboa-Porto por cinco euros. CP oferece 80% de desconto no Natal

A CP - Comboios de Portugal está a oferecer descontos de 80% em mais de 4.500 viagens de comboio até 15 de janeiro. Quem viajar de comboio no período de Natal e Ano Novo terá …

Transformer da vida real. Aquanaut é o robô que se transforma em submarino debaixo de água

https://vimeo.com/378556715 Um transformer da vida real: o novo robô autónomo Aquanaut consegue mudar de fisionomia num abrir e fechar de olhos. Num momento assume uma forma humanóide, semelhante a uma sereia, e no outro uma forma …