Incêndio em Amarante mobiliza 177 bombeiros e três meios aéreos

Wikimedia

-

O incêndio que lavra desde a madrugada deste domingo no concelho de Amarante está a ser combatido por 177 bombeiros, auxiliados por 44 veículos e três meios aéreos, mas a situação é agora “mais favorável”.

Em declarações à agência Lusa, o comandante da Proteção Civil de Amarante, Hélder Ferreira, disse que a esta hora a “situação é mais favorável” em relação ao período da manhã, graças à intervenção dos meios aéreos (dois aviões e um helicóptero), uma vez que há zonas de muito difícil acesso por terra.

“Neste momento não temos habitações em risco, mas continuamos a ter colunas grandes de fumo e várias frentes ativas. Vamos ver como [o fogo] vai reagir com à descida de temperatura”, disse aquele responsável.

Segundo Hélder Ferreira, “os meios aéreos estão a combater as frentes próximas da freguesia Canadelo, Aboadela e Fridão”, para evitar que as chamas atinjam uma importante área florestal da serra do Marão.

“A imagem vista de quem está de fora do teatro de operações é um bocado dantesca, porque há uma névoa imensa de fumo que se abateu sobre a zona”, frisou.

O fogo começou de madrugada numa zona de mato.

De acordo com o site da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), no combate às chamas estão envolvidos 212 homens – entre bombeiros, sapadores florestais e outros elementos.

Às 16h20 lavravam seis incêndios florestais no país. Desde a meia-noite deflagraram 68, segundo a ANPC.

PARTILHAR

RESPONDER

Matosinhos fecha mais uma escola. Já encerraram quase duas dezenas desde 2005

A Escola Básica da Portela, em Matosinhos, vai encerrar no final deste ano letivo pelo facto de a sua população escolar estar a diminuir “significativamente”, adiantou o vereador da Educação. Desde 2005, já fecharam quase …

Zona da Torre Eiffel sofrerá obras e será devolvida aos peões em 2024

A zona da Torre Eiffel será devolvida aos peões e transformada numa zona verde até 2024, anunciou a autarca de Paris durante a apresentação do projeto de reabilitação, projetado por uma arquiteta paisagista norte-americana. "Temos realmente …

Campeã olímpica e mundial de natação termina carreira aos 22 anos

O anúncio acontece depois de a Federação Lituana de Natação ter indicado que Meilutyte enfrentava uma sanção de um a dois anos de suspensão, por ter falhado três controlos antidoping. A nadadora lituana Ruta Meilutyte, que …

Sérgio Conceição é multado em 287 euros e escapa a suspensão

O treinador do FC Porto não foi alvo de suspensão (e poderá estar no sábado no banco da final da Taça de Portugal), mas foi multado em 287 euros e ser-lhe-á instaurado um processo disciplinar. O …

Áustria pode ficar sem Governo. Chanceler enfrenta moção de censura

O chanceler austríaco, Sebastian Kurz, vai enfrentar na segunda-feira uma moção de censura no Parlamento na sequência do escândalo do vídeo que envolveu o seu antigo parceiro de coligação, o partido de extrema-direita FPÖ. Kurz arrisca …

Deco alerta: Há slime à venda que é perigoso para as crianças

A Deco alertou esta quarta-feira que há à venda ‘slime’, uma massa de modelar viscosa, que é perigosa para as crianças, tendo já denunciado a situação à Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE). O alerta …

Portugal está "a viver de água que não tem"

A Associação Natureza Portugal, representante do Fundo Mundial para a Natureza (ANP/WWF), alertou que o país “está a viver além da água que tem” e apresenta recomendações aos políticos, empresas e cidadãos para inverter a …

"O euro nunca esteve tão ameaçado"

"O euro nunca esteve tão ameaçado." A frase é do ministro das Finanças francês e surge depois de o vice-primeiro-ministro italiano, Matteo Salvini, ter dado como certa a morte do euro. O ministro da Economia francês, …

Ronaldo e outras 22 apostas de Fernando Santos para a Ligas da Nações

Fernando Santos já garantiu que Ronaldo vai fazer parte da lista dos 23 selecionados para a fase final da Liga das Nações de futebol. Além de Ronaldo, a presença de João Félix também parece garantida. O …

Faltas dos alunos que adiram à greve pelo clima serão injustificadas

As faltas dos alunos que participem na greve estudantil internacional em defesa do clima serão injustificadas, segundo os diretores escolares, que garantem que as escolas vão funcionar normalmente com a realização de aulas e testes. Na …