/

Incêndio em Amarante mobiliza 177 bombeiros e três meios aéreos

Wikimedia

-

O incêndio que lavra desde a madrugada deste domingo no concelho de Amarante está a ser combatido por 177 bombeiros, auxiliados por 44 veículos e três meios aéreos, mas a situação é agora “mais favorável”.

Em declarações à agência Lusa, o comandante da Proteção Civil de Amarante, Hélder Ferreira, disse que a esta hora a “situação é mais favorável” em relação ao período da manhã, graças à intervenção dos meios aéreos (dois aviões e um helicóptero), uma vez que há zonas de muito difícil acesso por terra.

“Neste momento não temos habitações em risco, mas continuamos a ter colunas grandes de fumo e várias frentes ativas. Vamos ver como [o fogo] vai reagir com à descida de temperatura”, disse aquele responsável.

Segundo Hélder Ferreira, “os meios aéreos estão a combater as frentes próximas da freguesia Canadelo, Aboadela e Fridão”, para evitar que as chamas atinjam uma importante área florestal da serra do Marão.

“A imagem vista de quem está de fora do teatro de operações é um bocado dantesca, porque há uma névoa imensa de fumo que se abateu sobre a zona”, frisou.

O fogo começou de madrugada numa zona de mato.

De acordo com o site da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), no combate às chamas estão envolvidos 212 homens – entre bombeiros, sapadores florestais e outros elementos.

Às 16h20 lavravam seis incêndios florestais no país. Desde a meia-noite deflagraram 68, segundo a ANPC.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.