Incêndio em Amarante mobiliza 177 bombeiros e três meios aéreos

Wikimedia

-

O incêndio que lavra desde a madrugada deste domingo no concelho de Amarante está a ser combatido por 177 bombeiros, auxiliados por 44 veículos e três meios aéreos, mas a situação é agora “mais favorável”.

Em declarações à agência Lusa, o comandante da Proteção Civil de Amarante, Hélder Ferreira, disse que a esta hora a “situação é mais favorável” em relação ao período da manhã, graças à intervenção dos meios aéreos (dois aviões e um helicóptero), uma vez que há zonas de muito difícil acesso por terra.

“Neste momento não temos habitações em risco, mas continuamos a ter colunas grandes de fumo e várias frentes ativas. Vamos ver como [o fogo] vai reagir com à descida de temperatura”, disse aquele responsável.

Segundo Hélder Ferreira, “os meios aéreos estão a combater as frentes próximas da freguesia Canadelo, Aboadela e Fridão”, para evitar que as chamas atinjam uma importante área florestal da serra do Marão.

“A imagem vista de quem está de fora do teatro de operações é um bocado dantesca, porque há uma névoa imensa de fumo que se abateu sobre a zona”, frisou.

O fogo começou de madrugada numa zona de mato.

De acordo com o site da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), no combate às chamas estão envolvidos 212 homens – entre bombeiros, sapadores florestais e outros elementos.

Às 16h20 lavravam seis incêndios florestais no país. Desde a meia-noite deflagraram 68, segundo a ANPC.

PARTILHAR

RESPONDER

A partir de segunda-feira, eletrodomésticos vão ter novas etiquetas energéticas

As organizações não-governamentais ambientalistas saúdam as novas etiquetas energéticas, que entram em vigor esta segunda-feira, mas pedem “mais atenção” ao consumidor e “maior rapidez” na reclassificação de “mais produtos”. Em comunicado, a cooligação Coolproducts, um grupo …

Depois do balde de água fria da pandemia, Israel vai ficar melhor do que nunca. Tudo pelos turistas

Israel está fechado em casa e viajar para este país não faz parte dos planos de muitas pessoas. No entanto, este período de acalmia pode mesmo ser o melhor momento para planear uma viagem - …

Menos 1,3 milhões de consultas nos hospitais e menos 151 mil cirurgias em 2020

No ano em que a pandemia chegou a Portugal, houve menos 151 mil cirurgias e menos 1,3 milhões de consultas nos hospitais públicos. A covid-19, que chegou a Portugal a 2 de março de 2020, obrigou …

Várias escolas de Tóquio pedem "certificados de cabelo real" aos alunos

As escolas japonesas são conhecidas pela sua rigidez relativamente à aparência dos seus alunos, tanto que os estudantes que não seguem o padrão de "cabelo liso e preto" têm de apresentar provas. Dados divulgados, esta semana, …

UE estima normalidade nas vacinas daqui a duas semanas. Orbán recebeu vacina chinesa

A União Europeia (UE) estima que dentro de duas a três semanas "tudo vai funcionar normalmente" na produção e distribuição de vacinas nos Estados-membros. Entretanto, o primeiro-ministro húngaro já foi vacinado (mas com uma vacina …

"Os dados de milhões de pessoas estão em risco", alertam denunciantes da Amazon

Denunciantes da Amazon alertam que os dados de milhões de pessoas estão em risco devido à falta de preocupação da empresa com a cibersegurança. A par da Google, Apple, Microsoft e Facebook, a Amazon é uma …

Mais 41 mortes e 718 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas

Portugal registou, este domingo, mais 41 mortes e 718 novos novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 718 …

Navalny chega a colónia penal a leste de Moscovo

O principal opositor do Kremlin chegou, este domingo, a uma zona a cerca de 200 quilómetros a leste de Moscovo para ser transferido para uma colónia penal onde vai cumprir a sua pena, informou um …

Já chegou o voo de repatriamento com 300 passageiros vindos do Brasil

O voo de repatriamento vindo do Brasil chegou, este domingo de manhã, ao Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, com cerca de 300 passageiros. De acordo com a RTP, o voo de repatriamento vindo de São Paulo, …

Costa imune ao descontrolo da pandemia. Popularidade de Marcelo dispara

A sondagem TSF/JN/DN regista uma avaliação positiva do primeiro-ministro e do Presidente da República, com este a atingir um novo pico de popularidade. Os líderes do PSD e do Chega surgem empatados como principais figuras da …