Incêndio destrói vila na Califórnia e obrigada à retirada de 30 mil pessoas

Cerca de 30 mil pessoas foram retiradas na quinta-feira no norte da Califórnia, nos Estados Unidos, devido a um incêndio que devastou a cidade de Paradise, onde casas, edifícios públicos como igrejas e escolas foram completamente engolidos pelas chamas.

O incêndio já queimou mais de 8.000 hectares em menos de 24 horas e continua a avançar impulsionado pelos fortes ventos que sopram na região, segundo os últimos dados do Departamento de Proteção Florestal e de Incêndio do estado, Calfire.

Até ao momento, não há registo de mortes, entretanto, há vários desaparecidos e muitas outras pessoas que sofreram queimaduras graves.

Durante toda a quinta-feira, foram evacuadas as pequenas cidades de Pulga, Magalia e Concow, no condado de Butte, além da cidade de Paradise, que tem cerca de 26.000 habitantes, e as áreas rurais de Butte Creek Canyon e Butte Valley.

Na manhã de hoje, as autoridades locais emitiram ordens de retirada para partes da cidade de Chico, de 90.000 habitantes, para onde as chamas estão a avançar.

A área afetada fica a 140 quilómetros da capital do estado da Califórnia, Sacramento, e a cerca de 280 quilómetros da área da baía de São Francisco, até a fumaça do incêndio, informou a agência de notícias espanhola EFE.

O autarca da cidade de Paradise, Scott Lotter, que saiu da cidade com sua família, disse ao jornal The Sacramento Bee que “toda a cidade está em chamas” e descreveu um cenário de “horror e caos” com as estradas colapsadas pelo tráfego e carros abandonados.

O incêndio, batizado de “Camp Fire”, foi declarado na quinta-feira e espalhou-se rapidamente por um solo que está muito seco com a ajuda de fortes ventos, de até 80 quilómetros por hora que atingem também hoje naquela área.

O governador em exercício da Califórnia, Gavin Newsom, pediu ao Governo Federal uma declaração presidencial de emergência, para libertar recursos físicos e financeiros adicionais para a área afetada.

Incêndios graves na Califórnia estão a tornar-se mais frequentes e violentos, visto que, de acordo com o registo oficial de 1932, quatro dos cinco incêndios mais destrutivos da história do estado ocorreram nos últimos seis anos.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Escritora de romance erótico gay condenada a mais de 10 anos de prisão na China

Uma escritora chinesa foi condenada a dez anos e meio de cadeia pela publicação de um romance erótico com protagonistas homossexuais. Esta sentença está a chocar e a indignar país. A escritora de apelido Liu, mas …

Construção de complexo turístico na China terá matado mais de 6 mil peixes

As autoridades chinesas estão a investigar a morte de 6 mil peixes da espécie esturjão-chinês, que está em perigo de extinção, alegadamente devido à construção de um complexo eco-turístico próximo de uma zona de criação. Cerca …

Malta: "Finalmente identificados" autores do homicídio de jornalista que denunciava corrupção

As autoridades de Malta anunciaram este domingo que identificaram o grupo que terá arquitetado a morte da jornalista Daphne Caruana Galizia, especializada em temas anti-corrupção, em outubro do ano passado. Em outubro do ano passado, a …

"Coletes amarelos" continuam a bloquear estradas e postos de combustível em França

Várias manifestações de "coletes amarelos", que pretendem perpetuar o movimento contra o aumento das taxas de combustível, interromperam esta segunda-feira o trânsito automóvel e bloquearam as bombas de combustíveis um pouco por toda a França. Segundo …

Artefactos pirotécnicos: PSP omitiu "goleada" do Benfica (149-1) ao FC Porto

Segundo aponta um novo conjunto de e-mails, a PSP terá manipulado números relativos à apreensão de artefactos de pirotecnia no decorrer do Benfica-FC Porto, jogado a 26 de abril de 2015. De acordo com as mensagens, …

Operadoras de telecomunicações vão subir preços em 2019

As principais operadoras de telecomunicações preparam-se para subir tarifários no início do próximo ano, acompanhando a inflação. Utilizar os serviços das operadoras de telecomunicações vai ficar mais caro a partir do início do próximo ano. As …

Costa foi "desautorizado" por César (e a culpa é do seu "feitio especial")

O braço-de-ferro entre António Costa e Carlos César, na questão do IVA das touradas, "é mais sério do que se pensa". É Marques Mendes quem o diz, notando que tudo se deveu ao "feitio especial" …

Governo limita descontos no IRS a quem reabilitar casas com apoio do Estado

Quem receber ajudas do Estado à compra ou reconstrução da sua casa e a vender antes de decorridos 10 anos perde direito aos benefícios fiscais em IRS. Quem receber apoios públicos à reabilitação da sua casa …

Assembleia da República vai gastar 25,3 milhões com partidos em 2019

A Assembleia da República prevê gastar um total de 121 milhões de euros em 2019. Desse total, 25,3 milhões de euros destinam-se aos cofres dos partidos pelas subvenções. Em 2019, a Assembleia da República prevê gastar …

Morte de família em Sabrosa investigada. Gerador pode ter sido a causa

A morte de cinco pessoas, três adultos e duas crianças, em Fermentões, no concelho de Sabrosa, Vila Real, está a ser investigada pela Polícia Judiciária (PJ). Suspeita-se de uma intoxicação por monóxido de carbono numa …