Imunidade de grupo poderá ser atrasada. Jovens com mais de 18 anos vacinados a partir de 4 de julho

Mário Cruz / Lusa

Henrique Gouveia e Melo, coordenador da task force para o Plano de Vacinação contra a covid-19, admitiu um atraso de até 15 dias na meta de 70% de população vacinada com a primeira dose, devido ao adiamento nas entregas de algumas vacinas.

O vice-almirante alertou, durante uma audição na Comissão Parlamentar de Saúde, que “a meta das 70% de primeiras doses prevista para 8 de agosto pode atrasar-se até 15 dias”.

O responsável da task force para a vacinação apontou a redução de vacinas por parte de duas marcas – sem especificar quais – assim como diversos adiamentos que têm acontecido, como condicionantes à aceleração do processo. “Estou a fazer o que posso para otimizar o stock”, garantiu Gouveia e Melo.



As vacinas têm chegado sempre “em menor quantidade“, com constantes adiamentos nos prazos de entrega, e isso pode atrasar em 15 dias o prazo dos 70% da imunidade de grupo, previsto para 8 de agosto.

Na comissão, o coordenador da task force informou que há cerca de 47% da população vacinada com a primeira dose e 30% com a vacinação completa, referindo que mais não é feito porque não tem sido possível: “Não tem sido por falta de capacidade do sistema, mas pela disponibilidade de vacinas e pela regularidade na entrega”, frisou.

Adiantou ainda que o ritmo de vacinação está acima das 100.000 vacinas por dia e, alargando os horários, será possível chegar às 140.000 por dia.

“Se tivermos vacinas para manter esse ritmo ele será mantido e, se possível, ultrapassado”, afirmou Gouveia e Melo, acrescentando que “não está nas nossas mãos, nem nas da população, controlar as vacinas que recebemos”, afirmou.

Numa estimativa, Gouveia e Melo disse que se vão começar a vacinar “pessoas com 20 anos a 4 de julho”.

“Quando digo 20 anos é dos 18 até aos 30 anos. Dentro de 15 dias temos todas as faixas etárias em processo de vacinação”, afirmou o coordenador da task force, durante a audição em comissão parlamentar.

No que diz respeito à variante Delta, o coordenador da task force destacou que “estudos no Reino Unido indicam que uma dose de vacina da AstraZeneca só tem 30% de proteção e que devemos acelerar as segundas doses dessa vacinação”.

A pensar nisso, a Direção-Geral da Saúde fez com que se reduzisse o intervalo entre a primeira e a segunda doses de 12 para oito semanas, de forma a “acelerar o processo de vacinação completo desse público-alvo”, constituído por pessoas entre os 60 e os 80 anos. “É aí que estamos a fazer um esforço e isso já começou a ser feito”, garantiu.

O coordenador da task force revelou ter outras “preocupações”, nomeadamente com a vacinação de grupos como os migrantes, indivíduos detidos nas prisões e outros “grupos desfavorecidos”.

Ana Isabel Moura, ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Gouveia de Melo, aqui está alguém nesta merda de País que sabe o que está a fazer!!!
    É tão competente que até duvido que seja português!!!
    Por norma “isto” é endossado” a pessoas que não fazem a mínima ideia do que estão a fazer e metem os pés pelas mãos…
    Parabéns a alguém, que faz com competência a função que lhe foi incumbida.
    Obrigado.

  2. Este homem está a dar não uma vacina com testes feitos e aprovados ao longo dos anos, mas a injectar um liquido assassino que está a causar muitas baixas e ainda vai dar mais problemas. Isto não é uma vacina mas um produto experimental Este homem se isto der uma volta vai ser dos primeiros a ser fuzilado quando se fizerem os novos julgamentos Nuremberga II, porque ele está bem consciente e quer vacinar sem explicar às pessoas as consequências.

RESPONDER

Ouro para Portugal. Pedro Pablo Pichardo conquista "melhor participação de sempre"

Pedro Pablo Pichardo conquistou hoje a medalha de ouro na prova do triplo salto dos Jogos Olímpicos Tóquio2020. Pichardo venceu o concurso com um salto de 17,98 metros, conquistando a primeira medalha de ouro para Portugal …

Pichardo campeão olímpico

Primeira medalha de ouro para Portugal nos Jogos Olímpicos de Tóquio, a quinta em toda a história do evento - e todas no atletismo. 5 de agosto, 5 medalhas de ouro para Portugal na história dos …

Bactérias produzem seda de aranha sintética (mais forte do que o aço)

A seda da aranha é um dos materiais mais fortes e resistentes que existem. Recentemente, uma equipa de cientistas da Washington University, nos Estados Unidos, desenvolveu uma seda de aranha sintética capaz de superar a …

Agosto é o mês ideal para ver o "Senhor dos Anéis" do céu

As noites do início de agosto podem ser reservadas para o espetáculo que o "Senhor dos Anéis" nos vai oferecer: este ano, o hemisfério norte de Saturno está inclinado em nossa direção, uma inclinação que …

A "Capela Sistina" está a chegar aos EUA (e vai ser possível ver de perto os frescos de Michelangelo)

A famosa Capela Sistina de Michelangelo está a chegar a várias cidades dos Estados Unidos, graças a reproduções de alta resolução, quase em escala real, dos famosos quadros do artista. Michelangelo’s Sistine Chapel: The Exhibition é …

Há uma nova Barbie inspirada na cientista que criou uma das vacinas contra a covid-19. Mas não é a única

Sarah Gilbert, uma das cientistas que desenvolveu a vacina britânica contra a covid-19, juntou-se a Beyoncé, Marilyn Monroe e Eleanor Roosevelt — há uma Barbie que foi inspirada em si. Sarah Gilbert, professora da Universidade de …

Bangladesh. Trabalhadores retornam às confeções, apesar do recorde de mortes por covid-19

Centenas de milhares de trabalhadores regressaram às confeções em Bangladesh, após o governo permitir a sua reabertura, apesar do elevado número de mortes por covid-19. As autoridades ordenaram o encerramento de fábricas, escritórios, transportes e lojas …

Harry Kane falha jogo do Tottenham contra...o Manchester City

Nuno Espírito Santo ainda não conta com o avançado, que agora decidiu prolongar as suas férias. Foi recordado o caso de Steven Gerrard. Harry Kane estará a forçar a sua saída do Tottenham, clube que representa …

Bill e Melinda Gates oficializam divórcio sem divulgar partilha de bens

Um juiz do Tribunal Superior do condado de King, no estado norte-americano de Washington, assinou na terça-feira o decreto de dissolução do casamento de Bill e Melinda Gates, sem divulgar detalhes sobre como o casal …

Mais do que um robô de duas rodas. A mota Da Vinci DC100 equilibra-se sozinha

A empresa chinesa Da Vinci Dynamics revelou recentemente a DC100, uma mota elétrica com um amplo alcance, muitos recursos e a impressionante capacidade de se auto-equilibrar. O New Atlas escreve que a Da Vinci DC100 é …