/

Impor à força o modelo soviético na Europa “não foi nada bom” (disse Putin)

3

Yuri Kochetkov / EPA

O presidente da Rússia, Vladimir Putin

O presidente da Rússia, Vladimir Putin

O Presidente russo, Vladimir Putin, admitiu esta quinta-feira que a imposição “pela força” do modelo soviético na Europa de Leste após a II Guerra Mundial “não foi nada bom”.

“Depois da II Guerra Mundial tentámos impor o nosso próprio modelo aos países da Europa de Leste e fizemo-lo pela força”, disse o Presidente russo, na entrevista televisiva anual em que responde a questões de cidadãos russos.

“É preciso reconhecê-lo. Não foi nada bom”, acrescentou.

As declarações do Presidente russo foram feitas a poucas semanas do 70.º aniversário da vitória da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) sobre a Alemanha nazi, efeméride que Moscovo vai comemorar a 09 de maio, em cerimónias a que vários dirigentes ocidentais vão faltar devido ao conflito na Ucrânia.

“A escolha de participar nas cerimónias é de cada dirigente político. Alguns não querem vir, admito, e outros não têm autorização dos Estados Unidos, apesar de muitos deles quererem vir”, disse Putin.

O Presidente russo, que no passado considerou bom o pacto germano-soviético de 1939 e classificou o fim da URSS como “a maior tragédia geopolítica do século XX”, criticou no entanto hoje a atitude da União Soviética de Estaline após a II Grande Guerra e acusou os Estados Unidos de tentarem fazer o mesmo actualmente.

“Ainda temos ecos” da política soviética do pós-guerra, disse, acrescentando que “os americanos comportam-se aliás mais ou menos da mesma maneira, tentando impor o seu modelo por todo o mundo, e também vão fracassar”.

/Lusa

3 Comments

  1. “…Nada bom…” porque faltou o caviar e o comunismo não se impõe sem armas e terror das polícias do regime… E a nós que há 40 anos pouco faltou para sermos a Cuba da Europa! Não fosse o PS,PSD,CDS e (as malas) Frank Carlucci (US Embaixador 74~77)…

    • Exponho a minha ignorância não acreditando em coisas santas.
      Que me desculpe . Devia ter sido mais contemporâneo… A cobertura aos russos separatistas pela Rússia na Ucrânia!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.