Impasse histórico durou 15 votações. McCarthy é eleito speaker, mas já está enfraquecido

Flickr

Kevin McCarthy, líder do partido republicano do Congresso

O republicano Kevin McCarthy foi eleito líder da Câmara dos Representantes do Congresso dos Estados Unidos, superando resistências nas fileiras do próprio partido.

Depois de quatro dias de votações, McCarthy conseguiu convencer mais de uma dúzia de conservadores, já depois de à 14.ª tentativa, na noite de sexta-feira, ter falhado a eleição por apenas um voto.

McCarthy teve de ceder a algumas exigências, entre elas o restabelecimento de uma regra de longa data da câmara baixa do Congresso que permitirá a qualquer membro pedir uma votação para o expulsar do cargo, o que pode fazer do republicano um líder já enfraquecido, não só por ter cedido alguns poderes, mas sobretudo pela constante ameaça de ser afastado.

“Estou feliz por ter acabado”, disse McCarthy aos jornalistas, citado pelo The Washington Post. “Como presidente da Câmara [de Representantes], a minha responsabilidade final não é com o meu partido”, disse. “A nossa responsabilidade é com o nosso país”.

As disputas internas dos republicanos pelo cargo de speaker causaram um “impasse sem precedentes na história moderna”, segundo o jornal norte-americano. Com 14 rondas de votação fracassadas, superou a última vez em que tal impasse ocorreu, em 1923.

Eleger um speaker é normalmente uma tarefa fácil para um partido que acaba de ganhar o controlo da maioria. Mas não desta vez: cerca de 200 republicanos foram impedidos por outros 20 colegas que afirmavam que Kevin McCarthy não é suficientemente conservador.

O líder da Câmara dos Representantes é a terceira maior autoridade do país, depois do Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e da vice-Presidente, Kamala Harris, que também preside ao Senado.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.