Ferramenta da Google mostra o impacto das alterações climáticas no Património da Humanidade

Uma nova ferramenta, cujo desenvolvimento contou com a colaboração da Google, recria alguns dos locais considerados Património Mundial da Humanidade, mostrando ainda como é que as alterações climáticas os estão a danificar.

O projeto, apelidado de Heritage on the Edge e apresentado recentemente pela plataforma Arts & Culture da Google, preserva digitalmente estes locais e mostra os riscos que enfrentam, podendo os utilizadores explorar modelos tridimensionais dos mesmos.

Tal como frisa o portal The Newsweek, a ferramenta está disponível para todos através da Internet e à distância de um clique. Os especialistas recorreram a digitalizações, fotocartografia e imagens capturadas por drones para criar os modelos.

Para o projeto, foram selecionados cinco locais considerados Património da Humanidade pela UNESCO: os moais de Rapa Nui, na Ilha de Páscoa (Chile), a cidade-mesquita Bagerhat (Bangladesh), a metrópole de Chan Chan (Peru), a cidade de Kilwa Kisiwani (Tanzânia) e a fortaleza medieval do Castelo de Edimburgo (Escócia).

O site do projeto disponibiliza mais de 50 exposições online, bem como modelos 3D, passeios pelos zonas e entrevistas com especialistas locais. Através do portal, qualquer pessoa pode descobrir como é que o povo de Rapa Nui está a utilizar a tecnologia para proteger a sua cultura, bem como o custo económico necessário para salvar Bagerhat.

“Acima de todo, este projeto é um apelo à ação“, disse Toshiyuki Kono, presidente do Conselho Internacional de Monumentos e Locais. “Os efeitos das mudanças climáticas na nossa herança cultural refletem impactos mais amplos no nosso planeta e exigem uma resposta forte e significativa”, continuou.

O projeto mostra ainda os perigos que cada um destes locais enfrenta face às alterações climáticas. Por exemplo, os moais da Ilha de Páscoa, construídos entre o século X e XVI podem, no futuro, ser destruídos pela subida das águas do mar.

“O Heritage on the Edge recolhe histórias de perda, mas também de esperança e resiliência (…) [Estes modelos] recordam-nos que toda a nossa herança cultural, incluindo estes locais emblemáticos do Património Mundial, são mais do que destinos turísticos. São lugares de grande significado nacional, espiritual e cultural”.

ZAP //

 

 

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

BCP prevê saída de mais de 800 trabalhadores e admite despedimento coletivo

O presidente do BCP disse esta segunda-feira que deverão sair do banco mais de 800 trabalhadores, abaixo da meta inicial de 1.000, mas que depende dos funcionários que aceitarem rescindir e mantém a possibilidade de …

Jogos Olímpicos. Ouro e prata para atletas de...13 anos

Pódio muito jovem na estreia do skate feminino. A espreitar o pódio ficou uma norte-americana com quase o triplo da idade. O skate está a "viver" os seus primeiros dias na história dos Jogos Olímpicos. Inserido …

SEF e PSP reforçam fiscalização às regras aplicáveis nas viagens de avião

O SEF e a PSP reforçaram a fiscalização nos aeroportos às regras do tráfego aéreo devido às variantes de covid-19 e ao aumento do número de voos previsto para as próximas semanas, segundo um despacho …

Ramalho Eanes defende que Otelo "tem direito a lugar de proeminência" na História

O ex-presidente da República Ramalho Eanes defendeu esta segunda-feira que Otelo Saraiva de Carvalho, falecido no domingo, tem direito a um "lugar de proeminência histórica", apesar "da autoria" do que considerou "desvios políticos perversos, de …

Hidilyn Diaz dá primeira medalha de ouro de sempre às Filipinas

A filipina Hidilyn Diaz deu esta segunda-feira a primeira medalha de ouro de sempre ao seu país em Jogos Olímpicos, ao conquistar a categoria de -55 kg de halterofilismo em Tóquio2020. Depois de ter sido segunda …

Londres e Paris assinam acordo de segurança marítima para o Canal da Mancha

Os governos britânico e francês assinaram esta segunda-feira um tratado de cooperação em segurança marítima em caso de ameaças, como ataques a navios que operam no Canal da Mancha. O Governo do Reino Unido explicou, em …

Estudantes ingleses deverão estar vacinados contra a covid-19 para assistir a aulas nas universidades

Governo britânico estará a considerar a obrigatoriedade de apresentação de certificado de vacinação contra a covid-19 nas salas de aula, auditórios e residências das universidades, não estando previstas na medida alternativas como um teste negativo …

Mali. Morreu o homem suspeito de tentar matar Presidente interino

O governo do Mali anunciou a morte do homem acusado de tentativa de homicídio do Presidente de transição do Mali, coronel Assimi Goita, sob detenção dos serviços de segurança malianos. "Durante as investigações, o estado …

Pré-candidato à presidência da Nicarágua é detido a mando do governo. É já o sétimo

Legislação do país impede que os indivíduos que se encontrem a ser investigados ou detidos concorram a cargos públicos. Daniel Ortega está na liderança do país desde 2007, promovendo ao longo dos anos diversas estratégias …

Bruxelas propõe alívio das regras para slots das companhias aéreas até 2022

A Comissão Europeia propôs esta segunda-feira prolongar, até março de 2022, o alívio das regras da União Europeia (UE) para faixas horárias de descolagem e aterragem das companhias aéreas, devido aos efeitos ainda visíveis da …