/

Há mesmo relação entre imigração e insegurança. O outro lado da história

5

Rodrigo Antunes / LUSA

Pedro Passos Coelho

Portugal está a “borrifar-se” para os imigrantes. Entre o “isto não se pode dizer” e “não é isso que está em discussão”.

Pedro Passos Coelho lançou a confusão sobre imigração vs. insegurança.

Em plena campanha eleitoral, o antigo primeiro-ministro atirou a frase polémica: “Precisamos de ter um país aberto à imigração mas, cuidado, que precisamos também de ter um país seguro”.

Rapidamente se acumularam as críticas, baseadas numa pergunta: essa conclusão baseia-se no quê?

Há algum relatório, alguma estatística, que coloca lado a lado a imigração e a criminalidade em Portugal? Não.

Pelo contrário: ao longo dos últimos anos a imigração aumentou em Portugal e, ao mesmo tempo, a criminalidade violenta e grave diminuiu. No final de 2022, dos 12 mil reclusos em prisões portuguesas, pouco menos de 2 mil eram imigrantes.

Foram, portanto, declarações “falsas e inúteis”, destacou Pedro Mexia. O comentador político destacou que, logo a seguir à frase já citada aqui, Passos Coelho disse que “as pessoas sentem uma insegurança” – mas um “sentimento não é um facto”, sublinhou Mexia, que avisou que essa associação a sensações é “abrir uma porta muito complicada”.

“A criminalidade não é “o problema número um, cinco ou dez do país“, frisou.

No mesmo programa da SIC Notícias, Ricardo Araújo Pereira foi por este caminho: “Quando a gente recorre ao Instituto Nacional do Dá-me a Sensação, isso é entrar na política de snack-bar”.

João Miguel Tavares apresentou outra perspetiva: “Estas declarações foram primárias. Mas há uma relação entre imigração e insegurança: da parte dos imigrantes. Este é um problema sério do lado dos imigrantes, para os quais o país se está a borrifar“.

Quando foi confrontado pelos colegas de painel – “não é isso que está em discussão” ou “não foi isso que Passos quis dizer” – João Miguel reagiu.

“Parece que não se pode dizer as coisas assim e que não se pode dizer de maneira nenhuma. Mas pode-se. Pode-se discutir. Não vamos dizer que não existe um problema em cima da mesa. Porque existe“, disse João Miguel Tavares.

“Não posso falar do outro lado? Isto que nós estamos a fazer aqui (não querer prolongar o assunto) é aquele eterno ciclo: Passos formulou isto de uma maneira impossível, mas podemos discutir isto de outra maneira? Não”, explicou.

“Porque o que interessa foi a maneira como ele formulou. Sei que temos um tempo limitado (no programa) mas o que estou aqui a denunciar é a maneira como vocês empurram as coisas para que os temas só possam ser discutidos de determinada maneira. É o que estão a fazer aqui”, acrescentou ocomentador.

O moderador Carlos Vaz Marques sugeriu falar sobre os problemas dos imigrantes na emissão seguinte.

E passaram para outro assunto.

ZAP //

5 Comments

  1. Concordo.
    Há uma relação direta entre imigração e insegurança.
    Os Imigrantes têm bons motivos para se sentirem Inseguros, quando ouvem discursos xenófobos. que subreptícia,e injustamente visam apontá-los como causa de todos os males.
    Como se não bastasse, admitirem o absurdo de o mentor do discurso poder vir a ser governo no país onde entregam diariamente o melhor de si, deixa-os MUITO INSEGUROS.
    “Há mesmo relação entre imigração e insegurança”,
    como indica o título do artigo.

    3
    1
  2. Se numa Populacao Prisional de 12000 reclusos, 2 mil desses reclusos, sao reclusos estrangeiros, podemos concluir que 16.66% da Populacao Prisional e estrangeira, ate aqui tudo bem, deixa de estar bem e quando os imigrantes em Portugal representam 7% da Populacao total, resumindo, 7% da Populacao Estrangeira residente em Portugal, devia representar 7% da Populacao Prisional, mas acontece que eles representam 16.66%!!!!!!!, so um CEGO de ESQUERDA nao ve isto!!!!!.

  3. De acordo com a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais, a 31 de dezembro de 2022, dos 12.383 reclusos apenas 1.900 eram imigrantes – 15,3%. Se ler o Correio da Manhã ou assistir aos programas televisivos sobre crimes, verá que a esmagadora maioria dos crimes cometidos em Portugal são cometidos por…portugueses. E mesmo isso não faz de Portugal um país inseguro, pelo menos se comparado com o resto do Mundo.

  4. Se o Passos Coelho esta errado, porque razao os Imigrantes representam CERCA de 8% da Populacao residente em Portugal, e sendo eles 2 mil reclusos, num total de 12 mil, representam CERCA de 16.66% da Populacao prisional?????.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.