/

Imagens de satélite mostram atividade misteriosa de submarino chinês numa base subterrânea

Planet Labs

Novas imagens de satélite divulgadas na sexta-feira passada parecem mostrar um submarino chinês a usar uma base subterrânea na Ilha de Hainan, no Mar do Sul da China.

De acordo com a CNN, a imagem de satélite da empresa norte-americana Planet Labs mostra o que parece ser um submarino de ataque nuclear Type 093 a entrar num túnel para um ancoradouro subterrâneo na Base Naval de Yulin.

Drew Thompson, ex-funcionário do Departamento de Defesa dos Estados Unidos que agora está na Escola de Políticas Públicas Lee Kuan Yew da Universidade Nacional de Singapura, disse que a imagem do submarino é uma ocorrência rara. “É incomum que um satélite comercial apareça na hora certa” num dia sem nuvens, disse.

a base subterrânea chinesa não é assim tão incomum: é assim que Pequim esconde grande parte do seu equipamento militar, de submarinos a sistemas de mísseis baseados no interior. “Os chineses têm uma experiência tremenda na construção de instalações subterrâneas”, disse. “Está de acordo com a sua cultura estratégica.”

As linhas costeiras chinesas recebem atenção especial. “Têm uma noção arraigada da vulnerabilidade aguda do seu litoral a ataques”, disse Thompson.

A base de Yulin, no extremo sul da Ilha de Hainan, quase 470 quilómetros a sudoeste de Hong Kong, é uma das principais instalações da China para proteger os seus recursos navais. Quanto ao submarino, Thompson disse que a sua presença na base não envia nenhum sinal particular sobre a Marinha do Exército de Libertação do Povo.

“O resultado final é que têm uma frota de submarinos grande e crescente que está a melhorar em qualidade”, disse. “São capazes de protegê-lo com instalações subterrâneas.”

Planet Labs

Pelo menos uma vez este ano, a Marinha dos Estados Unidos enviou um dos seus jatos de inteligência e reconhecimento P-8A Poseidon num voo próximo à base de Yulin. “Esse é o trabalho da inteligência naval”, disse Thompson. “Observar um adversário é um esforço diário”.

No entanto, os túneis podem tornar esta tarefa frustrante, disse Carl Schuster, ex-diretor de operações do Centro de Inteligência Conjunto do Comando do Pacífico dos Estados Unidos. “Não há nenhuma evidência de prontidão (do submarino) para combate, tempos de resposta operacional e disponibilidade”, disse. “Os túneis cegam os potenciais oponentes, negando-lhes a capacidade de determinar o estado dos preparativos militares da China, conhecimento crítico para avaliar as intenções e planos da China.”

Quanto ao submarino, se for um Type 093, será um de até seis da frota chinesa, de acordo com a organização sem fins lucrativos Nuclear Threat Initiative. O Type 093 tem três versões e pode ser armado com torpedos e mísseis de cruzeiro.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.