A remota ilha de Tonga está sem Internet (e a culpa é de um navio)

No domingo à noite, os computadores e os telefones começaram a falhar. Um corte no cabo subaquático que leva as comunicações a Tonga terá sido provocado pela âncora de um navio.

O acontecimento afetou a Internet e começou a provocar o caos na ilha do Pacífico, com efeitos em muitos setores de atividade e afetando profundamente o dia-a-dia dos seus habitantes.

Dificuldades nas transferências de dinheiro, nas reservas das companhias aéreas, nas inscrições em universidades, nas ligações por e-mail entre familiares e amigos e nas redes sociais – são alguns exemplos.

Segundo a Reuters, na capital de Tonga, Nuku’alofa, na segunda-feira, foi montada “à pressa” uma antena parabólica para garantir algumas ligações de Internet, mas é muito limitada e lenta. “É como voltar ao começo da Internet. As pessoas têm que esperar horas para terem Internet durante 20 minutos”, disse Sia Adams, porta-voz da polícia de Tonga, ao telefone.

As autoridades foram obrigadas a prolongar o atendimento, num departamento do Estado, porque uma multidão de gente aguardava a sua vez. Pessoas que precisavam de tratar de assuntos tão simples como transferir dinheiro, comprar bilhetes de avião ou, simplesmente conversar.

Eu tenho um hotel e não tenho ideia de quem reservou no Booking.com ou Expedia“, disse Kjell Stave, dono do hotel Mystic Sands no arquipélago de Vava’u, no norte de Tonga. As companhias aéreas também não sabiam se os voos estavam cheios até ao momento em que os passageiros aparecessem.

Mary Lyn Fonua, editora do serviço de notícias online Matangi Tonga, disse à BBC que o que estavam a viver era uma espécie de “acordar para a realidade” e “as pessoas percebem o quanto estão dependentes da Internet“.

Mary Lyn sublinhou que “todos ficaram surpreendidos” por não haver um plano de contingência preparado. “No escritório, temos que esperar 30 minutos para que a nossa caixa de entrada carregue, e depois mais 15 minutos para abrir um e-mail. E não conseguimos enviar uma única resposta até o momento.”

A população de Tonga, de cerca de cem mil pessoas, está espalhada por mais de 30 ilhas. O cabo de Tonga, que une o país a cabos transpacíficos da Internet em Suva, Fiji, foi cortado em dois pontos a dez quilómetros da costa da ilha.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Renault constitui-se assistente em processo contra Carlos Ghosn para "fazer valer os seus direitos"

A fabricante automóvel Renault anunciou na segunda-feira que se constituiu assistente no processo de investigação do seu antigo presidente Carlos Ghosn por abusos de bens sociais e branqueamento. Segundo noticiou a agência Lusa, em comunicado, citado …

Agentes do ex-Benfica Luka Jovic são suspeitos de branqueamento de capitais

Os agentes do antigo jogador do SL Benfica Luka Jovic, Fali Ramadani e Nikola Damjanac, são suspeitos de terem branqueado mais de 10 milhões de euros em Espanha. Os empresários Fali Ramadani e Nikola Damjanac, da …

Túmulos reais do Taj Mahal limpos pela primeira vez em 300 anos para receber Trump

Os túmulos reais do Taj Mahal foram limpos pela primeira vez em 300 anos como parte da preparação da visita do Presidente norte-americano, Donald Trump, à Índia, escreve o portal Newsweek citando média locais. Donald …

Microsoft revela novos detalhes da Xbox Series X

A Microsoft revelou novos detalhes da Xbox Series X, a principal corrente à Playstation 5 e à Nintendo Switch. A consola vai ser equipada com "12 Teraflops" e memória interna SSD. A Microsoft quer apostar forte …

OMS sobre Covid-19: O mundo "simplesmente não está pronto" para enfrentar a epidemia

O especialista que liderou a equipa da Organização Mundial de Saúde (OMS) enviada à China disse hoje que o mundo "simplesmente não está pronto" para enfrentar a epidemia do novo coronavírus. Bruce Aylward, médico canadiano especialista …

Um quinto das florestas australianas arderam devido a seca extrema

Os incêndios recentes "sem precedentes" que destruíram um quinto das florestas australianas estão ligados a uma seca de vários anos, devido às alterações climáticas, segundo um estudo publicado na segunda-feira. Os climatólogos estão, atualmente, a estudar …

Auditorias aos estádios da I Liga devido a casos de racismo começam amanhã

As auditorias aos estádios onde se realizam jogos da I Liga de futebol, motivadas pelos recentes atos de violência e racismo, vão decorrer até março, diz o Ministério da Administração Interna. As auditorias à segurança dos …

Liverpool já tem tantas vitórias como o invencível Arsenal de Wenger

O Liverpool operou esta segunda-feira a reviravolta sobre o West Ham (3-2) e evitou a primeira derrota na Liga inglesa de futebol, repondo a vantagem de 22 pontos para o Manchester City, no jogo que …

Lenine Cunha campeão de triplo e pentatlo em atletismo adaptado

O atleta paralímpico português Lenine Cunha sagrou-se, esta terça-feira, campeão mundial de triplo-salto e pentatlo, em Torun, na Polónia. Ana Filipe venceu a prova de triplo-salto no feminino. Lenine Cunha venceu a medalha de ouro, esta …

Kroos: Não foi fácil "adaptar-nos à falta de 40 ou 50 golos" de Ronaldo

Toni Kroos assumiu que foi difícil para o Real Madrid superar a saída de Cristiano Ronaldo. O alemão realçou a falta dos 40 ou 50 golos marcados pelo português fizeram-se sentir. Em entrevista ao The Athletic, …