A remota ilha de Tonga está sem Internet (e a culpa é de um navio)

No domingo à noite, os computadores e os telefones começaram a falhar. Um corte no cabo subaquático que leva as comunicações a Tonga terá sido provocado pela âncora de um navio.

O acontecimento afetou a Internet e começou a provocar o caos na ilha do Pacífico, com efeitos em muitos setores de atividade e afetando profundamente o dia-a-dia dos seus habitantes.

Dificuldades nas transferências de dinheiro, nas reservas das companhias aéreas, nas inscrições em universidades, nas ligações por e-mail entre familiares e amigos e nas redes sociais – são alguns exemplos.

Segundo a Reuters, na capital de Tonga, Nuku’alofa, na segunda-feira, foi montada “à pressa” uma antena parabólica para garantir algumas ligações de Internet, mas é muito limitada e lenta. “É como voltar ao começo da Internet. As pessoas têm que esperar horas para terem Internet durante 20 minutos”, disse Sia Adams, porta-voz da polícia de Tonga, ao telefone.

As autoridades foram obrigadas a prolongar o atendimento, num departamento do Estado, porque uma multidão de gente aguardava a sua vez. Pessoas que precisavam de tratar de assuntos tão simples como transferir dinheiro, comprar bilhetes de avião ou, simplesmente conversar.

Eu tenho um hotel e não tenho ideia de quem reservou no Booking.com ou Expedia“, disse Kjell Stave, dono do hotel Mystic Sands no arquipélago de Vava’u, no norte de Tonga. As companhias aéreas também não sabiam se os voos estavam cheios até ao momento em que os passageiros aparecessem.

Mary Lyn Fonua, editora do serviço de notícias online Matangi Tonga, disse à BBC que o que estavam a viver era uma espécie de “acordar para a realidade” e “as pessoas percebem o quanto estão dependentes da Internet“.

Mary Lyn sublinhou que “todos ficaram surpreendidos” por não haver um plano de contingência preparado. “No escritório, temos que esperar 30 minutos para que a nossa caixa de entrada carregue, e depois mais 15 minutos para abrir um e-mail. E não conseguimos enviar uma única resposta até o momento.”

A população de Tonga, de cerca de cem mil pessoas, está espalhada por mais de 30 ilhas. O cabo de Tonga, que une o país a cabos transpacíficos da Internet em Suva, Fiji, foi cortado em dois pontos a dez quilómetros da costa da ilha.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Derrocada em Borba. Um ano depois, ainda é uma ferida aberta e problemas continuam

Um ano depois do acidente na pedreira de Borba, o sindicato que representa os trabalhadores garante que os perigos persistem, enquanto a associação Assimagra salienta que foi um caso “isolado” e está a avançar com …

Caracóis estão a ficar amarelos para se adaptarem às alterações climáticas

Nas áreas urbanas, os caracóis estão a ficar com as cascas amarelas para se adaptarem às alterações climáticas. Os cientistas vão agora analisar os padrões das penas dos pássaros, para perceberem se também há uma …

Os terrenos contaminados de Fukushima vão tornar-se num centro de "energia verde"

Fukushima, local que sofreu um dos maiores desastres nuclear do mundo, vai reinventar-se e tornar-se num centro de energia renovável. Depois de ser atingido por um terramoto e um tsunami de 15 metros em 2011, três …

Cientistas identificaram neurónios específicos que mapeiam memórias

Neurocientistas descobriram um aspeto curioso de como a nossa memória funciona: Quando o cérebro precisa de recuperar informação relacionada com um lugar específico, neurónios individuais podem atingir memórias específicas. De acordo com o estudo publicado na …

Grande tempestade de areia pode ter ditado o fim de um império da Mesopotâmia

O Império Acádio da Mesopotâmia entrou em colapso devido a uma enorme tempestade de areia, sugeriu uma nova investigação levada a cabo por cientistas da Universidade de Hokkaido, no Japão. Em comunicado, os especialistas explicam …

Encontrado templo milenar usado em rituais pagãos de veneração da água

O local tem 3.000 anos, onde investigadores encontraram 21 sepulturas, bem como várias peças de cerâmica e anéis de cobre. O templo era usado em rituais pagãos de veneração da água. Uma equipa de arqueólogos encontrou …

Elon Musk diz que inovações da Neuralink vão conseguir curar o autismo

Musk disse que a sua empresa Neuralink iria "solucionar uma série de doenças neurológicas", entre as quais o autismo. Contudo, o autismo não é uma doença relacionada com o cérebro, mas sim uma perturbação do …

"Indivíduos desconhecidos" terão obrigado Marinha a apagar vídeo do incidente do USS Nimitz com um OVNI

Vários membros da Marinha que testemunharam o famoso Incidente do USS Nimitiz, em 2004, disseram que "indivíduos desconhecidos" apareceram depois do acontecimento e obrigaram-nos a apagar as gravações de vídeo. Em novembro de 2004, um porta-aviões …

Coreia do Norte detonou bomba atómica equivalente a 17 "Hiroshimas"

Dados de um satélite japonês revelam que a explosão de um teste nuclear na Coreia do Norte, em 2017, terá sido 17 vezes mais poderosa do que a bomba de Hiroshima. A Coreia do Norte estimou que …

Invenção financiada por Bill Gates pode invisivelmente resolver a malnutrição

Uma invenção financiada por Bill e Melinda Gates pode ser a solução para resolver o problema da malnutrição a nível mundial. O próximo passo é conseguir o apoio dos Governos locais. A malnutrição é um problema …